segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A uva

É época de uva, o fruto da videira, uma das plantas frutíferas mais conhecidas desde o período Neolítico. Há registro de cultivo da uva na região do Egito e Ásia Menor. Seu nome científico é Vitis vinifera L. e sua família botânica é a Vitaceae.

No Brasil, o cultivo da uva começou logo após o descobrimento pelos colonizadores portugueses que trouxeram mudas para a região São Vicente, em São Paulo. Depois, com a imigração italiana, novas espécies foram trazidas e cultivadas em regiões de clima aproximado das suas origens, principalmente na região sul. Mais tarde, verificou-se que elas poderiam ser cultivadas sobre altas temperaturas e condições do semi-árido brasileiro no Nordeste. Assim, surgiu a uva tropical de alta qualidade, saudável e extremamente doce.

As uvas são altamente energéticas. Possuem considerável teor de glicose e frutose, vitaminas, sais minerais, vitamina C e do complexo B e ácidos orgânicos e substâncias que ajudam a reduzir a pressão sanguínea, além de possuir compostos antioxidantes e anticancerígenos. O suco da fruta também combate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento, proporcionando grande benefício à saúde.

Podem ser consumidas in natura ou como sobremesa podendo ser utilizadas no preparo de doces, geléias, bolos, sorvetes, em saladas etc e claro como matéria prima essencial para o vinho. Mas isso já e assunto pra outra prosa.

3 comentários:

  1. Parabéns!
    O seu Blog é um bálsamo para o corpo todo!!!!
    Obrigado.
    Lau Baptista

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosaly,
    sou encantada pelo seu livro, assim como tudo que vem de Minas. Apesar de ser nascida no Rio Grande do Sul, minha mãe é mineira. E eu, como toda pessoa que conhece a cultura e a culinária mineira, sou uma apaixonada por essa terra.
    Adorei o blog e passarei a acompanhá-lo, até me inspirou, fiquei com vontade de criar um para poder dividir algumas de minhas receitas. Afinal só tenho 23 anos e hoje em dia é difícil achar pessoas na minha idade que tenha interesse nesse assunto para poder discutir, vou ter que apelar para a vida virtual. rsss
    Meus parabéns pelo seu trabalho, o seu livro é uma obra obrigatório para todas as pessoas que gostam de cozinhar.
    Beijos,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda, seja bem-vinda. Não é à toa que esse lugar aqui onde vivo tem o nome de Minas Gerais. Eu mesma, estou sempre descobrindo novidades e sei, ainda há muitas preciosidades a encontrar... volte sempre!

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: