Cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A.
Um recadinho para quem cozinha: nunca se deve descascar a cenoura, porque é justamente a casca sua parte mais nutritiva.
Crua, ralada e bem lavada, "dona" cenoura limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores; seu suco ou caldo concentrado, adicionado ao mel é ótimo para curar bronquite; é indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite.
De todas as mil e uma maneiras que podemos consumir a cenoura, deixo aqui uma das receitas que você encontra também no Quitandas de Minas, receitas de família e história, livro que deu origem a esse blog e que pode ser encontrado nas boas livrarias da sua cidade. Também pela internet, claro.
Essa receita foi-me dada pela Tia Ana Rita, que também preparou essa rosca para ser fotografada pelo Pacelli Ribeiro, que fez todas as fotos do livro.
Rosca de cenoura
2 cenouras grandes
3 ovos
1 colher de manteiga
1 colher de óleo
1 e ½ xícara de açúcar
100 g de fermento biológico
1 copo de leite morno
1 pitada de sal
Para fazer é super simples, como quase todas as receitas desse livro. Primeiro, bater bastante, os ingredientes no liquidificador. Despejar numa vasilha, acrescentando farinha de trigo e mexer com as mãos, sovando, até desprender das mãos. Deixar crescer. Fazer as roscas e deixar crescer novamente. Levar para assar em forno médio.
Se você fizer, me avise. Vou querer saber se você aprovou!
Parabens pela receita, super nutritiva. Bj Priscila
ResponderExcluirExecutando sua receita aqui em casa, em Socorro (SP). Abraço!
ResponderExcluir... e ficou: muito boa!
ResponderExcluirColoração amarelo intenso (usei ovo caipira), imperdível.
Essa rosca é deliciosa mesmo, Paulo. Gosto muito também da de moranga. Adoro! Abraços,
ResponderExcluir