sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Pessegada

Fim de ano chegando e vem as lembranças das férias,
da meninada
chegando na casa da vovó, o tempo de chuva, de fazer doce na coberta. Às vezes era fumaça, chuva, tacho no fogo, ventania, tudo junto. A gente andava daqui pra lá, ouvindo um ou outro aconselhando: "Cuidado com a mudança de temperatura. Cuidado com o vento, você que está ai, pregada no tacho".
Uma das frutas dessa época mais gostosas é o pêssego. Lá em casa não havia muitos pés de pêssego. Que eu me lembre, havia um ou dois, ficavam logo depois do galinheiro.

Vovó apanhava, pelava, se estavam bons, sem bicho, fazia doce de compota. Se tinha muito bicho, limpava bem e aproveitada os pedaços bons do pêssego para fazer pessegada. Ficar sem essa delícia que a gente não ficava. A receita abaixo é da Tia Cecy, a grande doceira da família.


Pessegada (Tia Cecy, Entre Rios de Minas)

2 kg de pêssegos sem os caroços
1 kg de açúcar

Modo de fazer:

Depois de pelados e sem caroços é que se pesa. Aferventar para tirar o amargo. Trocar a água e deixar cozinhar. Quando estiverem cozidos, escorrer a água. Em seguida passar na peneira de taquara. Levar ao fogo junto com o açúcar e tomar o ponto da seguinte maneira: tirar um pouco na ponta da faca e deixar esfriar. Bater nas costas da mão. Se não pegar, está bom para despejar em caixetas forradas com papel manteiga.

3 comentários:

  1. Rosaly querida,

    Bom relembrar essas coisas da cozinha e da colheita. Aqui em Pelotas, há uma fartura de pêssegos nessa época! uma maravilha! Hoje mesmo falei na rádiocom sobre os pessegueiros da colônia, que fica a uns quarenta minutos daqui, onde existem e persistem vários produtores, que trazem suas gostosuras pra feiras semanais. Já sou uma consumidora fiel!
    Bjus, querida! te vejo em janeiro! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá. Vi em uma receita em que o pêssego precisa ser verde... Tem que ser realmente verde ou o pêssego já maduro também serve?
    Grata desde já.

    ResponderExcluir
  3. obrigada pela dica ..amei ..uma boa tarde ..

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: