quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sabará


Outro dia fui passar em Sabará com a Elizinha, minha amiga sabarense, maquiadora e cabelereira de muita celebridade da TV e do cinema nacional.

Sabará fica aqui do lado de BH, bem ali, como gostamos de dizer, apenas 24 km, com estrada beirando o Rio das Velhas. É uma das cidades históricas mais ricas de tradição e mineiridades: hospitalidade as comidas mais típicas ali não faltam. Só pra ter ideia, é lá que acontece o Festival do Ora-pro-nobis, (em maio), o Festival da Jabuticaba (em novembro ou dezembro, dependendo dos caprichos da pretinha), além dos festivais da cachaça, do pastel, do caldo e da banana.



Fundada pelo bandeirante Borba Gato em 1674, que era genro de Fernão Dias, é cortada pelo Rio das Velhas e faz parte do Circuito do Ouro, cresceu e se desenvolveu a partir da cobiça do ouro.



Mineiríssima, Sabará abriga o segundo teatro mais antigo do Brasil, tem várias igrejas e capelas decoradas pelos mestres do barroco e casarões da era colonial bastante preservados. Hoje a economia está baseada ainda na extração do ouro e do ferro e também no artesanato: rendas turca e de bicos, bordados variados são encontrados facilmente.


E foi lá na casa da Marta que encontrei esse fogão da foto. Marta é cozinheira de mão cheia e tem a casa sempre aberta aos vistantes.

No blog do Marcelo Duarte, o curiosíssimo, você fica sabendo que em Sabará podem-se alugar pés de jabuticaba. Olha lá:

http://colunistas.ig.com.br/curioso/2009/09/02/como-alugar-uma-jabuticabeira/


Esse texto é desse ano (02/09/2009) mas para a gente daqui, alugar pés de jabuticaba em Sabará, não é nenhuma novidade. Aliás, é programa da mineirada da região faz tempo!



---------------
Volto com mais da jabuticaba: belas imagens do licor que estou fazendo e todo o passo a passo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: