domingo, 1 de março de 2009

.. um pouco de história

Nasci em Congonhas, Minas Gerais. O início do povoamento da cidade ocorreu por volta de 1700, quando portugueses se instalaram na antiga Vila Real de Queluz, atual Conselheiro Lafaiete, e passaram a buscar, em volta do rio Maranhão, outras localidades prósperas para a exploração do ouro.

A escolha do nome Congonhas se deve a abundância em seus campos da planta conhecida como Congõi. Em 1948, ocorreu uma simplificação do nome que então se chamava Congonhas do Campo sendo reduzida para Congonhas.

Em agosto de 2003, foi realizado um plebiscito na cidade para averiguar o desejo dos moradores para retornar às origens com o nome de Congonhas do Campo, denominação essa mais popular em outras regiões do Brasil, mas 85% dos eleitores votaram para manter o nome atual de Congonhas.
A congonha

24 de janeiro - Alto maranhão, distrito da cidade
A congonha é uma erva medicinal encontrada em toda a região próxima à cidade de Congonhas. Do tupi Congõi significa o que sustenta, o que alimenta.


O chá das folhas de congonha tem propriedades anti-inflamatória, diurética e calmante.
Segue uma receita do chá:
150 g de açúcar cristal
Um punhado de folhas secas de congonha
1 litro de água filtrada

Levar ao fogo em uma panela, o açúcar para fazer uma calda, acrescente as folhas e água. Desligue ao ferver. Tampe para apurar o sabor. Coe e sirva quente ou gelado.


José Félix Junqueira, ou como é mais conhecido Zezeca, me deu esta receita e me disse que a "do costume" da casa dele: é o chá de congonha caramelado.

As medidas são essas:

1 xícara de açúcar
½ xícara de folhas de congonha secas e picadas
1 litro de água

E ele faz assim:
Colocar numa vasilha o açúcar misturado com as folhas de congonha secas e picadas. Mexer até dourar. Antes de começar a queimar, acrescentar um litro de água fervente, mexendo até desmanchar o açúcar. Desligar ao ferver. Coar e servir quente ou gelado. E pode ser guardado na geladeira por até 10 dias.-----------






2 comentários:

  1. quero ver mais fotos da folha congonha do campo

    ResponderExcluir
  2. Procure no google imagens. No momento não tenho disponível mais imagens! o nome da planta é congonha, congonha do bugre...

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: