terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

... o lançamento do Quitandas de Minas

Pois é, comecei aqui postando todo dia uma coisinha sobre o livro Quitandas de Minas, receitas de famílias e histórias que foi lançado oficialmente no dia 25 de outubro de 2008, na Livraria Leitura do Pátio Savassi, em grande estilo.

Vou postar aqui muitas receitas e as histórias que estão no livro, e outras mais.


Mas ainda não contei porque resolvi fazer esse livro, e como toda a pesquisa começou. As histórias recolhidas são coisas da minha infância, mas a ideia de fazer o livro começou assim:

Em Congonhas, todo último domingo do mês de maio, desde 2001 acontece o Festival de Quitandas. Minha prima participa, fazendo bolos, pães e movimentando a casa. A cidade se mobiliza e as quitandeiras da cidade e região entram em alvoroço. O Festival da Quitanda de Congonhas já é há muito tempo um sucesso! Pois bem, num dia de maio de 2005 ou 2006, saindo do trabalho, lá na UFMG, encontro Maria Helena Santos (bibliotecária em todos os sentidos, por quantas vidas tiver) que me diz:

- Cê tá indo pra Congonhas? Então traz de lá, pra mim, o livro das receitas do Festival de Quitandas. Vi na TV e quero o livro, e insistiu: traz pra mim.

Ela foi tão incisiva que, sem resposta, falei que sim, e sai pensativa:
- mas não conheço o livro de quitandas de lá, acho que não tem... Vou fazer!
E botei as mãos na massa, isso é, à obra, e comecei a pesquisa, primeiro em livros nas bibliotecas da UFMG, nas livrarias, depois com as quitandeiras e por fim me debrucei nos cadernos da família, fui registrando histórias, querendo saber mais, de cada receita, como era feito, quando era feito ... e assim foram quase 4 anos de pesquisa.

A foto é do lançamento do livro, eu e Maria Helena, felizes com o resultado final!

Um comentário:

  1. Quando eu a conheci, "Em busca de Cerejas" já estava pronto. E foi por causa daquele livro exemplar e marcante (para mim) que nos tornamos amigas. Seu bolo e seu chá, incomuns, únicos, pic nics e cachoeiras, papos de ajuda, conselhos, companheirismo. Vi, em calhamaços, todo o projeto do "Quitandas de Minas". E o sonho tonrou-se realidade. Você foi amadurecendo e investindo nessa idéia, ao mesmo tempo em que a sua vida pessoal também resolvia melhorar, não é mesmo?
    Estive no Pátio Savassi para o lançamento do seu livro, e foi ótimo tê-la visto tão feliz, por todas as dádivas que você têm colhido.
    Você, os livros, sua história: SUCESSO. Resume-se assim.
    Beijos! Cláudia

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: