quinta-feira, 30 de julho de 2009

Mandioca, polvilho... Pão de queijo

Nas palavras de Mônica Chave Abdala, em seu livro Receita de mineiridade: "a cozinha e a construção da imagem do mineiro, o pão de queijo deve ter sido "inventado" por volta do século XIX, quando houve a expansão da criação de gado e a abundância do leite. Portanto o pão de queijo é uma tradição relativamente recente. Há variação de receitas de todos os quitutes, cada cozinheira adapta ao seu jeito. Tradição e inovação são as marcas de Minas."

O nosso famoso pão de queijo, então, tem também como base a mandioca que já era abundante e nativa e a partir do crescimento das fazendas que abasteciam as regiões de mineração do estado.

Essa foto foi feita na Padaria Central, da cidade de Diamantina, onde cubr o 41. Festival de Inverno da UFMG

Pão de queijo colonial

  • 1 kg de polvilho azedo
  • 1 copo de óleo
  • 1 copo de água
  • 1 colher (café) de sal
  • 4 ovos
  • 1 prato raso de queijo tipo colonial (ou meia-cura)
  • 1 copo de leite

Modo de fazer:

Bater aos poucos o polvilho no liquidificador e colocar numa bacia. Ferver o óleo, a água e o sal e derramar sobre o polvilho mexendo com uma colher para escaldar. Esperar esfriar um pouco e esfarelar bem a mistura. Adicionar os ovos inteiros e o leite (se precisar acrescente um pouco mais de leite, mas cuide para não deixar passar do ponto). Por último misturar o queijo ralado no ralo grosso na massa. Fazer as bolinhas para assar em forno previamente aquecido.

Essa receita está na página 96 do Quitandas de Minas, receitas de família e histórias,
mas lá te outras nove diferentes para você conferir.

3 comentários:

  1. Veja se tem sentido colocar o polvilho no liquidificador e bater. Vai voar pó prá todo lado. A pessoa pega uma receita na net, copia e cola e nem se dá ao luxo de lê-la, antes de passar para os outros.

    ResponderExcluir
  2. aviso: Para a receita acima, usar liquidificador com TAMPA. Bater o polvilho no liquidificador é para dar uma consistência mais fina. Se quiser a massa empelotadinha, não precisa bater, basta "escaldar o polvilho e dar prossegimento à receita. Receitas são quase como escova de dente, cada pessoa tem a sua. ;-))

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: