terça-feira, 17 de maio de 2011

Gelado de limão


Aproveitando a safra e os baixos custos do limão, vamos a ele: Limão, parente próxima da laranja, é o fruto do limoeiro. Originário do sudeste da Ásia, era desconhecido para os antigos gregos e romanos. Foi trazido pelos árabes para a Europa, de onde se espalhou.

No século XVIII foram utilizados pela marinha britânica para combater o escorbuto, mas somente 1928 obteve aval científico que confirmava a grande presença de ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C, que combate essa e outras doenças.

No Brasil, popularizou-se durante a Gripe Espanhola, por volta de 1918, quando atingiu altos preços. Atualmente é uma das frutas mais conhecidas e utilizadas no mundo.

Rico em vitamina C, contém altas taxas de vitaminas do complexo B, vitamina A e sais minerais, como ferro, magnésio, potássio e fósforo. Suas aplicações na vida doméstica são inúmeras como produtos de limpeza, afugentador de insetos. Também é utilizado em fitoterapias. Como alimento é matéria prima para sucos, sorvetes, molhos, aperitivos, licores etc e tudo o mais que a imaginação permitir.


Uma receita básica e muito gostosa, para aproveitar a safra, lembrando que limão também ajuda em processos de emagrecimento:

Gelado de limão:
4 colheres (sopa) de suco de limão
1 envelope de gelatina em pó (sem sabor)
3 colheres (sopa) de adoçante em pó
1 pote de iogurte desnatado

Hidratar a gelatina com 3 colheres de água e levar ao fogo em banho-maria até amolecer. bater no liquidificador a gelatina, o iogurte, o suco de limão e o adoçante até ficar homogêneo. Distribuir em taças individuais (dá duas taças) e levar para gelar até endurecer. Quando for servir, decorar com raspas de limão.

3 comentários:

  1. Esta menina dá aulas de bom comer e beber. Amo limonada suiça e caipirinha hahaha, como mineira boa, mas não sabia tudo isso. Obrigada por nos embebedar de cultura.

    ResponderExcluir
  2. desidratar ou hidratar a gelatina?

    ResponderExcluir
  3. a gelatina vem seca, ou desidratada, que é quando está seca, sem água. hidro=água.
    Para hidratar é o contrário: colocar na água.

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: