segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A primavera

Hoje é o dia da árvore!!!
Quando setembro chega, a primavera se anuncia ... a delícia é chegar ao quintal da casa da minha avó e sentir todos os cheiros das flores e das árvores.

Semana passada, por cada pedacinho que ia entrando, um cheiro diferente me saudava: no jardim, a magnólia perfumava toda a rua; entrando no quintal, as orquídeas, que mesmo sem cheiro, enfeitavam tudo, outros cheiros iam se alternando no meu olfato.

É interessante essa época: os passarinhos se assanham, os miquinhos pulam de galho em galho, as maritacas que voam em bando, os sabiás ensaiam os primeiros cantos, as galinhas surgem com mais ninhadas de garnizés, que a minha tia diz serem galinhas só de enfeite, já que pequenos, não são nada produtivos. (com a nova ninhada já são mais de 24 garnizés- ela já perdeu a conta)

Nesse quintal também tem uma jabuticabeira, que esse ano esteve meio maluca: embora cheia, tinha pretinhas em todos os estágios, desde flor (que perfumava tudo) até algumas já meio passadas, que fazia a festa e alimentava os micos e os passarinhos.

E claro que nessa época tão alegre e convidativa, eu não fiquei parada.
----------------
Volto te contando mais sobre a jabuticaba e mostro as delícias que fiz...


Um comentário:

  1. Estou vendo a sua jabuticabeira e comendo as minhas jabuticabas.Que delícia!
    Os antigos diziam que para não entupir é só comer 4 cascas junto com os caroços.
    É uma fruta que faz a gente voltar a ser criança de novo. Minha avó, com mais de 90 anos disputava com as crianças as jabuticabas maiores da tijela. E no pé então , nem é bom falar. Fazemos mais algazarra que os passarinhos.
    Felizes somos nós que ainda temos uma jabuticabeira. Se não podemos distribuir as frutas,encher os olhos também é uma forma de repartir o pão.Adorei ver sua jabuticabeira.

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: