sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Um pouco mais sobre o Morango



Morango

A palavra morango deriva do latim e quer dizer amora e a fruta, vermelha e saborosa, é rica em vitamina C, A, B, B2, C, além de sais minerais, principalmente potássio, ferro e cálcio, possui também, em menor quantidade, vitamina B5 (Niacina) e Ferro.
Na medicina o consumo do morango é recomendado como auxiliar do tratamento da gota e reumatismo; é um bom remédio para os males dos rins; sua folha em forma de chá purifica o sangue, fortalece e alcaliniza o sistema nervoso, além de ser excelente diurético; colabora na resistência dos ossos, na formação dos dentes, dá resistência aos tecidos; ajuda a cicatrizar ferimentos; evita hemorragias e atua eficazmente contra infecções . Por possuir muitas fibras pode prevenir diversos tipos de câncer.
Natural de clima ameno, uma plantação de morangos não suporta temperaturas elevadas, mas pode ser cultivado no cerrado. Sua origem é pouco conhecida. Alguns registros datam do século XIV, quando era encontrado nas montanhas européias.

A partir do século XV começou a ser cultivado por franceses, alemães, italianos e ingleses. Depois os primeiros pesquisadores começaram a desenvolver cruzamentos, melhorando as variedades. No Brasil, seu cultivo alastrou pelo interior de Minas Gerais, pelas serras paulistas, catarinenses e gaúchas.

É delicioso in natura, mas doces, sorvetes, sobremesas e geleias de morango são deveras apreciados.

Deixo aqui a receita da geleia de morango que está na seção dos doces do Quitandas de Minas, mas volto trazendo outras informações sobre essa delícia.



Geleia de morango


2 kg de morangos lavados e sem cabinhos
3 xícaras de açúcar


Lavar bem os morangos. Em uma panela, colocar o morango e o açúcar em fogo alto e deixar ferver. Abaixar o fogo e cozinhar até obter o ponto de geleia. Retirar a espuma. Desligar o fogo. Esperar esfriar um pouco e colocar em vidros esterilizados.
 

..............................
volto com mais delícias de morango no próximo post.



2 comentários:

  1. Ei,Rosaly!!
    Amei o seu blog e vou segui-la daqui pra frente.Estava procurando uma reportagem sobre morango,mas de um jeito criativo.Encontrei aqui...Shalom!!

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: