quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Geleia de uva


Lá em casa sempre teve uma parreira de uvas, que eu nunca soube de qual variedade era. A parreira subia pelo telhado da garagem e as uvas eram meio azedas. A gente comia in natura, depois do almoço, ou a qualquer hora, mas sem muita paixão.

O que a gente gostava mesmo era, naquela época, de comprar uvas vindas do Sul, embaladas em caixas de 2 ou 5 quilos chegavam trazidas em grandes caminhões.

Os caminhoneiros anunciavam o produto pelo microfone: “uva, uva, graúdas e doces, novinhas diretas do sul, preço de ocasião”.

Essas eram mesmo doces, e variava de formato, textura, sabor. Cada carregamento trazia uma variedade diferente. O preço era mesmo bom e as vezes a gente comprava demais, então aproveitava para fazer geleia.

Essa receita também está no Quitandas de Minas, à página 156 e leva vinho do Porto.

Geleia de uva

2 kg de uvas pretas

2 xícaras de água

1 cálice de vinho do porto

Açúcar


Modo de fazer:

Colocar as uvas lavadas e ligeiramente amassadas numa panela com água. Deixar cozinhar em fogo brando até os caroços soltarem. Passar numa peneira e medir a massa. Para cada medida de massa colocar a mesma medida de açúcar. Acrescentar o vinho do Porto. Levar novamente em fogo brando em panela destampada, até dar a consistência de geleia. Colocar em vidro esterilizado. Guardar em local fresco e escuro.


2 comentários:

  1. Ter uma parreira de uvas em casa é um privilégio que maravilha!
    Essa geléia deve ser tudo de bom , e o sabor então, hummmmmmmmmmm!!!
    Valeu pela receita , boa d++!

    andreaquitutes.blogspot.com/

    bjs.........

    ResponderExcluir
  2. Ei Ros!!
    Que lindas as fotos das uvas, enchem a boca d'água. Tô comprando uva rosada aqui em Pelotas por 2,50 o quilo. óia que maravilha!! Bjus

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: