domingo, 18 de outubro de 2009

Bolo de Jabuticaba

Lá em casa (que é a casa da minha avó, onde cresci) as jabuticabas já estão no fim, e não pude deixar que os passarinhos, as maritacas e os miquinhos que vivem soltos no quintal da minha infância ficassem com tudo. Precisava experimentar uma nova receita de bolo de jabuticabas que descobri.

Então, nem bem chegou sexta-feira já fui pra terrinha e tratei logo de apanhar as últimas jabuticabas do quintal. E já estavam bem poucas. Acabei indo parar na jabuticabeira da Tia Bi, no quintal ao lado, e consegui jabuticabas suficientes para fazer dois bolos: um, muito gulosa, eu trouxe para BH; o outro dividi com as tias: Áurea, Imene e minha mãe. Encontrei Tia Áurea às voltas com uma tachada de geleias. Ela também guarda geleias de jabuticabas para o ano inteiro, mas sempre acaba antes. Raquel, minha irmã, que inventa sempre receitinhas novas na casa da minha mãe elogiou a novidade. E a Tia Imene, que me deixa fazer e testar todas as receitas na sua cozinha ainda dividiu com os que vão lá tomar do melhor café da família. A receita que fiz, foi essa. Fiz dobrada, que deu dois bolos.

Bolo de jabuticaba

2 xícaras de jabuticabas

1 xícara de óleo,

1 xícara de açúcar,

3 ovos,

2 xícaras de farinha de trigo,

1 colher (sopa) de fermento em pó

E fazer é simplíssimo: Primeiro, coloquei as jabuticabas lavadas no liquidificador. Juntei os ovos, óleo, o açúcar e bati bastante. Enquanto batiam, coloquei numa tigela a farinha de trigo (usei integral) com o fermento e misturei muito, batendo mesmo. Enquanto isso Tia Imene untou as duas formas de bolo (usamos o tamanho médio, daquela forma para pão integral).
Despejei nas formas, coloquei no forno, já quente e demorou quase uma hora pra ficar no ponto. O ponto, descobri, enfiando um palito de madeira. Tem que ter certo cuidado pra assar sem queimar, porque a jabuticaba faz ficar meio molhadinho e engana no teste do palito. Esperamos esfriar e ai foi só aprovar.
Com tantas qualidades já sabidas, não dá pra perder nada dessa pretinha, não é mesmo?
Próxima safra, juro que faço mais bolos e congelo! É muito bom mesmo!

34 comentários:

  1. Rosaly, eu nunca tinha visto bolo de jabuticabas. Se as perolinhas negras já são tentadoras, esse bolo deve ser uma coisa. Beijo enorme

    ResponderExcluir
  2. Jesus, esse bolo deve ser o máximo assim que conseguir a jabuticaba farei

    ResponderExcluir
  3. .. e é mesmo Romaine. Já o fiz duas vezes. A primeira as jabuticabas estavam muiiiiito maduras e ele ficou maravilhoso. Na segunda não estavam assim tão "com casca fininha" e ficou bom, não ótimo. Então, o meu conselho é fazer com as últimas pretinhas da safra.
    Me conta depois, viu!

    ResponderExcluir
  4. O que vc fez com o carroço?
    Amei esse bolo e amo jabu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá anônima,

    a jabuticaba vai inteirinha pro liquidificador, sem problema. Moe tudo junto. Depois é só misturar à massa..

    ResponderExcluir
  6. Fica com uma cor diferente. Já fiz mousse, gelatina, licor e geleia, mas bolo é novidade. óTima ideia.
    abs

    ResponderExcluir
  7. fiz o bolo hoje. ficou uma delícia

    ResponderExcluir
  8. Hummm, que bom Marina. Mande um pedaço pra mim, se sobrar, rsrs

    ResponderExcluir
  9. Juliana Pires17 setembro, 2010

    Oi Rosaly, vou fazer agora tua receita e colocar em forminhas de cupcakes para meus filhos e seus amigos provarem, depois te conto o resultado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Juliana, conta mesmo. Quero saber! Beijos, volte sempre

    ResponderExcluir
  11. Rosaly. Amei suas receitas, você está de parabéns!

    ResponderExcluir
  12. boa tarde....
    olhando da porta da cozinha de minha casa vi o pe de jabuticaba com lindas perolas negras em contraste com o verde das folhas lindo... e me veio a cabeça: como faço bole de jabuticaba?
    corri pro google e me deparo com o seu site "quintandas de minas" e vejo est linda receita de bolo e que me encheu os olhos e fiquei com a boca inundada de agua...aii que delecia....! uma receita inusitada e impressionante, o sabor do bolo é incrivel, e como bom mineiro que eu sou,chamei os meus amigos e vizinhos pra tomar um cafezinho " do galho" como se diz por estas bandas e fresquinho sentandos debaixo da outra jabuticabeira que tenho na porta da sala e acredite foi uma grande surpresas quando anunciei que era bolo de jabuticaba e tambem um sucesso repassei esta receita pra todos....!
    parabens pelo site e pela iniciativa de experimentar esta receita maravilhosa digna de premiação....
    muito obrigado e boa tarde
    EMERSON SOUZA NEGGO....
    SANTA RITA DE CASSIA MG

    ResponderExcluir
  13. Que delícia Emerson tudo isso que você conta. As minhas jabuticabeiras ainda não estão dando frutos. Por aqui a seca tá brava. boa sorte. abraços,

    ResponderExcluir
  14. muito obrigado rosaly, que vc tenha a mesma sorte.....
    infelizmente aqui tambem esta muito quente,mas o mais engraçado é que as minhas jabuticabeiras ja deram frutas tres vezes...nem bem acabou as do mes passado e ja estão cheias de frutos verdes...a proxima agora quero fazer licor de jabuticaba, a muito tempo que estou prometendo este licore ate hoje ainda não saiu.rs...
    boa semana pra todos e ate mais....

    ResponderExcluir
  15. Elisangela Neto26 outubro, 2011

    Oi Rosaly sou nova por aqui moro em Cabreúva interior de São Paulo,e sabe o que me chamou a atenção quando viemos comprar a chácara a JABUTICABEIRA uma maravilha produz tão bem que até hoje perdia muito pois tenho dois pés.Perdia porque depois que eu te achei não vai perder mais.Obrigado .Bjusss!!!!

    ResponderExcluir
  16. bom saber! Uma fruta não rica, a gente não pode deixar perder, né?
    Com um pé só, da casa da minha avó eu faço uma festa que dura quase o ano inteiro.

    ResponderExcluir
  17. Délcia Prates01 abril, 2012

    Oi Rosaly ,fiz tua receita exatamente como este no blog e o resultado foi: MARAVILHOSO BOLO !!! Muito bom mesmo,ficou macio e molhadinho no meio do bolo. Sucesso aqui em casa.Tem receita com caqui?
    Abraços gaúchos

    ResponderExcluir
  18. Oi Délcia, estávamos falando desse bolo mesmo.. é muito bom. De caqui, fiz uma vez um doce, mas sei lá.. ficou muito estranho, não gostei.

    ResponderExcluir
  19. Que delícia esse bolo,dei uma olhada aqui mais cedo e resolvi fazer o pé de jabuticaba aqui em casa está lotado,fiz no fogão a lenha ficou d+.Parabéns!!

    ResponderExcluir
  20. vou fazer, depois conto como ficou!!!

    beijos.

    Su.

    ResponderExcluir
  21. O meu esta no forno vamos ver se vai ficar bom....

    ResponderExcluir
  22. oi Everton.. me conta como ficou?

    ResponderExcluir
  23. Escrevo para agradecer a Rosaly por compartilhar essa receita deliciosa e também agradecer a todos aqueles que comentaram e me incentivaram a fazer a receita imediatamente. Ganhei as jabuticabas hoje de manhã de um colega de trabalho e fiz o bolo correndo na hora do almoço. Agora estão todos se deliciando com o bolo quentinho... Quem estiver na dúvida eu digo: FAÇA!!! :-)

    ResponderExcluir
  24. Boa noite, Rosaly

    Ganhei muitas jabuticabas hj, e fui procurar um blog pra fazer o licor e a geleia e logo caiu no seu, que sorte a minha adorei o blog, e já comecei a faze-la as receitas, e viu o bolo achei magnifico e vou faze-lo também.

    bjinhos e até mais

    ResponderExcluir
  25. Que ótimo Lina Rosa... e são jabuticabas temporonas, né... Tá sumida você, heim. Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Oi, fiz o bolo e ficou ótimo! 😊😘😘

    ResponderExcluir
  27. Olá Rosaly, adoro jabuticabas, gosto de infância!! Este ano as jabuticabeiras do meu quintal foram maravilhosas produziram como nunca!! Estou fazendo geleia e adorei a ideia do bolo vou experimentar! obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  28. Aproveite, Deborah, porque eu não as tenho mais. Os miquinhos do quintal de casa não deixar nem as bolinhas ficarem pretinhas mais... Vou ter que plantar outros pés, noutro lugar... ;-(

    ResponderExcluir
  29. To fazendo um bolo de jabuticaba espero que saia gostoso primeira tentativa

    ResponderExcluir
  30. Acabei de colocar no forno! A massa ficou parecida... Vamos esperar o gosto para aber se fica bom!

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pela receita e por dividi-la conosco. Testada e aprovada. Amamos!!!

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: