domingo, 19 de julho de 2009

V Festival Bem Temperado de Igarapé

Esse fim de semana, conforme já havia anunciado, fui a convite da organização, para o Igarapé Bem temperado, o V Festival de Culinária na vizinha cidade de Igarapé, que apesar de bem pertinho, fica somente a 35 km de BH, eu não conhecia.

Bem temperado é o nome do festival e não poderia mesmo ser outro. Que delícia tudo! Muitas barracas com as mais saborosas receitas preparadas pelas mestras da
cidade: quitutes, pratos especiais, quitandas, doces.


Às margens da rodovia BR381 - Fernão Dias, Igarapé (palavra do tupi-guarani, que significa caminho da canoa) surgiu por volta de 1710, a partir das andanças dos bandeirantes paulistas em busca do ouro das minas e posteriormente da agropecuária, já que a região mineradora necessitava abastecimento. Com isso, muitas fazendas surgiram na região, produzindo a matéria prima para a boa e autentica culinária mineira.


Na programação do V Festival - Igarapé Bem Temperado: palestra com a pesquisadora Maria da Graça Mourão; aula de culinária com a chef Telma Lara; workshop com José Roberto Gonzales e lançamento do Quitandas de Minas, receitas de famíla e história no sábado.


E como Igarapé não nega a boa receptividade mineira, acabei dormindo lá no delicioso Hotel Fazenda Igarapés, super bem recebida pela família de Magna e Raimundo, os simpáticos proprietários, que ainda dentro da programação do Festival de Culinária promovem no próximo fim de semana, (dias 24 a 26 de julho) uma super festa junina, ops, julina. Vale a pena conferir!!


O buffet do Hotel Fazenda Igarapé é tudo de bom em se falando da boa e tradicional cozinha mineira. Indo lá, peça o já famoso o mané taioba, recém-criado!!!

2 comentários:

  1. Que evento!! Que delicioso!!!
    Muito prazer em lhe assistir neste evento...rsrsrs
    Lembrarei para sempre com carinho aqueles maravilhosos momentos...
    Beijos.
    Grazi (sua assistente por um dia...hehe)

    ResponderExcluir
  2. sou natural de igarapé cresci ai na roça do turibio de baixo da fazenda veterinária eu vivi no paraíso na minha infância minha vó minha mãe e minhas tias juntavam aos fins de semana para fazer quitandas no fim de semana fasiam para semana toda eu adorava.
    hoje ja com 35 anos meus filhos nen veen isto mais, mais minha esposa ate gosta de faser essas quitandas mas nao sabe direito ela veio da cidade e nao aprendeu mas adora, eu queria comprar um livro desse bem temperado obrig.........
    ah eu me cinto falando com minhas tias temho muito carinho com voces tchau.
    email. wilsonfreitas@gmail.com

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: