quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Biscoito de Nata da Vanja


A Vanja é minha amiga de Ouro Preto já faz um tempão. Enquanto fazia seu doutorado na UFMG passou uns tempos meio que morando na minha casa. Vinha uns dias na semana, dormia aqui, voltava pra Ouro Preto: trabalhava na UFOP e ainda dava conta da casa, dos filhos e do marido. A considero uma figura especial, super batalhadora.

Naquela época, eu acabara de lançar o Em busca de Cerejas, nas trilhas de Santiago de Compostela. A gente conversava muito e ela insistia para eu escrever um outro livro. Seria um romance bastante feminino, muito cômico, pelas características dos personagens envolvidos e das cenas propriamente ditas - esse nunca saiu, apesar de ter muito material guardado. Não sei se vai sair, mas pode ser. Sempre que a gente encontra, a Vanja me pede pra ler os rascunhos...


Meu segundo livro acabou virando o Quitandas de Minas, receitas de família e história, que deu origem a esse blog. E a Vanja fez questão de participar me emprestando vários de seus livros e cadernos de receitas. Esse biscoito de nata estava em um desses cadernos e é bem simples de fazer.

Biscoito de nata, da Vanja

800 g de maisena
1 lata de leite condensado
1 copo de nata
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 ou 3 ovos
Para fazer é bem simples:
Misturar todos os ingredientes, cuidadando de colocar a maisena aos poucos até o ponto de enrolar. Enrolados, colocar num tabuleiro untado e levar para assar em forno moderado. A recomendação é que não deve deixar corar.
Valeu Vanja!!


--------------------------------

4 comentários:

  1. Oi, Rosaly. Seu blog é uma delícia. Dá uma fome e uma vontade de correr pra Minas, adoro as serras, os vales e os casarões mineiros. Virei mais vezes por aqui. Beijos e maravilhas em 2010.
    Claudio Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Rosaly que lindo!!!!! Apesar de estar em um ambimente virtual consigo sentir o aroma e ouvir as conversas vindas das cozinhas... vou, com certeza, virar freguesa desse blog! Parabéns.
    Viviane Veloso

    ResponderExcluir
  3. Poxa, que delícia...seu blog me faz viajar no tempo em que minha vó era viva e fazia todas essas coisas gostosas. Ela era mineira da cidade de Bambuí...hoje eu moro em Manaus e sinto muitas saudades de todos de Minas e também de todas essas quitandas gostosas que só os mineiros sabem fazer...Bjs Parabéns pelo Blog..Anapaula Barros

    ResponderExcluir
  4. Volte sempre Ana paula... a mineirice tá toda aqui. ;-)

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: