domingo, 8 de março de 2009

comentário da Cíntia vira post outra vez


comentário da Cíntia dá mesmo é um post:

"Rosaly, muito bom ler o seu blog. Dos doces para os chás, com um Junqueira que deve ser meu parente porque Junqueira é um ramo só de alguma árvore perdida no tempo que deixou semente espalhada por todo o canto da nossa terra. Bom saber de Congonhas, das histórias e dos chás. Minha primeira experiência no fogão, que cavei no barranco, foi chá de alfavaca colhida no pasto. E da goiaba, essa fruta que dá o doce mineiro mais tradicional que é a goibada, aliada de um queijo branco, um belo par romântico,um Romeu e Julieta, como se diz por aqui. Quer coisa mais gostosa? Minha avó preparava uma compota de goiabas bem grandes, escolhidas. Deixava apurar bem e escorria numa peneira. Com as sementes coadas fazia uma geléia firme. Recheiava cada metade das goiabas dobrando ao meio para fechar. Passava no açúcar e colocava na peneira sobre palhas de milho e deixava no sol para secar,em cima do muro, virando com cuidado de hora em hora. Coitada, as goiabas sumiam misteriosamente e quando ficavam prontas eram tão poucas e disputadas que ela sempre prometia fazer mais no próximo ano mas a história se repetia sempre e se repetiu comigo recentemente. Como só tenho uma goiabeira no meu quintal, todo dia colho um punhadinho, descasco, tiro a semente, peso e guardo no congelador. Quando termina a safra, descongelo e dá pra fazer uma goibada, enchendo a caixeta. Depois posso mandar as medidas certas e uma foto por email da caixeta de madeira. Estava com saudades de falar com você."


Oi Cíntia, eu também estava te achando meio sumida. As goiabeiras lá de casa estão com muito bicho esse ano e bem pequenas. É uma pena, porque a geleia de goiaba é uma das mais saborosas. Lá em casa a Tia Cecy fazia a geleia só com a polpa, a parte que fica as sementes. Ela botava tudo pra cozinhar e depois passava na peneira. Com a casca da goiaba se fazia a goiabada cascão. Olha, manda sim as medidas. Essa sua técnica de ir congelando é bem interessante. Um abraço de comadre, (acho que já somos).


Na foto, tai a Cíntia mexendo o tacho. Que doce era esse que você fazia, Cíntia?

--------------------------

E hoje é o Dia Internacional da Mulher. Parabéns a todas as mulheres que lutam pela sua dignidade, autonomia e liberdade, na companhia dos homens, claro. Com eles é tudo mais divertido e prazeroso, desde que o respeito esteja em primeiro lugar!

Parabéns aos homens que bem souberam escolher suas mulheres!

E tem uma crônica que escrevi lá no site: SaborearBH um site com muitas dicas super saborosas, hummmmmmm...

--------------------------

2 comentários:

  1. que legal é a cíntia!
    toda vez que venho em seu blog fico com fome! rs

    hoje fiz um post também sobre o dia internacional da mulher no blog que estreei ontem (finalmente)! http://paraqueeumelembre.blogspot.com/
    parabéns, queria rosaly!

    bethânia.

    ResponderExcluir
  2. Goiabada, uai...e bicho de goiaba é limpo, como dizia minha tia Tá.
    Está assim no meu livro "No calor do fogo e da alma mineira" a receita de goiabada, da Dona Mulata que se chamava Ernestina.
    Para cada Kg de goiaba
    0,600gr de açúcar cristal
    Para o miolo
    1 medida de miolo já passado na peneira para 1/2 medida de açúcar
    Modo de fazer:
    Descasque as goiabas(ou deixe as cascas), tire os pretos,corte ao meio e retire as sementes.Pese as goiabas antes de lavar. Lave, pique em pedaços pequenos,coloque no tacho de cobre para cozinhar com um pouco d'agua e um pouco do açúcar.Quando estiverem cozidas e a água tiver secado, acrescente o miolo peneirado.Deixe ferver por uns minutos, acrescente o açúcar restante referente as goiabas e ao miolo, na proporção indicada. Mexa o tempo todo com colher de pau de cabo comprido, porque espirra muito. Quando aparecer bem o fundo do tacho, tire um pouco na ponta da faca, espere esfriar e ponha nas costas da mão. Se não grudar, retire o tacho do fogo, bata um pouco com a colher de pau e despeje na caixeta ou numa forma forrada de papel impermeável.
    É assim que estou fazendo ai neste retrato.

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: