terça-feira, 13 de outubro de 2009

O licor de jabuticabas - passo a passo

O licor de Jabuticabas passo a passo



Essa receita é a da Lalá do Ademar, Fazenda da Bonança, que fica lá pro lado de Juiz de Fora, Goianá, onde nasceu minha vovó Naná. No caderno da vovó, de onde copiei, a receita estava datada: 1920 e a notação: “muito bom”.


Nessa época minha avó Naná devia estar fazendo seu primeiro ano do curso para se formar professora e, claro, se preparando para casar.


Sei lá, fazendo aqui as contas, com meus botões, ela demorou bem uns 11 anos para se casar com meu avô. De qualquer forma, naquela época, anotar receitas e manter a tradição era mais de moda que hoje. Não havia essa mentalidade de renovar tudo periodicamente. As coisas duravam muito mais e o tempo era outro.

O passo a passo:


- apanhar as jabuticabas no pé mais próximo. Quanto mais maduras estiverem, melhor fica o licor.

- lavar em água abundante
- lavar um pote de vidro de boca larga.



- medir:
1 litro de jabuticabas
1 copo de cachaça ou álcool de cereais
800 g de açúcar
1 litro de água fervendo


Modo de fazer:

- Colocar as jabuticabas no vidro.
- Medir numa balança o açúcar e colocar em cima das jabuticabas
- Colocar o álcool ou cachaça.
- Por último, a água fervente.

Esperar esfriar, tampar e guardar em um lugar escuro e calmo.

(repara nas fotos como fica lindo!!)

Deixar descansar por uns 30 dias ou mais. Ai é só coar ou filtrar em papel filtro ou algodão e engarrafar. (cada pote da foto é uma receita)

118 comentários:

  1. Rosaly,
    fiz faculdade na Federal de JF e uma grande amiga sempre ia a uma fazenda em Goianá...do cunhado dela...pena que não conheci o lugar...
    As receitas de vó são mágicas e mais ainda as de lá de Minas...
    Saudades boas!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Querida que legal! Eu não conhecia fazer a receita assim. Sem contar que totalmente decorativo... Beijao da Pri

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE É UMA BOA FORMA DE FAZER LICOR...

    ResponderExcluir
  4. Eu queria saber se fica mifado em cima mesmo pois eu to achando meu estranho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para evitar o mofo, coloque um ou dois pedaços (limpo, claro) de carvão junto com os ingredientes e tire antes de coar.

      Excluir
  5. Olá Paulo, Retire o mofo com uma colher, com cuidado e coloque, por cima, um pouco mais de cachaça ou álcool de cereal... espero o tempo certo e coe.

    ResponderExcluir
  6. Rosaly, temos 5 pés de jabuticaba no quintal de casa, estão carregadinhas. Já fizemos a geleia, ficou fabulosa. Agora queremos fazer o licor, mas estranhamos o açúcar parado no fundo, é assim mesmo? Não tem que mexer de tempos em tempos? Beijos e continue alimentando o blog, adoramos as receitas e a forma como escreve.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fábio, as jabus têm que estar bem maduras para o licor, viu? E é isso: depois de mexido o açúcar ele acaba ficando mesmo no fundo. Quando você for coar, mexa de novo, mas no tempo de descanso, é melhor deixar como está. Hum... 5 pés de jabus... esse ano ainda não encontrei nenhum... tô ficando com síndrome de abstinência.

    ResponderExcluir
  8. Lenilton Costa02 novembro, 2012

    Rapaz, também sou de Minas lá pas bandas de Araguari trianglo mineiro, terra muito boa, adoro jabuticaba até plantei um no quintal de casa, aqui em Santana de Parnaiba - SP, deixei as jabuticabas deste ano amadurecerem bem e estou partindo para fazer um pouco de licor. No entanto ontem falei com a dona Kimi dona de uma chacara aqui pertinho e ela me disse que para o licor basta colocar as jabuts cobrir de açucar e três pedras de carvão de churrasco, naõ sei se já houviram falar deste maneira, mas vou experimentar das duas receita, o interessante é que o da dona Kimi não coloca nada de alcool, apenas jabu, açucar e carvão, vou fazer hoje das duas forma.
    Parabéns ao criador do blog e todos que comentaram, adorei.
    Forte abraço.
    Lenilton Costa 02/11/2012

    ResponderExcluir
  9. ô Lenilton, depois cê me fala qual ficou melhor... quero aprender variações. ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu é realmente diferente e fica SHOW!!!.... em uma panela de pressão coloco um litro de jabuticaba, meio k de açúcar,um litro de cachaça, uma peq dose de conhaque e mexo muito bem...Fecho a panela e deixo por quatro dias bem quietinha aí passado esse tempo eu abro e mexo bastante para continuar a dísolver o açúcar e trituro todas as jabuticabas com as mãos já bem lavadas e secar e volto a fechar a panela de pressão e esperar mais quatro dias... Passado tbm esse tempo coar em uma peneira bem fina e depois filtrar em um pano bem limpo e engarrafar...Depois é só SABORIAR...receita dada a mim por uma senhra fazendeira de Lorena S.P... bjs

      Excluir
  10. ano passado fiz 15 litros de licor de jabuticaba . presenteei todos os amigos do serviço, exatamente hoje meu marido trouxe uma caixa cheia da fruta, já coloquei para curtir 3 garrafas na pinga. só que a minha receita e só da casca. você coloca dentro de um litro a casca da jabuticaba e deixa curtir por uma semana na pinga a mesma medida da garrafa desejada, depois ferva em um litro de agua 900g de açucar, misture tudo coe e engarrafe. E está pronto, fica uma delicia!

    abraços Mônica, Itajubá MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar fazer essa receita. Obrigado por postar-la.

      Excluir
    2. Ai que bom...já estava ficando sem rumo... na nossa família fazem a calda e acrescentam a essencia obtida, vim confirmar a quantidade de açúcar e encontrei receitas diversificadas...vou calcular aqui e fazer do seu modo...

      Excluir
  11. Rosaly,

    Coloca as jabuticabas inteiras no frasco?
    Na hora de coar, tem de espremer?
    O açucar é refinado mesmo?

    Parabéns pelo blog!

    Abraço,

    Rafael Godoi - Vinhedo/SP

    ResponderExcluir
  12. Rafael,
    -inteiras, sem descascar, sem apertar. Inteiras, só lavadas.
    - não espreme nada: coa, simplesmente
    - uso açúcar cristal. Nunca uso refinado, pra nada.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  13. OI! Quanto tempo que a gente não se escreve...estou LOTADA de jabuticabas por aqui, amanhã tem as novidades no ovos quebrados. Tenho dado muitas aulas e está tudo lá, no site-www.ovosquebrados.com.br. A última é da fuga da lagosta...Vou fazer o licor! Beijo

    ResponderExcluir
  14. Ola Rosaly;

    preparei o licor seguindo suas instruções, mas estou com algumas duvidas:
    coloquei as jabuticabas inteiras a alguns dias sem misturar e queria saber quanto tempo desvo aguardar para retirar a jabuticaba, e se necessario abrir o frasco para mistura o açucar com a jabuticaba pois nao estou notando nenhuma mudança

    ResponderExcluir
  15. olá Dias,
    quanto tempo, vc pergunta. Está lá: 30 dias ou mais. Misturar só na hora de coar, se precisar. abraços,

    ResponderExcluir
  16. Ola Rosaly;

    Eu preparei assim;

    Coloquei as jabuticabas, a pinga, açúcar e água, esperei esfriar, fechei e armazenei em local escuro e calmo(não sei se faz diferença, nunca ouvi falar de jabuticaba com sono e estressada, hehehe! mas dizem que é bom assim.) e esta armazenado dessa forma tem 15 dias, as jabuticabas continuam inteiras, uma parte começou a "estourar" e esta aparecendo tipo um pó preto em cima do açúcar da jabuticaba, pois ainda continua separado as jabuticabas e uma camada amarelada de aguá com açúcar, mas não mexi em nada, estou preocupado de azedar devido o tempo guardado com a jabuticaba inteira. Estou sem saber se devo mexer para misturar o açúcar, virando o pote de cabeça pra baixo, sacudindo, ou espero passar os trinta dias sem fazer nada, só aguardando

    ResponderExcluir
  17. Olá Daybert, você colocou a pinga antes do açúcar, né... essa ordem é importante... Jabus, açúcar, pinga e a água fervente. O lugar calmo é bom pra elas sim... se tá tampado, também não entendi o pó preto... vamos esperar. Na hora de coar, se o açúcar ainda estiver no fundo, mexa com uma colher... Vamos torcer pra dar tudo certo. Em coisas de cozinha é assim mesmo, todas as variáveis estão em jogo: clima, tempo, mão... acidez da fruta... tudo é variável e influi no andamento. Me diga como saiu. tô torcendo!

    ResponderExcluir
  18. Lenilton Costa02 dezembro, 2012

    Ola! Rosaly.

    Conforme publicado em 02/11, preparei os dois potes sendo um com cada processo de fazer o licor de jabuticaba, hoje 30 dias depois dei a primeira olhada, na verdade esqueci deste assunto por isto não olhei antes, mas o resultado visual ambos estão lindos, as jabuticabas como uva passas no alto do liquido e o carvão em cima das jabs, semana que vem vou tirar coar experimentar e divulgar nova nota para vcs, minha expectativa é que o resultado do processo da dona Kimi estaja saboroso e sem alcool e o processo seguindo este blog esteja também saboroso porem alcoolico.
    Até semana que vem abraço a bodos.

    Em tempo:
    Os 30 dias em lugar escuro e calmo.

    Lenilton Costa 02/12/12.

    ResponderExcluir
  19. Ola, por favor me esclareça uma dúvida, fiz o licor conforme sua receita, mas hoje ao coar percebi que estava mto ralo como agua. E assim mesmo??? Andreza

    ResponderExcluir
  20. Sim, é isso mesmo, Andreza. Prove o licor, se ficar muito fraquinho, pode colocar um pouco mais de cachaça, ou o álcool de cereal que você usou. Um abraço,

    ResponderExcluir
  21. Rosaly,
    Tenho uma duvida toda vez q abro a garrafa sai gas,e assim mesmo gostaria de saber se tenho de guardar na geladeira

    ResponderExcluir
  22. Essa receita é muito mais antiga que a geladeira. ...

    ResponderExcluir
  23. Olá Rosaly,
    Fiz hoje o licor, só que mexi depois que coloquei a água, vai dar certo o licor?
    Obrigada
    Lucinei Kremer

    ResponderExcluir
  24. agora deixa descansar, num lugar protegido da luz. Vai ficar bom. ;-)

    ResponderExcluir
  25. Excelentes receitas! Mas, depois de aberta a garrafa para uso, qual o prazo de validade?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. lá em casa não dura uma hora... é tão bom, que acaba imediatamente. Coloque em garrafas menores, mas a duração é como a do vinho,Anônimo.

    ResponderExcluir
  27. fiz o licor ficou muito delicioso notei que qunto mais tempo melhor

    ResponderExcluir
  28. Olá Rosaly, Primeiro, Parabens e obrigado pelas dicas.
    Segundo, Quantas kg ou gramas de Jabuticaba pra dar 1 litro ?
    qual que fica melhor, cachaça ou álcool de cereais? onde encontro esse alcool? quantos ML aproximadamente?
    quando for coar pra colocar em uma garrafa, devo misturar o que esta no pote antes?
    Agradeço

    ResponderExcluir
  29. Olá Clã, gracias pelo comentário. Não sei responder essas coisas exatas de medidas, desculpe, faço muito artesanal, na intuição. Prefiro álcool de cereal, mas se a cachaça é boa, fica ótimo. Isso depende muito do paladar de cada um. O álcool comprei a última vez no mercado central (BH). Antes de coa, sim, misturar bem... (costuma ainda ter açúcar) visível. Sucessos.

    ResponderExcluir
  30. Fiz como você indicou e realmente é muito bom.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  31. Olá Rosaly acabei de ver esta receita achei interessante vou aproveitar as jabuticabas que acabei apanhar p fazer esta delicia ,obrigado pela receita apos 30 dias retorno dizendo se deu certo ok um abraço

    ResponderExcluir
  32. Rosály boa noite, fiz 3 potes, hoje percebi que um deles derramou um pouco, quando abri e mexi o açúcar criou certa efervescência, coei tudo e achei o gosto muito bom. Os outros dois potes formaram um tipo de nata de bolor que fica nadando na parte superior, removi com uma colher e procedi da mesma forma que o primeiro pote. Minha pergunta: tem algo errado naquilo que descrevi? Tem problema se fermentou, é normal? O bolor nao pode prejudicar? É normal formato bolor?

    ResponderExcluir
  33. Anônimo, às vezes acontece o bolor, que deve sim ser retirado. Vc fez correto. Não há problema. O que acontece é o licor ficar um pouco mais ácido, mas não faz mal algum. Coe normalmente. Quando não há bolor o licor fica mais transparente. O melhor, para que não ocorra isso é tampar com um pano e não deixar que as jabuticabas flutuem. Um abraço.

    ResponderExcluir
  34. lorena cardinele16 outubro, 2013

    olá na hora de coar as jabuticabas posso espremer elas...ou eu descarto? se eu espremer na hora de coar fica mais gostoso. obrigado

    ResponderExcluir
  35. Olá Lorena, melhor não espremer. O que tinha de ser processado aconteceu no momento do descanso. É mesmo só coar. O sabor não muda.

    ResponderExcluir
  36. Hoje fiz a receita...mas nao tenho vidro, entao coloquei em outro vasilhame...e daqui um mes posto aqui o resultado...Obrigadooooo

    ResponderExcluir
  37. Olá...depois de tudo posto no vidro tenho que mexer?e nos proximos dias vai ter que mexer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  38. Olá anônimo, pode mexer na hora de fazer. Depois "deixar descansar" é não mexer, né...

    ResponderExcluir
  39. oi eu achei bem interessante a receita pode ser feita em um pote de plastico?

    ResponderExcluir
  40. Anônimo, A orientação é que seja feita em pote de vidro ou louça. Mas fica a seu critério. Depois você conta como ficou!

    ResponderExcluir
  41. Bom dia Rosaly!
    Fiz uma receita e mexi com uma colher depois que de tudo colocado no vidro. O açúcar dissolveu e não ficou no fundo como nas tuas fotos... será que vai ficar doce demais? Abraços e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  42. Não há problema em mexer até dissolver o açúcar. E não vai ficar doce demais se vc usou a medida certa. Espere o tempo de descanso e depois me conte como ficou! :-)

    ResponderExcluir
  43. nao é pouca pinga não 1 copo só ? será que não fica fraca não? gosto bem forte.........??????

    ResponderExcluir
  44. um copo é suficiente. Não é esse copo de cachaça que se transformará no licor. Esse funciona como detonador do processo. Se quando vc for coar estiver fraco, pode colocar mais...

    ResponderExcluir
  45. que maravilhoso esta receita acabei hoje de curtir o licor fiquei surpreso com o sabor e testura do licor parabéns

    ResponderExcluir
  46. :-) que bom! Parabéns a você, Jeferson!

    ResponderExcluir
  47. Querida, fiz a receita e hoje, dia 20 de novembro,cuei e engarrafei... numa parte acrescentei mais pinga para os que gostam que algo mais forte...mas ficou maravilhoso, delicioso... Se vc morasse perto eu iria mandar um golinho pra vc experimentar ahahhaha..Hj [e meu niver , então vou poder brindar com algo artesanal e delicioso!

    ResponderExcluir
  48. vc acertou tudo... é isso mesmo, a gente coloca mais ou menos pinga conforme o paladar... hj é seu níver, ontem foi o meu. Parabéns pra nós, Celina!

    ResponderExcluir
  49. Olá Rosaly, fiz um licor de jabuticaba sem álcool aqui em casa e rendeu bastante. Gostaria de acrescentar álcool em algumas garrafas, é possível? Como faço? Uso álcool de cereais? Qual a proporção? Obrigada!

    ResponderExcluir
  50. Olá Jack, vc pode usar o álcool na proporção da receita. No caso o de cereal é o mais indicado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosaly, esqueci de perguntar quanto tempo devo deixar curtindo após acrescentar o álcool.

      Excluir
  51. Bom dia fiz e ficou ótimo, já é o segundo ano e virou receita de família. Mas, nesse ano mesmo depois de coar e engarrafar parece que continua fermentando, é normal? Toda vez que que abro sai gás. ..

    ResponderExcluir
  52. um fenômeno de excesso de acidez. Essas coisas ocorrem, talvez as jabuticabas não estivessem tão maduras, talvez estivessem com alguma sujeirinha a mais. Coe outra vez, e se continuar, outra. Pode ter virado vinho e não licor... acontece.

    ResponderExcluir
  53. Olá D. Rosaly Senra,fiz o licor conforme a receita do blog,só tenho uma dúvida,se é preciso estourar as jabuticabas,ou coa elas inteiras?

    ResponderExcluir
  54. No caso do licor ,não é preciso estourar as frutas?

    ResponderExcluir
  55. Ismael, não é preciso estourar.. coe e só.

    ResponderExcluir
  56. Oi Rosaly!segui toda a receita e o preparado esta em descanso.Qual e o carvão indicado para evitar o bolor?convêm coloca-lo antes de aparecer ?tampei com um plastico na boca do vidro e rosqueei a tampa para vedar melhor.A dica do pano e para onde?

    ResponderExcluir
  57. Olá anônimo, o carvão é do que você tira do fogão à lenha (essa receita é do tempo em que não havia outro tipo de fogão). As 'surpresas' têm a ver com a maturidade da fruta, o clima, a qualidade dos ingredientes... a dica do pano é para que o processo "respire".

    ResponderExcluir
  58. Olá Rosaly,mais uma dúvida,depois de coado e engarrafado,ja se pode tomar,ou tem que deixar envelhecer como se faz com o vinho?

    ResponderExcluir
  59. ô Ismael, pode tomar, presentear ou guardar... Não precisa envelhecer! Abs,

    ResponderExcluir
  60. Rosaly, fiz o licor em casa com uma receita que não utiliza a água e deixei por 21 dias. Penso eu que a água deixaria o licor com teor alcoólico menor, correto?
    Ele não ficou doce demais. Você até sente o álcool, mas suavemente no fim do gole.

    ResponderExcluir
  61. Olá, meu nome é Jadite. Quanto equivale um copo de cachaça? Seria 200ml aproximadamente? Fica mais cremoso ou fininho o resultado final? Bjosss

    ResponderExcluir
  62. Uso copo de requeijão como medida, aproximadamente 230ml. Sobre o ficar mais líquido ou mais espesso, depende do teor de açúcar da jabuticaba. Isso pode variar. abraços,

    ResponderExcluir
  63. Fiz duas receitas hoje, uma usei álcool de cereal e a outra pinga, na receita que usei álcool de cereal, faltou 300 ml de água pelo vidro ser menor, será que fará muita falta o restante? daqui 30 dias aviso como ficou. Obrigada.

    ResponderExcluir
  64. Fiz duas receitas hoje, na de pinga as medidas deram certo, mas na de álcool de cereal ficou faltando 300 ml de água, será que fará muita diferença? de qualquer forma deixei como está.Daqui 30 dias posto como ficou...Obrigada.

    ResponderExcluir
  65. Vai dar certo, Cristatu. Se ficar um pouco fraca, pode acrescentar um pouco mais da pinga, ou do álcool à mistura. Mas faltar água só indica que terá menos licor. Avise-me como ficou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A geléia e bolo ficaram uma delícia. Obrigada,

      Excluir
    2. Rosaly, fiz 2 receitas do licor e ficou sensacional! Superou as expectativas, não esperava que fosse ficar tão bom. Obrigado.

      Excluir
  66. acabei de fazer 3 vidros/medidas..agora é aguardar e torcer....rsrsrsss....tomei uma vez na casa de um amigo e nunca mais esqueci o delicioso sabor do licor de Jabuticaba,felizmente acabei de alugar uma casa em Foz do Iguaçu e tem um pé maravilhoso...carregado delas....Estou ansioso para ver como ficara...abraços a todos...Att; Adelar

    ResponderExcluir
  67. Olá,faz o licor sem a pinga e sem água,fica uma delícia,é muito forte.

    ResponderExcluir
  68. FICA MUITO BOM JA ESTOU PREPARANDO PELA QUARTA VEZ AS JABUTICABAS PARECEM PASSAS

    ResponderExcluir
  69. bom dia, gostaria de saber porque depois de uns meses o licor muda de cor, de um vermelho vivo para um vermelho escuro

    ResponderExcluir
  70. Olá anônimo, na natureza nada é permanente. Já reparou a cor das folhas das árvores, que vai mudando de cor? Também o tom das flores... tudo muda. é a impermanência ... tudo está constantemente em mudanças, até a cor do licor, do vinho...

    ResponderExcluir
  71. nao vai explodir o vidro nao ?

    ResponderExcluir
  72. Olá anônimo..hahaha depois de tantos comentários, esse seu é o mais hilário!!!. Não consta pólvora na receita, né!! hahahah

    ResponderExcluir
  73. Primeiro quero dizer que achei este seu blog muito simpático! e Rosaly muito atenciosa! As pessoas que fazem suas consultas também trazem as suas contribuições! Tenho consultadas outras receitas mas aqui encontrei mais inspirações que me convenceram! Como eu já faço vinho tinto artesanal em casa. nos dois últimos anos, 100 litros/ano! aprendi em livros e através da internet alguns pequenos detalhes para a elaboração do vinho que podem ser úteis aqui também para a elaboração do licor. Um desses detalhes é transformar o açucar cristal em açucar invertido! porque este último é melhor digerido pelas leveduras presentes nas cascas das frutas resultando em melhor sabor do produto final que é o vinho ou o licor! Os cervejeiros usam fazer a inversão do açucar cristal, em ácucar invertido colocando a quantidade de açucar desejada numa panela inox espremer umas 10 gotas de limão (ou 1 collher de cafezinho ou de chá com vinagre!) e colocar água até que cubra o açucar. Aquecer essa mistura de açucar/água/limão/ até atingir a fervura. Ferver ao menos por um ou dois minutos! e deixar esfriar antes de juntar ao licor! Por esta minha compreensão, eu amasso as jabuticabas com as mãos para fazer o meu licor! Agora cheguei no ponto que eu gostaria de esclarecimento: Pra fazer licor de 5 quilos de jabuticabas eu poderia fazer toda a receita, misturando tudo numa bacia e depois fazer o envase nos vidros?

    ResponderExcluir
  74. Oi Alceu, realmente não sei. Coisas de cozinhas são experimentos eternos, você há de concordar comigo. Faça e por favor nos conte. Eu nunca fiz uma quantidade tão grande, porque só tenho uma jabuticabeira em casa. Aguardo novas notícias suas. Um abraço,

    ResponderExcluir
  75. Olá Rosaly,tudo bem?,sera que você sabe onde posso comprar frascos de vidro de 2,5 litros ,3,0 e 5,0 litros,em São Paulo,grande abraço.

    ResponderExcluir
  76. Olá Ismael. Você já procurou nos atacadistas de São Paulo no Google. Lamento, mas moro em Belo Horizonte, do comércio de Sampa conheço pouco. Você mora onde???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a idéia, fiz o meu hj te achei mto atenciosa . torço para que o meu fique bom

      Excluir
    2. Desculpe a demora,Rosaly Senra , mas encontrei um local no centro de São Paulo para comprar os frascos de vidro de todas as medidas,fica ao lado da praça da Sé , este ano farei novamente,moro em Arujá ,SP.

      Excluir
    3. Ismael, você pode passar o nome da loja e a rua? Grata

      Excluir
  77. oi estou pensando em fazer esse licor com cachaça então fiquei na duvida se eu clocar água nao vai fica muito fraco sem o sabor do álcool ?

    ResponderExcluir
  78. Não fica fraco não anônimo... ´pode usar cachaça ou álcool de cereal. o que vai influenciar nesse quesito que você pergunta é a "madurez" da fruta. A jabuticaba tem que estar madura e doce, casca fina!

    ResponderExcluir
  79. Amei sua receita fiz com uma receita diferente . vou fazer com a sua achei melhor porque leva menos álcool. Quando ficar pronto mando comentários.

    ResponderExcluir
  80. Já fiz 2 vezes, superou minha expectativa. O licor ficou delicioso e a geleia também!!

    ResponderExcluir
  81. Olá,sou a Sílvia e amo fazer licores.
    Faço licor há tres anos e a cada safra os antigos estão melhores.
    Vou compartilhar minha receita de avó também.
    Amassar 1 Kg de Jabuticabas,juntar 600 ml de pinga ,um bom pedaço de carvão p/ churrasco e deixe descansar dentro de um vidro de boca larga.
    Após este tempo coar o líquido e juntar uma calda preparada com antecedência de 1 litro de Água com 800g de Açúcar cristal.
    Eu tomo cuidado na hora de fazer a calda e deixo bea com umam grossa,mas este licor só fica bom mesmo de um ano para o outro.
    Quando licora mesmo,fica uma cor queimada,lindo e delicioso!
    Aproveitem

    ResponderExcluir
  82. Oi Rosaly, prazer em conhece-la moro no interior de São Paulo, vou tentar fazer esse licor de jabu, se der certo falo contigo novamente 0k sua receita está facinha................felicidades

    ResponderExcluir
  83. facinha e boa, viu anônimo! Me conte depois ...

    ResponderExcluir
  84. Bom dia Rosaly sou Milena do interior de sp fiz o licor mas de modo diferente ate dizem ser vinho do jeito q coloca só as frutas e açúcar e deixa fermenta pto açúcar vira alcool so q tive um imprevisto as tampas não vedaram direito e comeuba vazar acho q por causa da pressão tive w abrir e tirar um pouco sera q vai dar certo por ter abrido ou posso descarta?Fazem uns vinte dias q tava fermentando.

    ResponderExcluir
  85. Olá Milena, não entendi muito bem suas palavras, sua pontuação no texto, enfim... Percebi que você fez diferente... A culinária é uma alquimia...todas as variáveis modificam o resultado. Espera para ver no que vai dar seu 'licor' e depois me diga aqui como ficou. ...

    ResponderExcluir
  86. Hj apanhei as jabuticabas e fiz a receita... pois na hora de colocar toda a água sobrou 250ml pq não coube no vidro ... e coloquei água fervente e não borbulhando ... pois havia lido " fervente" .... será que vai dar certo? ...ja está saindo a tinta das jabuticabas ... vou aguardar esfriar e reservar em um lugar escuro e calmo ...

    ResponderExcluir
  87. ola Rosaly, gostaria de saber qual a finalidade de colocar agua fervente dentro do pote para elaborar licor de jabuticaba, abs

    ResponderExcluir
  88. Minha receita é bem antiga e não tem erro 1 litro de pinga, 1 k Jaboticaba (medida equivalente a 3 vidros de palmito cheios) lavar, secar uma a uma,20 colheres de sopa de açúcar, coloque em vidro de boca larga e vá mexendo mexendo até derreter bem o açúcar. Mexa mais e deixe curtir por 90 dias em vidro fechado embrulhado em papel celofane escuro em armário fechado. Após este prazo coar e engarrafar.

    ResponderExcluir
  89. Fiz e ficou um pouquinho fraca, mas na hora de engarrafar coloquei mais um pouco de pinga e daí ficou sensacional. Parabéns e obrigado pela receita!

    ResponderExcluir
  90. Galera, vou falar pra vcs como ficou o meu licor:
    Eu usei:
    1 litro de jabuticada
    300 ml de cachaça velho barreiro
    500g de açúcar
    500ml de àgua fervendo
    Alterei a receita pq queria o licor mais forte e menos doce.
    coloquei tudo dentro de um pote de vidro e guardei em local escuro, e a cada 10 dias eu ia lá e dava umas 2 viradas no litro para misturar bem, depois de 30 dias retirei e bebemos.
    Minha humilde opinião: a receita é top, cada um deve adaptar conforme seu paladar. Eu achei que ficou fraco de jabuticaba, fraco de pinga, bom de açucar. Portanto na próxima vez que eu for fazer, a receita será diferente pois quero que fiquei tipo vinho do porto.
    Próxima receita:
    1 - o recipiente que vou usar (2 litros), colocarei jabuticaba até a boca.
    2- 500 ml de cachaça ou àlcool de cereais.
    3 - 500g de açúcar
    4 - 500ml de água fervente
    Acredito que assim ficará com mais sabor de jabuticaba, mais forte de cachaça e menos doce, tipo vinho do porto.
    O meu licor não deu fungos, acredito que pq deixei esfriar totalmente antes de lacrar o vidro, pois sabemos que os fungos crescem em local quente e úmido.
    Bom galera, quero agradecer o dono da receita e dizer que funcionou perfeitamente, agora só vou adaptar a meu paladar, quem puder postar seus resultados eu agradeço, se quiserem tirar dúvidas, email: rodrigo1000feltrin@gmail.com
    Um forte abraço a todos, e bora beber!!!

    ResponderExcluir
  91. Jaqueline Coura23 outubro, 2016

    Gostei da receita achei super fácil, fiz e estou aguardando o resultado.obg.
    Tbem te achei muito atenciosa.bjs

    ResponderExcluir
  92. Fiz o licor seguindo a receita,porem ficou muito acido,como resolver.

    ResponderExcluir
  93. Olá, o que significa 1 litro de jabuticaba? Seria quantas cabem numa garrafa de um litro ou vc quis dizer 1 kg? O copo de cachaça é o normal de 200 ml? Obrigada, valeu aí pela receita!

    ResponderExcluir
  94. Fiz e ficou muito bom! Obrigado pela receita Rosaly Senra

    ResponderExcluir
  95. Oi coloquei a Jabuticaba como você recomendou em um pote de vidro, mas o vidro estourou,agora fiz de novo,porém,coloquei em um pote de plástico,a tampa não é de rosca,e por conta disso o gás fica abrindo a tampa,sempre tampo de novo em seguida,isso acontece uma vez por dia,será que vai dar certo? ��

    ResponderExcluir
  96. Olá Rosaly, sou Cintia, fiz o licor d jabuticaba sem álcool, ficou excelente maravilhoso, mas n sei como armazenar, já q ele ainda tem muito faz, to com medo d tampara e explodir, kkkkj como faço para armazenar corretamente?

    ResponderExcluir
  97. Olá Rosaly, fiz a receita sem alcool ficou excelente maravilhosa, mas não sei como armazenar já q ainda tem um pouco d gaz, to com medo d explodir, como faço para armazenar corretamente?

    ResponderExcluir
  98. Olá Boa noite!!! Minha receita foi dada amim por uma fazendeira de Lorena S.P.... Um litro de jabuticaba,meio k de açúcar,um litro de cachaça e uma dose de conhaque...Já lavadas as frutas coloque tudo junto em uma panela de pressão, mas tem que ser uma que a pessoa não vá usar tão já..... colocar tudo na panela de pressão mexer muito bem com as mãos, fechar a panela e esperar QUATRO DIAS, passado esse tempo, abrir a panela e triturar com as mãos e mexer muito bem, feito isso, fechar de novo a panela e esperar mais QUATRO DIAS,,, Aí então dar mais uma mexidinha e coar em uma peneira bem fina depois em um pano limpo e depois engarrafar e depois é só SABORIAR!!! Fica MARAVILHOSO pois o açúcar com a cachaça, dispensa calda feita com água, a consistência fica cremosa e com uma cor maravilhosa... bjsss

    ResponderExcluir
  99. Oi Rosaly. Fiz a receita, acabei de coar e parece que ficou ótimo! Detalhe, as jabuticabas foram colhidas na antiga fazenda Fortaleza de Santana (atualmente assentamento da reforma agrária Denis Gonçalves) que fica também em Goianá. Mas isso foi muita coincidência, eu estava procurando uma receita e caí aqui no seu blog. Com certeza sua vó Naná andou por lá. Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  100. Com certeza, Conrado, com certeza. Você me deixou emocionada.

    ResponderExcluir
  101. Bom dia! Gostaria de saber se a esperiencia do Alceu deu certo.

    ResponderExcluir
  102. Boa tarde! Moro em São Paulo, tenho um pé enorme de jabuticaba em meu quintal, as jabuticabas são grandes e muito doce, uma delícia!!! Na última safra congelei as jabuticabas. Procurando receita de licor, cai aqui e arrisquei a fazer essa receita com as jabuticabas congeladas. Ontem após 37 dias, coei e engarrafei... gente ficou divino... com gosto de jabuticaba, foi a melhor receita que já fiz. Obrigada pela receita. Meu nome é Norma.

    ResponderExcluir
  103. Parabens Norma, o segredo de tudo ter dado certo é que suas jabuticabas estavam bem maduras e doces. A Lalá do Ademar, onde quer que ela esteja, está feliz com seu depoimento. Eu também!!!!
    um beijo!

    ResponderExcluir
  104. Fiz aqui e ficou uma delícia! Obrigada por compartilhar a receita com a gente! =)

    ResponderExcluir
  105. fiz o licor cobrindo a jabuticaba com a açúcar deixei por mais de 11 dias fechado abria quando via que tinha muito gás mas logo fechava coloquei na geladeira de uns dois dias para cá devido as forminguinhas aqui em casa, mas enfim hoje tirei dos recipientes e assim o gosto estava bom meio acido acho que é pela produção de álcool, problema uma das garrafas que envazei o licor já passado na peneira e depois do pano ele ainda continua produzindo gás ai gostaria de saber se isso é normal? é a mesma garrafa de vidro que tinha deixado ele ficar curtindo...

    ResponderExcluir
  106. Boa noite a todos....
    eu estava pesquisando sobre o licor e cai aqui...
    os comentários de todos são de um teor de esclarecimentos que me empolguei e li todos duas vezes....
    bem... entrei e estou pedindo licença para vcs pra pedir uma ajuda.
    diz o meu licor faz um a no e três meses. eu esqueci ele num armário protegido da luz sem tocar no vídeo por todo esse tempo.
    ontem eu criei coragem e fui verificar como estava . achei que tinha perdido tudo, mas para meu espanto estava tudo certo, uma cor maravilhosa ...
    porém o cheiro e o gosto ficou muito forte, eu usei açúcar cristal e álcool de cereal e só aparece ele no licor.
    será que tem como salva-lo? são 5 litros e eu não gostaria de descartar assim sem tentar alguma coisa.
    se alguém tiver algum sugestão eu ficaria muito feliz ....
    abraço a todos

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: