quarta-feira, 25 de maio de 2011

Biscoito de laranja


As laranjas estão ai para nos trazer vitamina C e dar o frescor dos tempos frios e secos. Adoro laranja nessa época! E por acaso, vasculhando cadernos antigos de receitas achei esse biscoitinho que é fácil de fazer e também delicioso.
Bom pra acompanhar um café, passado na hora.

Lembro que essa era uma das variedades que a Dinha fazia montão e guardava nas velhas latas de biscoito. Ô delícia lembrar dessas coisas também. Segue a receita, numa medida menor , reduzida, já que a gente hoje em dia nem tem mais aquelas enormes latas de guardar biscoitos e nem tem aquela mesa grande, comprida, que tinha na casa da vovó. Receita adaptada para os dias atuais.

Biscoito de laranja

6 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos
3/4 xícara de manteiga
1 xícara de açúcar
suco de 1 laranja
raspas da laranja
óleo ou manteiga para untar o tabuleiro
1 pitada de sal

Bater as claras em neve. Depois misturar as gemas, a manteiga e o açúcar. Bater bem. Colocar o suco de laranja e as raspas. - Prefira laranja seleta ou outra ácida-. Acrescentar a farinha de trigo, o fermento e a pitada de sal. Misturar tudo e amassar com as mãos até que a misture fique homogênea e começa a se soltar da tigela.
Com a massa, faça rolinhos e pique em pedaços de aproximadamente 2,5 cm, ou faça rolinhos mais finos e depois trance, que também ficam interessantes. Depois, é só colocar em tabuleiro untado e levar para assar em forno médio pre-aquecido, até dourar.

3 comentários:

  1. Esse eu vou fazer aqui!!! ˆˆ

    ResponderExcluir
  2. Amo tudo que leva laranja,obrigado por essa receita tao delicada...
    beijos

    ResponderExcluir
  3. eu vou fazer!
    Alguém sabe da historia do biscoito de laranja?
    é para um trabalho meu.

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: