quarta-feira, 24 de junho de 2009

Milho


E hoje é dia de São João, dia de pular a fogueira, dançar quadrilha, comer milho assado, canjica, pipoca, pamonha, cubu, (hummmm quanta delícia feita de milho!!) ...


... continuando o papo sobre as delícias das festas juninas, um dos principais ingredientes nessas iguarias tradicionais é o milho...

O milho é um dos três cereais mais consumidos na alimentação humana, constituindo um alimento tradicional da dieta de vários povos, principalmente os descendentes das civilizações asteca, maia e inca, que o reverenciam em rituais artísticos e religiosos. Os primeiros registros do cultivo desse alimento foram descobertos em pequenas ilhas do litoral mexicano e datam de cerca de 7.000 anos.


O nome do cereal (corn en inglês e maíz en espanhol, mais em alemão), de origem caribenha, significa o sustento da vida. Dificilmente se encontra um alimento que tenha tantas utilidades e seja presença tão constante no dia-a-dia de grande parte da população mundial.

O milho é rico em carboidratos, essencialmente o amido, o que o caracteriza como alimento energético, mas outros importantes nutrientes estão presentes, como os lipídios, as proteínas vitaminas, com destaque para a B1, a B2, a vitamina A e o ácido pantotênico, além dos minerais: fósforo e potássio.

Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras.

Pode ser consumido nos vários estágios de sua maturação: moído (fubá), socado, quebrado, como componente para a fabricação de balas, biscoitos, pães, chocolates, geléias, sorvetes, maionese e até na cerveja. Na fabricação dos pães é opção para portadores da doença celíaca por não conter a proteína glúten.


E onde você vai pular fogueira???

2 comentários:

  1. Fui pular a fogueira no Hospital, com os pacientes da Hemodiálise. Eu e minhas amigas,enfeitadas, rostos pintados, coloridas.As enfermeiras fizeram broa de pau a pique, bolo, pipoca,paçoquinha e nós cantamos músicas juninas para as pessoas que estavam em tratamento. E eles cantaram junto. Foi um São João diferente.Amanhã vamos de novo. Se você quiser vou passar minha poesia caipira de Santo Antônio pra você.Mas antes olhe meu email.Preciso falar com você.

    ResponderExcluir
  2. hummmmmmmm adoro milho!!!!!!!!
    num vejo a hora de fazer o pão de queijo do livro... rsss...
    tudo a ver com milho, né? rs

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: