quarta-feira, 12 de maio de 2010

Biscoito de amendoin da Carmem


Desde quando estava produzindo o livro Quitandas de Minas, receitas de família e histórias, lá pelos já idos 2006, tinha para mim que os biscoitos de polvilho, de amendoim, araruta, queijo, laranja, bicarbonato, maisena seriam o elenco principal do livro.

O livro foi feito, organizado. Depois produzimos as fotos, a família toda dando conta de preparar cada quitanda, os doces, os paninhos, as travessas, as flores, a mesa, tudo com a maior autenticidade possível, como é de fato. O único problema foi que tivemos de fazer tudo em dois fins de semana, para que o grande fotógrafo Pacelli Ribeiro registrasse tudo. E o livro ficou pronto.

Tempos depois, percebi que a receita do Biscoito de amendoim, que a Carmem me deu, num dia de feira acabou escapando do livro. Mas o tal biscoito não escapou das lentes espertas do Pacelli Ribeiro, nem muito menos das nossas bocas, evidentemente.


Biscoito de Amendoim , da Carmem, que mora em São Brás do Suaçui e todo sábado está em Congonhas com seus balaios de quitanda.


1 kg de farinha de trigo
250g de açúcar cristal
3 ovos
250g de amendoim torado e moído
150 g de manteiga
1/2 litro de leite
canela

para a calda:
1/2 kg de açúcar cristal para a calda

+ 1 kg de açúcar refinado e canela


No liquidificador, bater bastante o leite, o açúcar, a manteiga.Numa outra vasilha, coloque a farinha, o amendoim e a canela. Junte as duas misturas. E misture bastante até obter uma massa homogênea e firme para enrolas os biscoitos. Fazer os biscoitos e levar para assr em forno pre aquecido quente. Fazer a calda com o açúcar deixando o ponto de fio. Depois de frio os biscoitos, passar cada biscoito nessa calda e enfarinhar com o açúcar e canela.

a foto da Carmem é minha, feita em sua casa. A dos biscoitos é do Pacelli e a renda turca, do paninho foi feita pela Tia Cecy, que já virou estrela há tempos. O bule e a canequinha são da Tia Imene.

14 comentários:

  1. Bela história, belo blog, belo livro. Parabéns! Com esse livro você realmente valoriza quem faz o melhor, quem é autêntico, não quem quer a fama.
    Sucesso a todos. Parabéns mais uma vez a você que nos trouxe tão lindo e saboroso trabalho.
    Vou voltar sempre aqui. Abraços, Verônica

    ResponderExcluir
  2. Como faço para comprar esse livro?
    bjos,
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Você encontra nas boas livrarias e também pela intenet. É só pesquisar pelo título do livro, ou pelo meu nome. Abraços, Rosaly

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosaly!
    Sou apaixonada por bolos, pães e biscoitos caseiros. Quero experimentar essa receita, mas fiquei com uma dúvida: não está faltando o fermento? E qual a quantidade de canela que coloca na massa?
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. OI Valéria, não está faltando fermento não. Quem me garantiu foi a Carmem. A canela? Usa sua intuição, nem muito nem pouco. Lembre-se que canela é um tempero, tudo depende também do quanto você gosta daquele saabor. Me conta, quando fizer. bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Estou levando uma imagem emprestada, ok? Seu blog é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Rosaly,

    Acabei de fazer os biscoitinhos, mas preciso alertar que não usei meio litro de leite, mas sim a metade da quantidade (250 ml). Para esta medida de leite, usei quase 1 kg de farinha de trigo. Ainda assim, não ficou firme o bastante, mas suficiente para enrolar. O biscoito ficou do jeito que eu imaginava. Não achei que fosse fazer tanto sucesso com meu menino, que logo depois da janta, já comeu uns 8 biscoitos. Teria comido mais se eu não tivesse alertado pra problemas de saúde futuros. E olha que eu nem coloquei a calda com o açucar. Senão aí é que acaba duma vez mesmo, e a minha intenção não é essa. Obrigada pela receita!

    Emilia

    ResponderExcluir
  8. Oi Emilia, agradeço pelos seus comentários. Cozinhar é isso, usar da sensibilidade e apurar a receita, que claro, sempre varia. A Carmem, quando encontro com ela,diz: pode passar a receita, mas avisa que cada um tem que colocar um pouquinho do seu amor, senão nada dá certo. Sabedoria da Carme.

    ResponderExcluir
  9. vou fazer esse biscoitinho deve ser muito bom.............

    ResponderExcluir
  10. Nossa sou de são Do Suaçui .... saudades desse lugar gostoso...e cheio de pessoas bacanas...olha isso, que receita mara....Carmen onde encontro vc nessa cidade, vou ai todo ano, vc deve até conhecer minha familia...bjs...de Simone.

    ResponderExcluir
  11. Oi. Gostei da receita e vou experimentar. Só gostaria de saber onde entram os ovos. Parabéns pelo blog. Obrigada Déborah

    ResponderExcluir
  12. os ovos??? Uai, na massa, junto com a manteiga, o açúcar, o leite... coloque no liquidificador, que ele fica bem batidinho, sem deixar cheiro.

    ResponderExcluir
  13. adoro biscoitos caseiros vou experimentar

    ResponderExcluir
  14. E eu pesquisando pelos outros biscoitinhos deliciosos que amo,achei esse de amendoim, nem sabia que tinha.pois é, vou experimentar, devem ser deliciosos.

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: