segunda-feira, 15 de junho de 2009

Pé de moleque

Pé de moleque

Junho é tempo de fogueira, quentão, quadrilha, broa de fubá, barraquinhas, canjica, pé de moleque, casamento na roça... as festas de São João, São Pedro e Santo Antônio, o santo casamenteiro, uai!


Ainda vou contar aqui a origem dessas festas, que vem de longa data, bem antes da chegada dos europeus pelas terras brasileiras. Mas isso fica para outro momento. Agora vou contar como esse pé de moleque da minha mãe ganhou fama internacional, ops, -modéstia é bom e faz parte, fama inter-estadual.

Sempre que ia a São Paulo encontrar a turma do Vozes levava esse pé de moleque, que minha mãe fazia especialmente. A turma fazia tanta festa que ele, o pé de moleque, acabou chegando aos estúdios da rádio Eldorado, para a Patrícia Palumbo e sua equipe e aos camarins dos artistas que viraram nossos amigos Ná e Dante Ozzetti, Ceumar, Alice Ruiz, Alzira Espíndola e muito mais gente!!!


Acabei fazendo da Giovanna Tucci pombo correio para levar um pacotinho para a PP (já que a Eldorado é no mesmo prédio do Estadão), depois da bela cobertura que ela fez do Festival da Quitanda e que você viu no caderno Paladar do Estadão.




Bom, a receita da minha mãe é essa:


2 rapaduras
2 latas de leite condensado
1 kg de amendoim inteiro, torrado e sem casca.
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de fazer:

Colocar num tacho de cobre as rapaduras picadas com um pouco de água e deixar até derreter. Mexer e ir acompanhado o ponto. Quando estiver no ponto de bala mole (pingar um pouco da calda em um pires com água fria. Juntar a calda com os dedos. Se o fizer com facilidade, formando uma bala mole, está no ponto).


Juntar o leite condensado e deixar ferver mais um pouco. Juntar o amendoim e bater até quase açucarar. Virar numa pedra mármore úmida, para não grudar. Cortar antes de esfriar.

E depois, comer e comer.. ai que delícia!!!

3 comentários:

  1. Q. maravilha de receita menina!
    Obrigada por dividí-la...
    Seu blog é 10!
    T++++!!!!!

    Ana.

    ResponderExcluir
  2. Hum, delícia mesmo! derrete na boca e a gente come sem parar... Bjus, June

    ResponderExcluir
  3. Esse eu conheço muito bem..... ô coisa dotosa!!!
    bjs kila

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: