domingo, 15 de novembro de 2009

Rosca de cenouras

Não sei se você sabia, mas a cenoura contribui para aumentar a imunidade do nosso organismo combatendo as infecções. E porque tem fibra solúvel, "dona cenoura" contribui para diminuir o colesterol no sangue, minimizando riscos de derrames, promovendo o equilíbrio do corpo.

Cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A.

Um recadinho para quem cozinha: nunca se deve descascar a cenoura, porque é justamente a casca sua parte mais nutritiva.

Crua, ralada e bem lavada, "dona" cenoura limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores; seu suco ou caldo concentrado, adicionado ao mel é ótimo para curar bronquite; é indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite.


De todas as mil e uma maneiras que podemos consumir a cenoura, deixo aqui uma das receitas que você encontra também no Quitandas de Minas, receitas de família e história, livro que deu origem a esse blog e que pode ser encontrado nas boas livrarias da sua cidade. Também pela internet, claro.


Essa receita foi-me dada pela Tia Ana Rita, que também preparou essa rosca para ser fotografada pelo Pacelli Ribeiro, que fez todas as fotos do livro.

Rosca de cenoura

2 cenouras grandes

3 ovos

1 colher de manteiga

1 colher de óleo

1 e ½ xícara de açúcar

100 g de fermento biológico

1 copo de leite morno

1 pitada de sal

Para fazer é super simples, como quase todas as receitas desse livro. Primeiro, bater bastante, os ingredientes no liquidificador. Despejar numa vasilha, acrescentando farinha de trigo e mexer com as mãos, sovando, até desprender das mãos. Deixar crescer. Fazer as roscas e deixar crescer novamente. Levar para assar em forno médio.

Se você fizer, me avise. Vou querer saber se você aprovou!

4 comentários:

  1. Parabens pela receita, super nutritiva. Bj Priscila

    ResponderExcluir
  2. Executando sua receita aqui em casa, em Socorro (SP). Abraço!

    ResponderExcluir
  3. ... e ficou: muito boa!
    Coloração amarelo intenso (usei ovo caipira), imperdível.

    ResponderExcluir
  4. Essa rosca é deliciosa mesmo, Paulo. Gosto muito também da de moranga. Adoro! Abraços,

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: