quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Gilberto Freyre, açúcar e manga


A Flip - Festa Literária Internacional de Paraty homenageou esse ano o sociólogo Gilberto Freyre (1900-1987), pernambucano que tratou a miscigenação e identidade nacional de forma definitiva para a história da literatura e sociologia brasileiras através dos livros Casa-Grande & Senzala (1933) e Sobrados e Mucambos (1936) e Açucar (1939).


No livro Assúcar , naquela época escrito assim mesmo, Gilberto Freyre se debruçou sobre as tradições familiares no preparo de doces, criou a sociologia do doce brasileiro a partir de receitas de bolos e doces do nordeste do Brasil, caracterizando nosso povo e demonstrando que nossa afeição pelos doces é herança recebida dos portugueses, claro com a contribuição das mãos africanas e das especiarias nativas utilizadas pelos índios.

Seu doce preferido era o coupe regional, uma mistura de cocada e sorvete de tapioca. A intelectualidade, claro, torceu o nariz. Como um sociólogo vai escrever sobre bolos e quitutes? Houve até quem dissesse que o autor de Casa-Grande & Senzala era um sociólogo de alfenin – em referência ao doce preparado a base de clara de ovo e açúcar.

O sociólogo afirma que o açúcar moldou nosso jeito de ser e nossa alma e completou: Sem açúcar não se compreende o homem do nordeste.


Durante os séculos 16 e 17, Pernambuco foi o maior produtor mundial de açúcar. E atualmente o Brasil, é um dos maiores exportadores de manga, ficando atrás apenas da Índia e do México. Sua produção anual é estimada em mais de 1 milhão de toneladas. O maior estado produtor é justamente Pernambuco, seguido por Bahia e São Paulo. Foi por isso que fiz aqui essa junção de Gilberto Freyre + Açúcar + Manga, já que essa fruta maravilhosa está entrando na safra.

Deixo então do livro Açúcar de Gilberto Freire, a receita do Doce de Manga tal qual ele escreveu, sem
nada de complicação.

Doce de manga
Descasca-se a manga e corta-se em talhadas. Faz-se um mel ralo
(calda) põem-se dentro as talhas, que se levam ao fogo para fazer o doce. Quando o mel se mostra em ponto de fio brande o doce está pronto.



Volto com mais manga, já que são tantas as variedades e tão saborosas e nutritivas.

4 comentários:

  1. Rosaly,

    que história interessante... adoro receitas que são tradições familiares...

    tudo um encanto por aqui !!!

    A noite fica muito mais gostosa quando a gente encontra um blog lindo como o seu prá curtir...

    Vai ser a maior alegria te receber lá no nosso MIMO CHIC... um lugar cheio de surpresas, dicas e alegrias !!!

    Hug,

    Sol & Lulú

    P.S.: Estamos te seguindo !

    ResponderExcluir
  2. Bom saber disso. Voltem sempre. Se está descobrindo agora, voltem, tem muita coisa pra trás também... sejam bem-vindos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosaly,
    sou orgulhosamente mineira de São João del Rei,e achei seu blog procurando por receita de licor de jabuticabas.
    Tô encantada,eita blog gostoso, parece conversa de cumadre na cozinha...rsrsrsrs
    Bjos e paz
    Lilian MG

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI DESSE BLOG;PQ PRECISEI PARA UM TRABALHO DE SOCIOLOGIA,E DESCOBRI QUE SOCIOLOGIA É MUITO IMPORTANTE E INTERESSANTE.PARABÉNS!

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: