quinta-feira, 3 de março de 2011

Doce de laranja da terra ou laranjada

Lá em casa tinha, que eu lembre, uma laranjeira de laranja da terra, que por causa das laranjas azedas, a gente nem olhava pra ela. Mas quando a maioria das laranjas amadurecia, a Dinha Lete, que era a grande cozinheira, doceira e quitandeira da família, fazia uma limpa no pé. Apanhava todas e se botava a prepará-las para uma laranjada de caixa, como ela falava. Não é um doce muito fácil de fazer, porque é demorado, mas traz o genuíno sabor das fazendas mineiras. Veja ai:

Tirei do caderno da Dinha essa receita de Laranjada, que também está no Quitandas de Minas, receitas de família e histórias:


Os ingredientes são os mais básicos: Laranjas da terra e açúcar.

Modo de fazer:

Descascar as laranjas, cortar em quatro, limpar, cozinhar e deixar curtir: colocar em água e ir trocando essa água até que saia o amargo (Isso leva uns dois dias). Depois da laranja curtida, passar em máquina de moer com o ferro mais fino. Medir a massa, sendo que para cada medida de massa colocar uma medida e meia de açúcar. (com menos açúcar não açucara tanto depois de pronto). Levar ao fogo mexendo sem parar. Quando aparecer o fundo do tacho, juntar caldo de uma laranja para cada quilo de açúcar usado. Tirar o ponto com a faca. Despejar numa caixa e ir cortando conforme a necessidade.

2 comentários:

  1. Oi Rosaly! Na minha casa de criança também tinha laranja-da-terra, minha mãe e minha avó faziam esse doce. Eram doceiras de mão cheia!
    Eu, depois de casada, cheguei a fazer esse doce em casa, mas a laranja com a casca já raspada (por aqui vende assim) e com 4 gomos.
    Um trabalhão de trocar água 4 dias e esperar o ponto por 2 dias. Mas fica gostosíssimo, sem amargo, e uma estrela de 4 pontas ......Fazia umas três dúzias de uma vez.
    Ai eu quero rsrs Mas não faço, agora só quero doce simplinho ........
    Visite meu blog, tá?
    http://turquezzavariedade.blogspot.com
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. muito bm gostei euma delicia

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: