segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

na CBN São Paulo...

Em julho de 2008, quando já estava com o Quitandas de Minas, receitas de família e histórias saindo do forno, quer dizer, da editora, escutei um papo sobre quitandas e quitutes no boletim Turismo e Gastronomia na CBN no programa ancorado por Carlos Alberto Sardenberg. Havia uma informação que diferia das definições que usamos aqui em Minas. Então cheguei em casa e passei um e-mail explicando as diferenças. Rapidinho fizeram contato e isso virou matéria no blog das duas editoras do boletim. Olha ai o que saiu. O link completo está aqui: http://vejasaopaulo.abril.com.br/red/blogs/omelhordobrasil/2008_07_01_arquivo.shtml

Quinta-feira, 31 de Julho de 2008

Mais sobre as quitandas

A ouvinte Rosaly Senra (*) enviou uma mensagem para o âncora da CBN Carlos Alberto Sardenberg depois de ouvir o boletim de hoje sobre as quitandas mineiras. Ela irá lançar um livro sobre o assunto na próxima Bienal do Livro de São Paulo, que começa no dia 14 de agosto. A obra se chama Quitandas de Minas Gerais: receitas de família e história e vai ser publicada pela Editora Autêntica.

Gostariamos de agradecer a Rosaly e complementar as informações do boletim com outras que ela nos enviou:

“Quitanda é uma palavrado dialeto quimbundo. Kitanda significa o tabuleiro em que se expõem as mercadorias diversas (gêneros alimentícios) de vendedores ambulantes ou em feiras livres. No interior do Brasil é também o pequeno estabelecimento comercial onde se vendem ovos, frutas, verduras, cereais, materiais de limpeza e pequenos objetos da lida doméstica.

Em Minas, além da definição acima, aplicou-se às comedorias ligeiras, em sua maioria de origem africana, mas desenvolvidas pelo gênio culinário das pretas velhas em colaboração com as sinhás-donas. Na cozinha mineira quer dizer tudo aquilo que é servido com o café, exceto o pão: bolos, fatias, biscoitos, sequilhos, broas, sonhos ou aquela sobremesa especial, feita por produtos vindo dos quintais: o doce de leite, a goiabada com queijo, ou a compota de fruta que se oferece após o almoço. Já os quitutes são os pratos de almoço, elaborados com sal: tutu de feijão, lombo com tropeiro, frango ao molho pardo, frango com quiabo, tropeiro...."

(*) Rosaly é autora do livro Em busca de cerejas, nas trilhas do Santiago de Compostela, publicado em 2004, também pela Editora Autêntica. É bibliotecária, jornalista, radialista e trabalha na rádio UFMG Educativa, de Belo Horizonte, onde apresenta o programa Universo Literário.

Marcadores: , , ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: