O Quitandas de Minas, receitas de família e histórias foi feito com a legítima intenção de valorizar o que temos de precioso e raro (raro porque genuíno) em matéria de tradição, cultura mineira e gastronomia. Para tanto, reuni, na medida do possível, as autênticas receitas, feitas pelas mais autênticas quitandeiras.
Se Minas é famosa pelo Pão de Queijo, a cidade de Santa Bárbara, localizada entre Itabira e Mariana e que faz parte da Estrada Real e do Circuito do Ouro, terra do Presidente Afonso Pena, tem de tudo um pouco que mais representa Minas Gerais: tem mineiração, tem natureza exuberante com trilhas e passeios, tem igrejas centenárias com pinturas do Mestre Atayde e é também conhecida por seus apiários e pela produção de mel. Santa Bárbara é famosa pelo Pão de Mel, huuuuummm
E foi de lá que veio a receita do mais famoso Pão de Mel. E é essa receita que está na p. 101 do Quitandas de Minas:
Pão de mel Santa Bárbara, passado pela Marta Soares Fonseca.
De origem européia, elaborado com base de mel, farinha de trigo, chocolate, manteiga, especiarias e ovos, o pão de mel surgiu ao descobriram que o pão de especiarias poderia ser coberto com chocolate derretido e com isso prolongar o seu sabor e umidade. Essa receita foi-me passada pela Marta, da cidade de Santa Bárbara que desenvolveu a receita especialmente para um famoso apiário da cidade.
6 ovos
5 xícaras de farinha de trigo
1 ½ xícara de açúcar mascavo
1 ½ xícara de água
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de noz moscada
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de bicarbonato
400 g de mel
600 g de doce de leite
1 e ½ kg de chocolate ao leite para glaçar
Margarina para untar
Modo de fazer:
Bater as claras em neve e reservar. Bater o açúcar, a água e as gemas até virar um creme. Acrescentar pouco a pouco os ingredientes secos, alternando com o leite. Bater. Misture o mel. Acrescente as claras em neve misturando levemente. Levar para assar em forminhas* untadas em forno moderado. Desenformar ainda quente e esperar esfriar. Depois de frio, rechear com o doce de leite e glaçar com o chocolate derretido em banho-maria.
* as forminhas de pão de mel são diferentes das forminhas de empadas; as de pão de mel são retas e não afuniladas.
E lá em Santa Bárbara, ficaram tão lizonjeados com o fato da receita e sua história terem sido incluídas no livro, que até saiu no jornal DE FATO, da cidade.
Confira você mesmo: http://cms.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=331
ei! esta e a minha receita! rsssssss... eu faço esta mesma receita, sem o mel de Sta. Barbara... óbvio, há anos.
ResponderExcluiradoro!!!
costumo fazê-lo baixinho e não fofinho.
adoro pães de mel!! hummmmmmm
Eeeee santa barbara minha cidade ♡
ResponderExcluir