terça-feira, 18 de maio de 2010

Abóbora ou moranga


A abóbora é uma planta da família das Cucurbitáceas (a mesma do chuchu, da melancia, do melão e do pepino); tem caule rasteiro ou trepador. Como são muito variadas, algumas variedades vieram do Oriente Médio, outras são originárias das Américas.

De alto valor nutritivo, a abóbora é rica em beta-caroteno, vitamina A tem alto teor de óleo vegetal insaturado, indispensável à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, evita infecções e ainda auxilia o crescimento. Possui niacina, que faz parte das vitaminas do Complexo B, que tem a função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo. Também é rica em sais minerais como cálcio e fósforo, que participam da formação de ossos e dentes, na construção muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos. Apresenta pouca gordura e muitas fibras.

A abóbora, cultivada em todo o mundo, fornece polpa e sementes comestíveis. É indicada para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. Laxativa e diurética, ajuda na recuperação de enfermidades agudas do aparelho digestivo, especialmente inflamações dos intestinos e nas inflamações dos rins. Crua ou cozida serve como cataplasma para ajudar na cura de ferimentos, picadas de insetos, queimaduras leves e furúnculos. São usadas no preparo de receitas doces e salgadas doces, sopas, refogados, suflês, nhoques, pão, bolos, purês, sorvetes; compõe, bem, cozidos, feijoadas, assados. Crua e ralada é usada em saladas leves e saborosas.

As flores temperadas, passadas em farinha e fritas, são tidas como iguaria, enquanto folhas novas, brotos e gavinhas, chamados cambuquira, são usados em refogados ou no preparo de uma sopa de milho bem brasileira.

Suas sementes são tidas como potentes vermífugos, que agem principalmente contra a tênia (solitária) e para isso devem ser utilizadas frescas, sem a película que as cobre, moídas e misturadas com açúcar. Elas são boas também contra náuseas em geral e vômitos de gestantes.

Na hora da compra, deve-se escolher abóboras de casca firme, sem rachaduras ou partes moles. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura é melhor deixá-la na geladeira onde pode durar de 3 a 4 meses.

O período de safra vai de janeiro a agosto e eu volto com receitas feitas a partir dessa delícia.

Um comentário:

  1. Olá Rosaly muito prazer, vc nem me conhece e to entrando por aqui assim sem vergonha né?

    te escrevo pq não resisti e quero parabenizar seu blog, a maneira como escreve parece textos da infância, causos de cidade do interior, parabéns.

    quero saber como faço p/ obter seu livro.

    sou produtora cultural e amo culinária, sempre vivo envolvida nas minhas receitas e qdo sentei hj aqui na frente desta máquina tecnológica não imaginava que iria conhecer seu mundo, nossa que mundo legal, cheio de histórias, lição de vida, muitas vezes senti vontade de chorar qdo vc se refere nos textos as pessoas que foram embora como o caso do seu amigo que se foi no avião...e outras mais.

    sou paraibana, moro em SP e quero manter contato com vc, vc é realmente uma luz, uma estrela.

    volto no tempo das minhas histórias e quem sabe tb um dia conseguirei te contar alguns causossssss...hehehe

    bem vou me despedindo pq não quero abusar do seu tempo, vamos manter contato

    Muito Prazer

    um grande beijo no seu coração, muito bom encontrar vc e seus textos atravcés desta tela tão fira e tão distante e ao mesmo tempo tão perto.

    --
    Soraia Savitri
    Produtora Cultural

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: