sábado, 18 de julho de 2009

A lenda da Mandioca

A lenda da mandioca

Há muito tempo, numa tribo tupi, nasceu uma indiazinha bela e delicada. Todos a amavam. Não só amavam, adoravam mesmo. Seu nome era Mani e ela era diferente das outras crianças da tribo. Tinha a pele muito clara, longos cabelos e sempre um sorriso no rosto. Comia pouco e pouco bebia.

Um dia a menina amanheceu doente. Mani parecia esconder um mistério. Uma bela manhã, Mani não se levantou da rede. Toda a tribo se pôs em alvoroço. O Pajé deu ervas e bebidas à menina. Fizeram de tudo para salvá-la. Porém, nem a pajelança, nem os segredos da mata virgem, nem as águas profundas, nem a banha de animais raros, puderam evitar sua morte.

Mani morreu sorrindo.

Os pais a enterraram dentro da própria oca e, como era costume dos índios tupis, regaram sua cova com água, mas também com muitas lágrimas de saudade.

Depois de muitas luas, perceberam que do túmulo de Mani rompia uma plantinha verde e viçosa. A plantinha desconhecida crescia depressa. Mais umas poucas luas, os arbustos tinham caules tão fortes que faziam a terra rachar ao redor.

- Vamos cavar? - comentou a mãe de Mani.

Cavaram um pouco e,os índios viram suas raízes grossas morenas, quase da cor dos curumins. Mas, sob a casquinha marrom, lá estava a polpa branquinha, como a pele de Mani.

- Vamos chamá-la de Mani-oca. E transformaram a planta em alimento, aproveitando para come-la frita, cozida, fazer farinhas, bolos, bebidas, polvilhos, gomas.

Assim ficou conhecida como mani-oca ou mandioca.

 

7 comentários:

  1. Tenho um livro aqui que fala sobre a lenda da manihot, adoro essas histórias, me fascinam. Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. a lenda e muito legal eu gostei muito de la ela é d+

    ResponderExcluir
  3. eu adorei essa historia

    ResponderExcluir
  4. parabenssssssss

    ResponderExcluir
  5. muito boa foi contada com um pouco de animação ficou otima parabens!!

    ResponderExcluir
  6. Vamos apresentar amanhã na escola! - By : Stephany

    ResponderExcluir
  7. você tem uma pipa tão pipa no céu?

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: