terça-feira, 31 de maio de 2011

A cebola

Estamos também na safra de cebola, alimento rejeitado por muitos, mas de grande valor nutricional e medicinal.

A cebola (Allium cepa L.) é originária do centro da Ásia. Foi trazida para as Américas pelos seus primeiros colonizadores, chegando ao Brasil a partir do Rio Grande do Sul.

A cebola apresenta efeitos medicinais como antioxidantes, antiinflamatório, protetor cardíaco, analgésico, antialérgico, anticâncer, antidiabético, antiúlcera, devido a presença de diversas vitaminas e abundantes sais minerais como enxofre, fósforo, silicatos, ferro, cálcio, iodo, sódio, magnésio e flúor.

O suco de cebola mata os micróbios graças ao seu grande poder desinfetante e curativo.

Comer cebola crua, especialmente crua, é um meio de se proteger contra enfermidades infecciosas. Base dos temperos, a cebola combinada oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos, incluive quitandas, roscas, pães etc.

Auxilia nas defesas do organismo eliminando substâncias tóxicas através dos rins, por ser diurética. É indicada para abrir o apetite, regulariza enfermidades do estômago, é ótima contra prisão-de-ventre, inchaços, problemas de pele, garganta, ossos intestino.


A cebola faz chorar porque ao ser cortada libera um gás que produz um ardor. Em resposta a esta irritação, as glândulas lacrimais entram em ação para diluir e lavar a irritação. Para reduzir a libertação do gás é recomendável molhar as mãos e a cebola antes de cortá-la ou deixá-la na geladeira antes de cortá-la. O cheiro das mãos poderá ser eliminado com limão.


Eu volto com uma receita deliciosa feita tendo a cebola como base. Você volta também para conferir! ;-))

2 comentários:

  1. Eu adoro cebola, adorooo...
    Abraços.

    Silmara
    casaefogao.blogspot.com
    fundoseatelie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Coloco cebola em quase toda receita salgada que faço pra mim ela é indispensável.

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: