domingo, 28 de novembro de 2010

Arroz doce de Santa Bárbara

Quando estava fazendo minha pesquisa para a feitura do Quitandas de Minas recebi da amiga Marli Bicalho, de Santa Bárbara, uma apostila que ela e outras professoras fizeram com alunos das quartas séries do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dom Bosco.

A iniciativa é super louvável porque além de resgatar sabores da região, valoriza as famílias das crianças e a auto-estima da comunidade, preserva costumes, sabores e memórias, além de aguçar nas crianças a vontade de descobrir e apreciar as texturas e gostos dos alimentos. Isso tudo além de resgatar as histórias da elaboração de cada um dos pratos apresentados.

Essa receita recolhida pela Marli veio da Rita Carneiro Araújo, conhecida como d. Nenen. No seu relato, ela diz que a receita traz lembranças da mãe, que fazia arroz-doce todo domingo num tacho enorme e que era servido à família (ela, d. Nenem e seus 16 irmãos) depois da missa. Isso lá em Santa Bárbara. A receita é uma das quase 400 do Quitandas, e está à página 148. O crédito da foto é de Pacelli Ribeiro.



Arroz doce de Santa Bárbara

1 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 medida (lata de leite condensado) de arroz
1 e ½ litro de água
Canela em pau e em pó.
1 pitada de sal
2 gemas
4 colheres (sopa) de açúcar

Cozinhar o arroz com água. Depois de cozido colocar o leite, o leite condensado, o sal e a canela em pau. À parte, bater as gemas com o açúcar até ficar bem cremoso. Misturar ao doce. Polvilhar com canela e deixar esfriar.


O mais legal disso tudo são as histórias que vem juntas às receitas, não é?

4 comentários:

  1. Arroz doce...hummmm. Apesar de não ser tão refinado como esse, me lembro do arroz doce que era feito nas escolas. Eu comia muitooo(sou uma formigona doceira).Repetia e quando ia ficando com vergonha pedia aos meus colegas para buscarem aquele doce maravilhoso(e olha que era feito com leite em pó!). Até hoje, quando vou em alguma escola aqui na minha cidade, pergunto quando vai ter arroz doce. É uma pena, mas aqui as merendeiras raramente fazer.Ah, como faço para entra em contato com essa professora para tentar fazer esse projeto aqui no município? Beijos Rosaly!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lurosa,
    se você me manda seu contato por e-mail eu te passo o contato dessa professora, ok?

    ResponderExcluir
  3. Rosaly, delícia seu jeito de contar história. E o arroz doce deixa a gente com água na boca. Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla.. e esse ai da foto foi feito pela minha mãe. Ela é especialista! bjs

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: