segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cenouras

Como me esbaldei com as jabuticabas esse ano! Uau! Ano que vem tem mais!

Então, me dedico agora a um dos alimentos mais presentes na nossa mesa. A criançada adora porque ela é colorida, gostosa, versátil, nutritiva e muito mais. Com prazer, apresento a "senhora cenoura"!

Originalmente, as cenouras (Daucus carota), apareciam com cores púrpura, branca e amarela e já eram apreciadas desde a antiguidade, por afegãos, gregos e romanos - cultivadas na região do Mar Mediterrâneo e usadas como planta medicinal. A cenoura laranja, como conhecemos, foi desenvolvida na Holanda, no século XVI, como tributo a Guilherme I de Orange durante a luta de independência da Espanha. Pelos povos de raça indo-germânica é conhecida como mel subterrâneo.

Campeã em vitamina A, "dona" cenoura é rica em betacaroteno, substância responsável pela coloração alaranjada e por manter o bom estado da pele, ossos, cabelos e mucosas. O betacaroteno ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão e é poderoso antioxidante e anticancerígeno. Além dessa substância, a cenoura contém muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo; e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.

A cenoura funciona como laxante, sendo que seu suco combate a prisão de ventre, favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bile, ajuda na cura da icterícia. É também um bom remédio para as enfermidades dos brônquios e pulmões.

--------------------------
Volto falando mais da nossa querida "dona" cenoura!

Um comentário:

  1. Olá,
    vim conhecer o seu blog e fiquei de boca aberta diante de tantas novidades feitas com cenoura. Que legal, visto o tanto de benefícios que a cenoura exerce em nosso organismo.
    O bolo de cenoura eu já conhecia, mas, o bolo que também leva banana, essa eu nem imaginava. Vou experimentar, com certeza.
    Um abraço

    Sol

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: