sábado, 7 de fevereiro de 2009

... o quê é a comida mineira

Quando resolvi fazer o livro de quitandas fui buscar nos livros o quê o senso comum já sabia: porque o conceito de mineiridade começa pela cozinha. Achei na biblioteca da Fafich o livro da Mônica Abdala:

" A comida mineira está relacionada com o que se convencionou chamar hospitalidade mineira, ou a arte de bem receber ritual cotidiano ligado à tradição. Convencionou-se relacionar à identidade mineira: o fogão, a comida e a cozinha.

A associação entre um típico mineiro e a cozinha pode ser percebida na literatura desde o século XIX, através de relatos de viajantes, cartas, crônicas, ensaios, memórias, livros e posteriormente, a partir da década de 1970 por uma sistematização dos estudos da gastronomia e costumes culinários do Estado, dentro de um projeto estadual de preservação da culinária típica mineira.

No entanto, as quitandas não são mencionadas nos relatos dos viajantes do século XIX, talvez porque, infelizmente, nesse período não há relato das mulheres, que na época eram analfabetas. "

Abdala, Mônica Chaves. Receita de mineiridade: a cozinha e a construção da imagem do mineiro. –Uberlândia: Edufu, 1977.

4 comentários:

  1. Figura bem mineira, que está quase desaparecida, é a da quitandeira. Mulher disposta e sabida das coisas boas da nossa mesa, contratada por dia, vinha para fazer as quitandas, ora numa casa, ora em outra, esquentando o forno grande de barro no quintal, gastando dúzias e dúzias de ovos, bem amarelinhos, nos biscoitos, nas broas, nos sequilhos, nas roscas rainhas. Pessoa importante,de respeito. De grande sabedoria. Uma aura de glória cerca essas mulheres de mãos abençoadas: Maria Bonita, Sá Amélia,Jandira.... Tenho delas recordação tão boa, de fartura, de dias felizes e despreocupados, dias de ser criança. E ter fome de pão e tê-la sempre saciada pelo carinho com que o alimento era preparado.Por isso escrevo hoje, para que não se perca o fio da meada e os que me seguirem, desenrolando o novelo das lembranças, sintam o gosto pelas tradições da terra de Minas.

    ResponderExcluir
  2. Ei queridaaa!!!
    adorei o Blog... serei assídua....
    Lindo e de muito bom gosto...
    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite sempre um bom mineiro sempre visita o outro...
    Bom feliz 2010!!!
    Parabens pelo blog que tem bastante trtem da terrinha que tenho muita saudades..
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Receita de mineiridade a cozinha e a construção da imagem do mineiro escrito por Mônica Chaves, nos proporciona a descoberta de muitos fatos interessantes relacionado à cozinha mineira... além de apresentar como se dá a associação entre cozinha e a identidade do mineiro. A leitura nos desperta lembranças dos aromas e sabores dos pratos mineiros através das várias receitas que acompanham o livro.

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: