terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mousse de Morango

O Morango é uma pseudofruta pra lá de sedutora. É ótima em sucos e combina muito bem com cremes, sorvetes. Achei essa receita num caderno antigo da minha tia e deixo aqui para você.




Na Bahia, ou até mesmo no norte de Minas, encontro fácil a farinha de tapioca, mas em Congonhas, na minha infância, acho que não tinha não. Pode ser que essa receita tenha sido passada por um namorado cearense da minha tia, pode ser... Sei que só de pensar, já dá pra perceber que é uma sobremesa deliciosa. Se você fizer, me avise.



A tapioca é uma iguaria tipicamente brasileira, desenvolvida pelos primeiros habitantes desse nosso Brasil varonil, delícia feita a partir do amido ou fécula da mandioca. A Tapioca é prima irmã-gêmea do polvilho doce.

Segue a receita:

Mousse de Morango (com farinha de tapioca)


2 xícaras de leite desnatado
1 xícara de farinha de tapioca
1/4 xícara de açúcar cristal
2 gemas
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
2 claras em neve
100g de morangos picados

Misturar numa panela o leite, a farinha de tapioca e o açúcar. Deixar descansar um pouco. Juntar as gemas e levar ao fogo até levantar fervura, mexendo sempre. Quando tiver engrossado um pouco, adicionar a baunilha. Separadamente bater as claras até ficarem firme. Misturar ao creme ainda quente. Num pirex, fazer camadas de creme e de morango, alternado. Reserve alguns morangos para enfeitar. A última camada deve ser de tapioca, enfeitado com os morangos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: