domingo, 13 de dezembro de 2009

Do leite à nata

Então... desde sempre, o leite é o primeiro alimento dos mamíferos. É interessante observar a variedade e as possibilidades gastronômicas a partir desse versátil alimento. Usado de três maneiras diferentes: como bebida pronta, como matéria-prima de outras iguarias e como ingrediente de inúmeras outras preparações, na culinária mineira, o leite fez e faz história.

Ao longo dos tempos, a busca para conservação e aproveitamento do leite fez surgir inúmeros produtos que se estabeleceram como categorias próprias: a coalhada, a manteiga, queijo, o iogurte.

O primeiro método de conservação do leite foi a acidificação, que deu origem à conhecida coalhada, precursora dos iogurtes. Mais tarde, vieram os cremes e a manteiga. Em seguida, a produção do leite concentrado e do leite condensado.

A manteiga nada mais é do que a gordura que se forma à superfície do leite obtido pela separação mecânica da nata do leite. No leite fresco em repouso, a porção gorda, mais leve que a água, forma uma camada de nata à superfície, o que equivale a 30% da gordura do leite. Da nata faz-se também o creme chantilli, misturando açúcar e batendo bastante.

Industrialmente a nata é extraída por centrifugação e depois tratada termicamente para se conservar mais tempo. Rica em proteínas e gorduras, a nata separada preserva alguns nutrientes do leite, como cálcio e vitaminas A e D, fundamentais na formação dos ossos, transporte de oxigênio no sangue e até na cicatrização, além de sais minerais. .
----------------------

2 comentários:

  1. Rosaly,eu sou do tempo que se batia manteiga na garrafa. Leite gordo até quase a boca da garrafa bem fechada e minha tia ia sacudindo, sacudindo e andando pela casa, feito alma penada até os grumos da manteiga irem se juntando.Depois ela despejava numa tijela e ia colocando água e lavando a manteiga até sair todo o soro.Punha sal e ficava uma delícia.

    ResponderExcluir
  2. é isso Cintia, tambpem vi muita manteiga ser feita assim... numa tigelinha só para ela, uma tigela até bem feiinha, mas que não atrapalhava em cada a qualidade e o gosto da manteiga.. E a gente, criança, ficava provando pra ver se estava bom de sal...

    agora esses leites de caixinha.. parece água, não é?

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: