sexta-feira, 18 de março de 2011

Águas de março - tempos de goiabas

Águas de março fecham o verão, águas de março trazem as enchente das goiabas. E nesse meio de março, em meio a terremotos e tsunamis no Japão, tive a oportunidade de ir pra roça onde moram os pais da Marilene, velha amiga.

Com desejos de um fogão à lenha, tive a chance de muito mais. Além do fogão à lenha onde se faz a comida do dia a dia, pude ajudar em todo o processo da feitura de uma autêntica goiabada cascão – caipira , como fizeram questão de realçar - : desde limpeza geral, que consiste em lavar, tirar os olhinhos, os bichos, partir e tirar o miolo, depois lavar um a um cada pedaço,
até a rapa final do tacho. Depois encher 11 potes de um quilo e mais uns 12 de meio quilo e outros tantos menores já que essa goiabada era para distribuir aos filhos e alguns amigos especiais da família.


Como já não tenho goiabeiras nos quintais, acabei ganhando um a parte das goiabas (as mais verdes) pra fazer um doce de goiaba em talhas no velho e bom fogão a lenha à minha maneira, sem tirar as cascas, sem pesar. Tudo no olho. Aprendi que, como as jabuticabas, também as goiabas soltam muita água na hora do cozimento, sendo assim basta um pouco d’água.


A receita da goiabada cascão é a seguinte: foram 30 quilos de goiaba limpa para 15 quilos de açúcar. Também foi incorporada à essa massa, os miolos, que são batidos no liquidificador e passados na peneira, para retirar as sementes.


Para o doce em talha, em calda: separei as goiabas mais verdes, tirei olhinhos e bichos, tirei o miolo (que foi incorporado à goiabada cascão). Limpei o tacho, com limão e sal como manda o figurino. E levei ao fogo a goiaba, com um pouco de água e açúcar. Cuidei para que a calda ficasse rala e retirei do fogo assim que percebi que estavam cozidas. Coloquei num vidro de boca larga e só coloquei a tampa, depois de bem frio.


Pronto: doses de vitamina C suficientes pra desclassificar o limão, também as vitaminas A e B1 e os sais minerais cálcio, fósforo e ferro, além do sabor incomparável dessa bem brasileira fruta.

6 comentários:

  1. Nossa deu água na boca, gosto também da goiabada em pasta! bjs

    ResponderExcluir
  2. Huuuuuummm! Deu mesmo água na boca.Quando será o festival de quitandas?

    ResponderExcluir
  3. Adoro goiabas! São maravilhosas (e deliciosas) as frutas BRASILEIRAS!!!!

    ResponderExcluir
  4. Anabela, não tenho a informação que pede. As goiababas ficaram realmente supimpa!

    ResponderExcluir
  5. Realmente Rosaly, deu água na boca!
    Vou fazer suco de goiaba amanhã no café da manhã!

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: