segunda-feira, 26 de outubro de 2009

tapioca com geleia de jabuticaba, sim sinhô!


... depois de geleia, licor, bolo, eu já achando que já
tinha aprontado tudo das jabuticabas disponíveis desse ano: as de casa e as ganhadas de presente da Rita da Glória; do Festival da Jabuticaba de Sabará... feito um bom estoque e até poder dar algumas geleias de presente, sai de férias, uma semaninha só, mas suficiente.

na foto: a goma da tapioca, a geleia e as tapiocas. A mais amarelinha é com queijo.

... e fui curtir o sol, o mar e aquele céu dos meus sonhos no Arraial d'Ajuda. E lá, no lugar de sempre, na esquina da Praça S. Brás, que dá de frente para a "Broduei", encontrei o Luciano, que é pernambucano de origem tanto quanto a tapioca, com sua banquinha de tapiocas e aquela calma que lhe é peculiar.

Como sempre comi muitas tapiocas por lá, conversei muito fiado, já que dedos de prosas não pagam impostos, e acabei trazendo pra casa dois litros de tapioca. Sim, a goma da tapioca, branquinha, que como você sabe, é descendente da mandioca. O litro é a medida que usam para vender a goma e trouxe dois: como o Luciano me disse, na medida certa de sal e já molhadinha para fazer a gostosura da maneira mais simples: coloca essa goma peneirada numa frigideira já quente. Espere um pouco e coloque o recheiro que quiser: manteiga, queijo, banana, aveia, mel, leite condensado; tomate, queijo e orégano, se quiser com "sabor de pizza". Ai é só dobrar e servir. Ou comer, com cuidado, porque fica muito quente.


Pois é, tapioca com geleia de jabuticaba. Provei e aprovei!






3 comentários:

  1. Tapioca...ai pegou no meu ponto fraco. Com jabuticaba é inédito pra mim, fiquei aqui a babar no sabor...Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amo tapioca, e jabuticaba então... você está torturando

    ResponderExcluir
  3. Temei com minha vizinha que a goma de tapioca era o mesmo polvilho aki de Minas, mais então são apenas parentes né?
    passa lá no meu blog!
    Bjos!

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: