domingo, 16 de agosto de 2009

Bananas cozidas à la Dinha Lete

Foi o poeta Chacal quem me falou: banana é bom para curar depressão.
Quando ele disse isso, já havia reparado que ele estava sempre com uma banana entre os livros que carregava. Então, falei com ele sobre o Quitandas de Minas, o livro, e ele me pediu algumas receitas que levassem banana. De cara, eu lembrei e contei a ele que, quando eu era criança, a Dinha Lete, muito intuitiva e grande sábia sempre fazia à noite, às vezes em substituição à sopa, um cozido de banana nanica ou saquarema que ela chamava sempre de banana suada.

Bananas suadas à la Dinha Lete:

Esse cozido, bem simples é assim: coloque numa vasilha as bananas sem cascas, junte um pouco de água e leve ao fogo até cozinhar. Depois é só comer, ainda quente. Não precisa colocar muita água, porque a banana solta água, nem açúcar, porque a banana já é bem doce. Fica uma coisa meio feia, mas é delicioso. Eu ainda faço essas bananas cozidas na minha casa. Olha ai, nem bem escrevi e já fui fazer um cozido. E pra encerrar e dar uma forcinha extra, canela polvilhada, claro.

Mas a banana, combate a depressão porque contém trypotophan, um tipo de proteína que o organismo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem estar, além de acalmar o sistema nervoso porque tem muita vitamina B .

Para curar ressaca, uma vitamina de banana com leite e mel é "tiro e queda" isto é, tomou, tá novo. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema.


Porque a banana tem antiácido natural é ótima para quem sofre de azia e também quem tem enjoos, úlcera crônica porque reduz a acidez do estômago e protege suas paredes.


Para quem tem a famigerada TPM, a banana é super aliada, porque contém vitamina B6, regula os níveis de glicose no sangue, que afetam o humor.


Para quem quer parar de fumar, as bananas podem ajudar porque seus elevados níveis de vitaminas C, A1, B6 e B12, além de Potássio e Magnésio, ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.


E tendo muito Potássio, que é um mineral vital, a banana ajuda a normalizar os batimentos
cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no nosso corpo. Quando estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de Potássio, que podem ser reequilibrados com a ajuda da banana.


E mais benefícios da Banana:


Se quiser eliminar verrugas, coloque a parte interna da casca de banana sobre elas e prendê-la com esparadrapo ou fita cirúrgica. E para aliviar picadas de mosquitos, experimente esfregar a parte interna na casca da banana na região afetada. Isso reduz o inchaço e a irritação.

----------------
Na foto, a Dinha Lete para carteira de identidade. Dinha Lete, minha madrinha, a grande figura dos tachos, travessas, tabuleiros, panelas, assados, fritos, cozidos: bolos, doces, biscoitos, almoços, jantares e tudo de saboroso que aprendi a comer na vida.

Tem dia que dá uma saudade!!!

11 comentários:

  1. Oi Ros,

    Que maravilha é mesmo a banana! Vi seu comentário hoje no blog. Vamos encontrar esta semana pra gente tomar um chazinho com bolo?
    na minha casa ou na sua? rs...

    bjus, june

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosely! Se existe um termo p/ comida chamado confort food, eu declaro o seu blog um confort blog! :-)
    Patrimonio nacional!
    (e o computador que nao accentua...)
    Bj
    Flavia

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosaly, tudo bem?
    Obrigada pela visita! Aristides, o fumante invertebrado, também agradece.
    Enquanto não vamos a Minas, a gente vem te visitar por aqui.
    Hum... Adoro banana frita com açúcar e canela! O duro é lavar a frigideira depois...
    Um grande beijo e tudo de bom,
    P.S: Será que bebi muita água de mar quando era criança? Ou vai ver foi o sol de Santos na cabeça ;).

    ResponderExcluir
  4. Oi Amália, tô te esperando pelas Minas, mas enquanto isso, faça as bananas suadas... que ficam até mais saudáveis !!! Aliás, um trio imbatível: banana, canela e queijo. Quem resiste???

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosaly!
    Adorei a dica da banana cozida...,gosto muito de seu blog,receitas e informações mto boas,parabéns!
    T+!


    Ana.

    ResponderExcluir
  6. Flavia, Confort food, é .. aquela banana da Dinha é exatamente isso. Alimenta, traz aconchego, acalma e acalenta. É tudo que a Dinha foi pra sobrinhada toda. Ela morreu com 95 anos e deixou muitas saudades.
    ---
    June, fica pra semana que vem. Eu te ligo
    ---
    AnaKoelho. Que delícia suas palavras. Volte sempre, a cozinha, a casa estão abertas, aos seus e todos os meus amigos também...

    ResponderExcluir
  7. Rosaly, seu blog já me fisgou na primeira visita! Pra mim, banana vai bem de tudo quanto é jeito, suada, frita, assada, no bolo e na feijoada. Mando uma receita do bolo de banana que a gente faz aqui em casa -- é só colocar todos os ingredientes no liquidificador:
    5 bananas (prata) maduras
    1 copo (requiejão) de farinha de rosca
    1/2 copo (requeijão) de óleo
    5 ovos
    1 copo (requeijão) de açúcar
    1 colher (sopa) de pó Royal
    Depois de assar, é só polvilhar com 1 colher (café) de açúcar e outra de canela.
    Fica bom demais!

    beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosaly!
    To montando o cardapio de um restaurante p/ uma amiga e lembrei de uma receita com banana maravilhosa e bem simples, que descobri numa viagem a Tailandia! Banana fresca picada em um caldo quente de leite de coco e com um pouco de acucar! Vou pesquisar qual e' a melhor banana que temos e as quantidades exatas e depois te passo a receita final!
    E' de chorar de emocao!
    (e o computador nao acentua, nem faz cedilha...)
    Bj

    ResponderExcluir
  9. ai eu amo bananas de td jeito em especial cozida,somente na agua,depois descasca coloca com queijo e canela.huuuuuuuuuuuuum uma delícia.tenho uma receita de bolo de bananas q é ótima depois envio.to saindo.

    ResponderExcluir
  10. huuuuuuuuum deve ser deliciosas essas bananas e bem saudaveis rosaly !!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Coloque um pouquinho de manteiga na frigideira deixe aquecer e coloque as bananas partidas ao meio de comprido deixe dourar, joque açucar por cima e vire as bananas, coloque um pouquinho de açucar de novo e canela. sirva com sorvete, ela bem quentinha, É muito bom.

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: