terça-feira, 13 de outubro de 2009

O licor de jabuticabas - passo a passo

O licor de Jabuticabas passo a passo



Essa receita é a da Lalá do Ademar, Fazenda da Bonança, que fica lá pro lado de Juiz de Fora, Goianá, onde nasceu minha vovó Naná. No caderno da vovó, de onde copiei, a receita estava datada: 1920 e a notação: “muito bom”.


Nessa época minha avó Naná devia estar fazendo seu primeiro ano do curso para se formar professora e, claro, se preparando para casar.


Sei lá, fazendo aqui as contas, com meus botões, ela demorou bem uns 11 anos para se casar com meu avô. De qualquer forma, naquela época, anotar receitas e manter a tradição era mais de moda que hoje. Não havia essa mentalidade de renovar tudo periodicamente. As coisas duravam muito mais e o tempo era outro.

O passo a passo:


- apanhar as jabuticabas no pé mais próximo. Quanto mais maduras estiverem, melhor fica o licor.

- lavar em água abundante
- lavar um pote de vidro de boca larga.



- medir:
1 litro de jabuticabas
1 copo de cachaça ou álcool de cereais
800 g de açúcar
1 litro de água fervendo


Modo de fazer:

- Colocar as jabuticabas no vidro.
- Medir numa balança o açúcar e colocar em cima das jabuticabas
- Colocar o álcool ou cachaça.
- Por último, a água fervente.

Esperar esfriar, tampar e guardar em um lugar escuro e calmo.

(repara nas fotos como fica lindo!!)

Deixar descansar por uns 30 dias ou mais. Ai é só coar ou filtrar em papel filtro ou algodão e engarrafar. (cada pote da foto é uma receita)

73 comentários:

  1. Rosaly,
    fiz faculdade na Federal de JF e uma grande amiga sempre ia a uma fazenda em Goianá...do cunhado dela...pena que não conheci o lugar...
    As receitas de vó são mágicas e mais ainda as de lá de Minas...
    Saudades boas!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Querida que legal! Eu não conhecia fazer a receita assim. Sem contar que totalmente decorativo... Beijao da Pri

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE É UMA BOA FORMA DE FAZER LICOR...

    ResponderExcluir
  4. Eu queria saber se fica mifado em cima mesmo pois eu to achando meu estranho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para evitar o mofo, coloque um ou dois pedaços (limpo, claro) de carvão junto com os ingredientes e tire antes de coar.

      Excluir
  5. Olá Paulo, Retire o mofo com uma colher, com cuidado e coloque, por cima, um pouco mais de cachaça ou álcool de cereal... espero o tempo certo e coe.

    ResponderExcluir
  6. Rosaly, temos 5 pés de jabuticaba no quintal de casa, estão carregadinhas. Já fizemos a geleia, ficou fabulosa. Agora queremos fazer o licor, mas estranhamos o açúcar parado no fundo, é assim mesmo? Não tem que mexer de tempos em tempos? Beijos e continue alimentando o blog, adoramos as receitas e a forma como escreve.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fábio, as jabus têm que estar bem maduras para o licor, viu? E é isso: depois de mexido o açúcar ele acaba ficando mesmo no fundo. Quando você for coar, mexa de novo, mas no tempo de descanso, é melhor deixar como está. Hum... 5 pés de jabus... esse ano ainda não encontrei nenhum... tô ficando com síndrome de abstinência.

    ResponderExcluir
  8. Lenilton Costa02 novembro, 2012

    Rapaz, também sou de Minas lá pas bandas de Araguari trianglo mineiro, terra muito boa, adoro jabuticaba até plantei um no quintal de casa, aqui em Santana de Parnaiba - SP, deixei as jabuticabas deste ano amadurecerem bem e estou partindo para fazer um pouco de licor. No entanto ontem falei com a dona Kimi dona de uma chacara aqui pertinho e ela me disse que para o licor basta colocar as jabuts cobrir de açucar e três pedras de carvão de churrasco, naõ sei se já houviram falar deste maneira, mas vou experimentar das duas receita, o interessante é que o da dona Kimi não coloca nada de alcool, apenas jabu, açucar e carvão, vou fazer hoje das duas forma.
    Parabéns ao criador do blog e todos que comentaram, adorei.
    Forte abraço.
    Lenilton Costa 02/11/2012

    ResponderExcluir
  9. ô Lenilton, depois cê me fala qual ficou melhor... quero aprender variações. ok?

    ResponderExcluir
  10. ano passado fiz 15 litros de licor de jabuticaba . presenteei todos os amigos do serviço, exatamente hoje meu marido trouxe uma caixa cheia da fruta, já coloquei para curtir 3 garrafas na pinga. só que a minha receita e só da casca. você coloca dentro de um litro a casca da jabuticaba e deixa curtir por uma semana na pinga a mesma medida da garrafa desejada, depois ferva em um litro de agua 900g de açucar, misture tudo coe e engarrafe. E está pronto, fica uma delicia!

    abraços Mônica, Itajubá MG

    ResponderExcluir
  11. Rosaly,

    Coloca as jabuticabas inteiras no frasco?
    Na hora de coar, tem de espremer?
    O açucar é refinado mesmo?

    Parabéns pelo blog!

    Abraço,

    Rafael Godoi - Vinhedo/SP

    ResponderExcluir
  12. Rafael,
    -inteiras, sem descascar, sem apertar. Inteiras, só lavadas.
    - não espreme nada: coa, simplesmente
    - uso açúcar cristal. Nunca uso refinado, pra nada.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  13. OI! Quanto tempo que a gente não se escreve...estou LOTADA de jabuticabas por aqui, amanhã tem as novidades no ovos quebrados. Tenho dado muitas aulas e está tudo lá, no site-www.ovosquebrados.com.br. A última é da fuga da lagosta...Vou fazer o licor! Beijo

    ResponderExcluir
  14. Ola Rosaly;

    preparei o licor seguindo suas instruções, mas estou com algumas duvidas:
    coloquei as jabuticabas inteiras a alguns dias sem misturar e queria saber quanto tempo desvo aguardar para retirar a jabuticaba, e se necessario abrir o frasco para mistura o açucar com a jabuticaba pois nao estou notando nenhuma mudança

    ResponderExcluir
  15. olá Dias,
    quanto tempo, vc pergunta. Está lá: 30 dias ou mais. Misturar só na hora de coar, se precisar. abraços,

    ResponderExcluir
  16. Ola Rosaly;

    Eu preparei assim;

    Coloquei as jabuticabas, a pinga, açúcar e água, esperei esfriar, fechei e armazenei em local escuro e calmo(não sei se faz diferença, nunca ouvi falar de jabuticaba com sono e estressada, hehehe! mas dizem que é bom assim.) e esta armazenado dessa forma tem 15 dias, as jabuticabas continuam inteiras, uma parte começou a "estourar" e esta aparecendo tipo um pó preto em cima do açúcar da jabuticaba, pois ainda continua separado as jabuticabas e uma camada amarelada de aguá com açúcar, mas não mexi em nada, estou preocupado de azedar devido o tempo guardado com a jabuticaba inteira. Estou sem saber se devo mexer para misturar o açúcar, virando o pote de cabeça pra baixo, sacudindo, ou espero passar os trinta dias sem fazer nada, só aguardando

    ResponderExcluir
  17. Olá Daybert, você colocou a pinga antes do açúcar, né... essa ordem é importante... Jabus, açúcar, pinga e a água fervente. O lugar calmo é bom pra elas sim... se tá tampado, também não entendi o pó preto... vamos esperar. Na hora de coar, se o açúcar ainda estiver no fundo, mexa com uma colher... Vamos torcer pra dar tudo certo. Em coisas de cozinha é assim mesmo, todas as variáveis estão em jogo: clima, tempo, mão... acidez da fruta... tudo é variável e influi no andamento. Me diga como saiu. tô torcendo!

    ResponderExcluir
  18. Lenilton Costa02 dezembro, 2012

    Ola! Rosaly.

    Conforme publicado em 02/11, preparei os dois potes sendo um com cada processo de fazer o licor de jabuticaba, hoje 30 dias depois dei a primeira olhada, na verdade esqueci deste assunto por isto não olhei antes, mas o resultado visual ambos estão lindos, as jabuticabas como uva passas no alto do liquido e o carvão em cima das jabs, semana que vem vou tirar coar experimentar e divulgar nova nota para vcs, minha expectativa é que o resultado do processo da dona Kimi estaja saboroso e sem alcool e o processo seguindo este blog esteja também saboroso porem alcoolico.
    Até semana que vem abraço a bodos.

    Em tempo:
    Os 30 dias em lugar escuro e calmo.

    Lenilton Costa 02/12/12.

    ResponderExcluir
  19. Ola, por favor me esclareça uma dúvida, fiz o licor conforme sua receita, mas hoje ao coar percebi que estava mto ralo como agua. E assim mesmo??? Andreza

    ResponderExcluir
  20. Sim, é isso mesmo, Andreza. Prove o licor, se ficar muito fraquinho, pode colocar um pouco mais de cachaça, ou o álcool de cereal que você usou. Um abraço,

    ResponderExcluir
  21. Rosaly,
    Tenho uma duvida toda vez q abro a garrafa sai gas,e assim mesmo gostaria de saber se tenho de guardar na geladeira

    ResponderExcluir
  22. Essa receita é muito mais antiga que a geladeira. ...

    ResponderExcluir
  23. Olá Rosaly,
    Fiz hoje o licor, só que mexi depois que coloquei a água, vai dar certo o licor?
    Obrigada
    Lucinei Kremer

    ResponderExcluir
  24. agora deixa descansar, num lugar protegido da luz. Vai ficar bom. ;-)

    ResponderExcluir
  25. Excelentes receitas! Mas, depois de aberta a garrafa para uso, qual o prazo de validade?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. lá em casa não dura uma hora... é tão bom, que acaba imediatamente. Coloque em garrafas menores, mas a duração é como a do vinho,Anônimo.

    ResponderExcluir
  27. fiz o licor ficou muito delicioso notei que qunto mais tempo melhor

    ResponderExcluir
  28. Olá Rosaly, Primeiro, Parabens e obrigado pelas dicas.
    Segundo, Quantas kg ou gramas de Jabuticaba pra dar 1 litro ?
    qual que fica melhor, cachaça ou álcool de cereais? onde encontro esse alcool? quantos ML aproximadamente?
    quando for coar pra colocar em uma garrafa, devo misturar o que esta no pote antes?
    Agradeço

    ResponderExcluir
  29. Olá Clã, gracias pelo comentário. Não sei responder essas coisas exatas de medidas, desculpe, faço muito artesanal, na intuição. Prefiro álcool de cereal, mas se a cachaça é boa, fica ótimo. Isso depende muito do paladar de cada um. O álcool comprei a última vez no mercado central (BH). Antes de coa, sim, misturar bem... (costuma ainda ter açúcar) visível. Sucessos.

    ResponderExcluir
  30. Fiz como você indicou e realmente é muito bom.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  31. Olá Rosaly acabei de ver esta receita achei interessante vou aproveitar as jabuticabas que acabei apanhar p fazer esta delicia ,obrigado pela receita apos 30 dias retorno dizendo se deu certo ok um abraço

    ResponderExcluir
  32. Rosály boa noite, fiz 3 potes, hoje percebi que um deles derramou um pouco, quando abri e mexi o açúcar criou certa efervescência, coei tudo e achei o gosto muito bom. Os outros dois potes formaram um tipo de nata de bolor que fica nadando na parte superior, removi com uma colher e procedi da mesma forma que o primeiro pote. Minha pergunta: tem algo errado naquilo que descrevi? Tem problema se fermentou, é normal? O bolor nao pode prejudicar? É normal formato bolor?

    ResponderExcluir
  33. Anônimo, às vezes acontece o bolor, que deve sim ser retirado. Vc fez correto. Não há problema. O que acontece é o licor ficar um pouco mais ácido, mas não faz mal algum. Coe normalmente. Quando não há bolor o licor fica mais transparente. O melhor, para que não ocorra isso é tampar com um pano e não deixar que as jabuticabas flutuem. Um abraço.

    ResponderExcluir
  34. lorena cardinele16 outubro, 2013

    olá na hora de coar as jabuticabas posso espremer elas...ou eu descarto? se eu espremer na hora de coar fica mais gostoso. obrigado

    ResponderExcluir
  35. Olá Lorena, melhor não espremer. O que tinha de ser processado aconteceu no momento do descanso. É mesmo só coar. O sabor não muda.

    ResponderExcluir
  36. Hoje fiz a receita...mas nao tenho vidro, entao coloquei em outro vasilhame...e daqui um mes posto aqui o resultado...Obrigadooooo

    ResponderExcluir
  37. Olá...depois de tudo posto no vidro tenho que mexer?e nos proximos dias vai ter que mexer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  38. Olá anônimo, pode mexer na hora de fazer. Depois "deixar descansar" é não mexer, né...

    ResponderExcluir
  39. oi eu achei bem interessante a receita pode ser feita em um pote de plastico?

    ResponderExcluir
  40. Anônimo, A orientação é que seja feita em pote de vidro ou louça. Mas fica a seu critério. Depois você conta como ficou!

    ResponderExcluir
  41. Bom dia Rosaly!
    Fiz uma receita e mexi com uma colher depois que de tudo colocado no vidro. O açúcar dissolveu e não ficou no fundo como nas tuas fotos... será que vai ficar doce demais? Abraços e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  42. Não há problema em mexer até dissolver o açúcar. E não vai ficar doce demais se vc usou a medida certa. Espere o tempo de descanso e depois me conte como ficou! :-)

    ResponderExcluir
  43. nao é pouca pinga não 1 copo só ? será que não fica fraca não? gosto bem forte.........??????

    ResponderExcluir
  44. um copo é suficiente. Não é esse copo de cachaça que se transformará no licor. Esse funciona como detonador do processo. Se quando vc for coar estiver fraco, pode colocar mais...

    ResponderExcluir
  45. que maravilhoso esta receita acabei hoje de curtir o licor fiquei surpreso com o sabor e testura do licor parabéns

    ResponderExcluir
  46. :-) que bom! Parabéns a você, Jeferson!

    ResponderExcluir
  47. Querida, fiz a receita e hoje, dia 20 de novembro,cuei e engarrafei... numa parte acrescentei mais pinga para os que gostam que algo mais forte...mas ficou maravilhoso, delicioso... Se vc morasse perto eu iria mandar um golinho pra vc experimentar ahahhaha..Hj [e meu niver , então vou poder brindar com algo artesanal e delicioso!

    ResponderExcluir
  48. vc acertou tudo... é isso mesmo, a gente coloca mais ou menos pinga conforme o paladar... hj é seu níver, ontem foi o meu. Parabéns pra nós, Celina!

    ResponderExcluir
  49. Olá Rosaly, fiz um licor de jabuticaba sem álcool aqui em casa e rendeu bastante. Gostaria de acrescentar álcool em algumas garrafas, é possível? Como faço? Uso álcool de cereais? Qual a proporção? Obrigada!

    ResponderExcluir
  50. Olá Jack, vc pode usar o álcool na proporção da receita. No caso o de cereal é o mais indicado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosaly, esqueci de perguntar quanto tempo devo deixar curtindo após acrescentar o álcool.

      Excluir
  51. Bom dia fiz e ficou ótimo, já é o segundo ano e virou receita de família. Mas, nesse ano mesmo depois de coar e engarrafar parece que continua fermentando, é normal? Toda vez que que abro sai gás. ..

    ResponderExcluir
  52. um fenômeno de excesso de acidez. Essas coisas ocorrem, talvez as jabuticabas não estivessem tão maduras, talvez estivessem com alguma sujeirinha a mais. Coe outra vez, e se continuar, outra. Pode ter virado vinho e não licor... acontece.

    ResponderExcluir
  53. Olá D. Rosaly Senra,fiz o licor conforme a receita do blog,só tenho uma dúvida,se é preciso estourar as jabuticabas,ou coa elas inteiras?

    ResponderExcluir
  54. No caso do licor ,não é preciso estourar as frutas?

    ResponderExcluir
  55. Ismael, não é preciso estourar.. coe e só.

    ResponderExcluir
  56. Oi Rosaly!segui toda a receita e o preparado esta em descanso.Qual e o carvão indicado para evitar o bolor?convêm coloca-lo antes de aparecer ?tampei com um plastico na boca do vidro e rosqueei a tampa para vedar melhor.A dica do pano e para onde?

    ResponderExcluir
  57. Olá anônimo, o carvão é do que você tira do fogão à lenha (essa receita é do tempo em que não havia outro tipo de fogão). As 'surpresas' têm a ver com a maturidade da fruta, o clima, a qualidade dos ingredientes... a dica do pano é para que o processo "respire".

    ResponderExcluir
  58. Olá Rosaly,mais uma dúvida,depois de coado e engarrafado,ja se pode tomar,ou tem que deixar envelhecer como se faz com o vinho?

    ResponderExcluir
  59. ô Ismael, pode tomar, presentear ou guardar... Não precisa envelhecer! Abs,

    ResponderExcluir
  60. Rosaly, fiz o licor em casa com uma receita que não utiliza a água e deixei por 21 dias. Penso eu que a água deixaria o licor com teor alcoólico menor, correto?
    Ele não ficou doce demais. Você até sente o álcool, mas suavemente no fim do gole.

    ResponderExcluir
  61. Olá, meu nome é Jadite. Quanto equivale um copo de cachaça? Seria 200ml aproximadamente? Fica mais cremoso ou fininho o resultado final? Bjosss

    ResponderExcluir
  62. Uso copo de requeijão como medida, aproximadamente 230ml. Sobre o ficar mais líquido ou mais espesso, depende do teor de açúcar da jabuticaba. Isso pode variar. abraços,

    ResponderExcluir
  63. Fiz duas receitas hoje, uma usei álcool de cereal e a outra pinga, na receita que usei álcool de cereal, faltou 300 ml de água pelo vidro ser menor, será que fará muita falta o restante? daqui 30 dias aviso como ficou. Obrigada.

    ResponderExcluir
  64. Fiz duas receitas hoje, na de pinga as medidas deram certo, mas na de álcool de cereal ficou faltando 300 ml de água, será que fará muita diferença? de qualquer forma deixei como está.Daqui 30 dias posto como ficou...Obrigada.

    ResponderExcluir
  65. Vai dar certo, Cristatu. Se ficar um pouco fraca, pode acrescentar um pouco mais da pinga, ou do álcool à mistura. Mas faltar água só indica que terá menos licor. Avise-me como ficou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A geléia e bolo ficaram uma delícia. Obrigada,

      Excluir
    2. Rosaly, fiz 2 receitas do licor e ficou sensacional! Superou as expectativas, não esperava que fosse ficar tão bom. Obrigado.

      Excluir
  66. acabei de fazer 3 vidros/medidas..agora é aguardar e torcer....rsrsrsss....tomei uma vez na casa de um amigo e nunca mais esqueci o delicioso sabor do licor de Jabuticaba,felizmente acabei de alugar uma casa em Foz do Iguaçu e tem um pé maravilhoso...carregado delas....Estou ansioso para ver como ficara...abraços a todos...Att; Adelar

    ResponderExcluir
  67. Olá,faz o licor sem a pinga e sem água,fica uma delícia,é muito forte.

    ResponderExcluir
  68. FICA MUITO BOM JA ESTOU PREPARANDO PELA QUARTA VEZ AS JABUTICABAS PARECEM PASSAS

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: