segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A bananeira


A bananeira é originária do sul da Ásia e da Indonésia, e se adaptou muito bem ao solo brasileiro. Seu fruto, a banana, é a fruta mais popular do Brasil. A banana tem alto valor nutritivo, rica em açúcar e sais minerais, principalmente cálcio, fósforo e ferro, e vitaminas A, B1, B2 e C. Como quase não tem gordura, é indicada nas dietas baixas em colesterol. Pode ser consumida ao natural ou usada nos mais variados tipos de prato: quentes ou frios, assados ou fritos. A banana deve ser conservada em lugar fresco e seco, fora da geladeira, pois perde o sabor e se deteriora com facilidade.

Existem cerca de 100 tipos de banana cultivadas. No Brasil, as mais conhecidas são:


Banana-nanica (ou banana-d’água, banana-da-china, banana-anã ou banana-chorona) - tem casca fina e amarelo-esverdeada e polpa doce, macia e de aroma agradável.


Banana-prata
- tem fruto reto, casca amarelo-esverdeada, de cinco facetas, polpa menos doce que a da banana-nanica, mais consistente e indicada para fritar.

Banana-da-terra


- achatada num dos lados, tem casca amarelo-escura, com grandes manchas pretas quando maduras, e polpa bem consistente; de cor rosada e textura macia e compacta, é mais rica em amido do que açúcar, o que a torna ideal para cozinhar, assar ou fritar.


Banana-maçã



- tem casca fina, amarelo-clara, e polpa branca, bem aromática, de sabor muito apreciado. Recomendada como alimento para bebês, muito usada amassada e misturada com aveia ou farinhas enriquecidas.


Banana-de-são-tomé - existem dois tipos: roxa ou amarela. São pouco apreciadas, devido à polpa amarela e ao cheiro muito forte. Recomendada para consumo cozidas, fritas ou assadas e para doces.




Banana-ouro - é a menor de todas as bananas. Tem forma cilíndrica, casca fina de cor amarelo-ouro, polpa doce, de sabor e cheiro agradáveis. É muito usada para fazer croquetes.


banana-pão - Essa é de São Tomé e Príncipe, é uma banana mais comprida, de casca verde . é Usada mais em culinária que comida como fruta. Com elas, muitas receitas são desenvolvidas e tem esse nome, porque muitas vezes, subsititui o pão: assada, cozida, frita, são algumas das formas de a fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: