sábado, 19 de setembro de 2009

Sopa fria de morango

O morango merece um pouco mais. Andei achando mais informações nos livros que tenho em casa:

- fiquei sabendo que os romanos a usavam para aliviar todos os sintomas de dor, desde a mais simples dor de dente até gastrites severas. Essa danadinha é capaz de contribuir para a regeneração da flora intestinal.

- porque é vermelha, é rica em antioxidantes e tem o ácido elágico um fitoquímico que destói as toxinas da fumaça do cigarro e da poluição da cidade grande. Então ele é aliado principalmente dos fumantes e também para quem fica muito exposto à poluição das grandes cidades.

E para quem anda estressado, da-lhe morangos, porque sendo rico em antocianina, mantem o humor e a calma em alta.

- também é uma aliado contra o envelhecimento, porque é fonte de polifenóis, que auxilia na produção de colágenos e mantem a elasticidade da pele e previne as rugas. Pode ser usado inclusive para máscaras de beleza! Deliciosa informação, não é?

Então, já que o morango é assim tão nutritivo e saboroso, uma receita simples de uma "sopa" bem refrescante. Copiei de um livro da Nestlé, mas confesso que nunca experimentei. Ela deve ser deliciosa. Na foto, tem cara de gazpacho, uma sopa fria, de tradição espanhola feita de tomates e pepino.


Sopa fria de morangos e sorvete.

1 lata de creme de leite

1 xícara de açúcar

200 ml de iogurte

1 kg de morangos

2 xícaras de vinho branco

½ xícara (chá) de açúcar e hortelã para decorar

Começa fazendo o sorvete:batendo no liquidificador o creme de leite, o iogurte natural e açúcar. Coloca num refratário para gelar e espere por aproximadamente 4 horas, até estar na consistência de sorvete. Essa é a primeira parte.

Depois, cozinhar os morangos com o vinho e o açúcar, até que estejam macios. Quando estiver cozido, bater no liquidificador e também levar à geladeira. Na hora de servir, colocar a "sopa", uma ou duas bolas de sorvete e decorar com hortelã. Como sobremesa, deve ser uma delícia mesmo.

Se você não quer fazer o sorvete, compre-o pronto e faça somente a sopa de morango, que é facílima, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: