quarta-feira, 15 de julho de 2009

mais sobre a mandioca


Continuo falando da mandioca...

Já disse que a mandioca é versátil, mas cada dia descubro outras tantas propriedades dessa raíz maravilhosa, que alimenta em todas as suas versões e pode até matar, por ser tóxica.


Há dois grandes grupos de mandioca: a mandioca-mansa doce e a mandioca-amarga ou brava. Essa divisão se baseia na qualidade de ácido cianídrico (uma substância venenosa) que cada variedade contém.

A mandioca-doce, também conhecida como aipim ou macaxeira, não é tóxica, sendo portanto comestível.

A mandioca-brava, é tão tóxica que sem o tratamento adequado para eliminar o veneno, pode até matar. De qualquer maneira, as duas variedades podem ser aproveitadas em forma de farinha e goma, como o polvilho e a tapioca.

Por baixo da casca rugosa da mandioca (que sai com facilidade) há uma outra película, mais resistente e por baixo desta, fica o miolo, que é a parte comestível. No centro do miolo há uma parte dura, que lembra o pavio de uma vela.

Vassourinha: Pequena e fina, com miolo bem branco. Cozinha rápido e por igual.

Amarela ou gema:

Tem casca carnosa e miolo amarelado, que fica mais escuro quando cozida. Também cozinha rápido.

Cuvelinha:

Fácil de ser cultivada, é uma das variedades mais apreciadas.

Manteiga:

Pequena e bastante tenra, tem sabor muito agradável.

Antes de comprar a mandioca, corte um pedaço para ver como está o miolo. Ele tem que apresentar uma cor uniforme, sendo todo branco ou todo amarelo, conforme a variedade. Não compre mandioca que tenham manchas escuras na ponta ou no miolo. A polpa deve ser um pouco úmida e a casca tem que se soltar com facilidade.

A mandioca se estraga com muita facilidade. O ideal é consumi-la logo após a compra. Mesmo quando as raízes estão inteiras, não se deve guardar a mandioca por mais de dois dias.

Descascada e partida, conserva-se um pouco mais, desde que colocada na geladeira, numa vasília cheia de água. A única maneira de conservá-la por meses é colocá-la no congelador. Embrulhe a mandioca crua e descascada em saco plástico, antes de guardá-la.


5 comentários:

  1. Eu nunca me canso de ler sobre a mandioca, acho um dos nossos mais ricos ingredentes. Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol...
    estou só omeçando a falar da mandioca. Ela é mesmo riquíssima. Volte que vc verá outras coisas.. bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber sobre a mandioca. Seu blog é agradável e "limpo".

    ACAS

    -1 kg de mandioca,
    -1 lata de atum sólido (ou filé de trilha frita)
    -2 ovos
    salsinha a gosto
    cebola a gosto
    sal a gosto
    alho picado
    fermento em pó
    Cozinha a mandioca, passe-a por espremedor.
    Fazer uma bola com a massa, acresentar um ovo e uma colher de chá de fermento em pó e amassar; acrescentar o atum sólido (ou filés fritos e desfiados de trilha)
    Acrescentar outro ovo, corrigir o sal,incluir a cebola fatiada miúda, alho picado e salsinha. Amassar e mistuar bem. Cobrir com pano úmido e deixar descansar por meia hora.
    Cortar nacos da massa com uma colher de sopa bem cheia e modelar na mão, fritando-os um a um em óleo quente.Rende de 25 a 40 bolinhos.

    ResponderExcluir
  4. bacana, Antonio Carlos! Esses bolinhos devem ser preciosos! valeu! Abraços,

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: