quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Creme de cenouras

A cenoura é uma hortaliça da família Apiaceae, do grupo das raízes tuberosas, originária do Afeganistão e, se alastrou fácil pela Europa e Ásia. Apresenta uma textura macia e paladar agradável. Podemos comê-la crua, ao natural ou como parte de saladas. Pode ser processada (mini-cenouras, picles, cubos, ralada, em rodelas) ou aproveitada na forma de seleta de legumes, alimentos infantis, sopas, sucos, bolos, cremes, purês, suflês, doces, assada, refogada, como a imaginação do cozinheiro permitir.

A parte folhosa quase nunca é comida, mas é sim comestível e muito saudável.


A safra da cenoura é longa: de julho a janeiro e ela é tão nutritiva que se recomenda que faça parte do cardápio, pelo menos três vezes por semana.

Na hora da compra, devem-se escolher cenouras lisas, firmes, com cor uniforme e sem irregularidades ou rugas. “Dona” cenoura se conserva por longo tempo e, em geladeira, pode permanecer em boas condições por 1 a 2 semanas, se guardada sem as folhas.

Recomenda-se não descascar as cenouras na hora do preparo. Basta raspar, ou passar uma escovinha com força. No cozimento, é preferível deixá-la crocante, para que ela não perca o sabor e os nutrientes.Uma recomendação dos nutricionistas é que em sucos, de evitar prepará-la com frutas cítricas (laranja, limão e tangerina) porque o ácido dessas frutas, destrói a vitamina A da cenoura.

Creme de Cenoura


1 xícara de cenouras cozidas
1/2 de xícara de creme de leite sem soro
2 xícaras de caldo de carne
1 colher (chá) de manteiga
1/4 de xícara de cheiro verde
1 colher (café) de noz-moscada
1 dente de alho.

Cozinhe e amasse as cenouras. Numa panela, doure o alho na manteiga. Junte o caldo de carne (ou legumes) e misture as cenouras e a noz-moscada. Deixe ferver um pouquinho. Quando ferver, desligue o fogo, acrescente o creme de leite, e salpique com o cheiro verde, misturando bem. Salpique queijo ralado e sirva acompanhando arroz branco.

Um comentário:

  1. Sabe que vc me lembrou de 1 desenho do Discovery Kids que sumiu. O menino comia purê de cenoura, para ficar fortão... Uma versão moderna do popeye da nossa epoca.

    Eu via, pensava vou inventar uma dessa. E não que você fez... Deve ficar muito bom com carne moida arroz e feijao + zoiao de gema mole (eu meus ovos).... Bj Pri

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: