terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Propriedades do milho

O milho é um dos três cereais mais consumidos na alimentação humana, sendo um alimento tradicional da dieta de vários povos, principalmente os latino-americanos, descendentes dos maia, asteca e inca.

É rico em carboidratos, essencialmente o amido, o sendo pois um alimento energético. Outros importantes nutrientes estão presentes, como os lipídios, as proteínas, as vitaminas, com destaque para a B1, a B2, a vitamina A e o ácido pantotênico, além dos minerais: fósforo e potássio.

Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, ponto para o milho!

Pode ser consumido nos vários estágios de sua maturação, desde bem macio e verde, até bem maduro: moído (fubá), socado, quebrado, como componente para a fabricação de balas, biscoitos, pães, chocolates, geléias, sorvetes, maionese e até na cerveja.

E além disso tudo tem uma vantagem sobre os outros cereais, por não conter glúten, é ótima opção para portadores da doença celíaca, podendo ser usado sem problemas na fabricação dos pães, bolos, etc.

--------------
por enquanto é só, mas eu volto com mais histórias e mais receitas...

Um comentário:

  1. meu marido ganhou um litro de mel de milho, e ñ sei como cosumi-lo pois ele ñ é gostoso com o mel de abelha, ñ sei em que usa-lo, elguem sabe?.

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: