sábado, 24 de abril de 2010

Biscoito de Cachaça

Depois do Biscoito do Torresmo e como uma coisa puxa a outra ...


Mineiro que é mineiro, aquele do interior ou o da capital, que adora a mesa de um bar (lembrar sempre que BH é a capital dos bares e foi aqui que nasceu há 10 anos o já famoso e nacional
Festival Comida de Buteco), come torresmo como tira-gosto de uma branquinha, ou cachaça, ou pinga, ou caninha, ou água que passarinho não bebe. E são ínumeras as nomeclaturas desse patrimônio nacional, tão a cara da mineirice.

Mas como aqui é lugar de quitanda, e porque uma boa quitandeira mineira, aquela, das antigas, aproveitava tudo e transformava na mais boa, querida e apreciada quitanda, eu, sem mais delongas, ou prosas, vou deixar a receita de Biscoito de Cachaça, que também está no
Quitandas de Minas, receitas de família e histórias, como não podia deixar de ser.


Biscoitos de cachaça


2 xícaras de gordura derretida
2 xícaras de cachaça (ou pinga da boa)
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó
1 xícara de açúcar
farinha de trigo até o ponto de enrolar

E fazer é simplícimo: Numa gamela, ou bacia, misturar todos os ingredientes. Fazer rosquinhas, colocar num tabuleiro e levar para assar. Depois de assadas, banhar num chá de canela ou cravo bem doce e frio em seguida e passar no açúcar refinado. Ai é só fazer um café forte, bem gostoso, colocar a toalha xedrez e começar a conversa fiada, como manda o figurino.


PS: reparou na foto, a minha cara de feliz na cachaçaria? pois é... é assim mesmo. :-) A foto é do Ernesto Lopez e foi feita em Paraty, aliás também um lugar onde se encontra boas e apreciadas cachaças.

3 comentários:

  1. Esse biscoito eu também gostei, pois sou fã de uma boa cachaça! No meu blog eu postei sobre uma cachaça que leva o meu sobrenome (Bylaardt) e apesar dela não ser de Minas, e sim de Santa Catarina (aonde moram meus conterrâneos), ela é muito apreciada! Só não sei se teria coragem de usá-la para fazer os biscoitos, mas aí eu providencio outra, haha..
    Bjus para você, Rosaly!

    ResponderExcluir
  2. Voce descobre todas as receitas tradicionais, e de cadernos antigos, puxa é muito legal!

    Priscila

    ResponderExcluir
  3. Olá gostaria de saber se vc poderia autorizar que eu coloque esta receita no meu blog pingaecachaca.blogspot.com, veja lá.
    tchau

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: