domingo, 31 de janeiro de 2010

Mingau de miho verde

Fim de semana fui pra Congonhas, como sempre faço. Entre uma conversa, sempre entrecortada, e outra da família, meu irmão veio com a novidade que o caseiro do sítio disse que o milharal já está com as espigas quase no ponto de mingau. E minha mãe, foi logo dizendo que não havia novidade. Ela já havia percebido as espigas inchando, os milhos aflorando, e que não era pra descuidar: o milharal foi plantado de meia. Achei engraçada a história! Ela de olho no milho, eu já salivando só de pensar na iguaria.

D. Maria Zélia faz um mingau de milho verde de dar água na boca e nessa altura do campeonato, já está com as mãos, as bacias, o tacho e a colher de pau e as travessas no jeito pra fazer o doce, que ela costuma distribuir pela vizinhança, as tias, algumas amigas .... E ai dela se faz e não guarda um pote pra mim...

Essa receita dela eu já tinha muito antes de pensar em fazer o Quitandas de Minas, e já experimentei muitas vezes. O tacho de cobre que comprei em Cachoeira do Campo, nas minhas idas pra Ouro Preto, era especialmente pra fazer mingau em BH mesmo.

foto do Pacelli Ribeiro, no Quitandas de Minas,
receitas de família e histórias


Mingau de milho verde


6 espigas de milho
1 litro de leite
1 pitada de sal
Açúcar a gosto
1 colher (chá) de canela em pó



Modo de fazer:

Cortar os grãos das espigas e moe-los no liquidificador com água. Depois passar na peneira para tirar o suco umas duas vezes, espremendo o bagaço com as mãos. Levar ao fogo brando, preferencialmente num tacho de cobre. Juntar o açúcar e o sal e canela em pau e ir mexendo até encorpar. Adicionar o leite até dar o ponto, a gosto, mais mole ou mais firme. Continuar mexendo até o mingau adquirir um brilho especial dourado, ou melhor, até o "milho perder o sabor de cru" (que é o ponto de tirar do fogo). Provar o tempero e adicionar mais açúcar ou sal, se for conveniente. Virar em tigelinhas ou pirex e polvilhar canela em pó.

... e olha ai a canela de novo!!

4 comentários:

  1. sinto o cheiro daqui de casa...se computador tivesse cheiro..né?..rssss..adoro mingau de milho..bjus

    ResponderExcluir
  2. Eu amo mingau de milho eu chamo de curau é uma coisa de minha infancia que nuca vou esquecer.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. estou com uma plantação enorme......e já estou fazendo nesse momento o minguau, AMO de paixão.....

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro mingau não resisto em tomar qndo vejo um na minha frente.

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: