segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sonhos da Vovó


Quando estava fazendo o Quitandas de Minas, procurando as quitandas nos cadernos da Dinha Lete - claro que o caderno dela tem muito mais receitas, com letras de todo mundo, já que ela ficava mais por conta das panelas que das letras -, encontrei essa receita numa folha solta.

No verso da receita o que vi foi uma prova de latim,
datada de março de 1959, da tia Áurea, menina na época. Nem imagino que ano de escola ela poderia estar. Acho que no dia dessa prova, minha mãe ainda não tinha ideia que eu já estava a caminho, mas já estava! Minha avó só tinha um neto e seguramente queria uma neta, pra fazer um par, como eles costumavam dizer. Talvez tenha sido esse o "sonhos da vovó" e como esse sonho, ou bolinho é muito apreciado nos dias de chuva, também recebe o nome de Bolinhos de chuva, delícia também presente nas citações de Monteiro Lobato.

Segue a receita, espero que você goste!

Sonhos da Vovó

3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
Leite na quantidade suficiente para dar consistência mole
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de açúcar.

Modo de fazer:

Bater as claras em neve. Juntar o sal, a farinha, o fermento, o açúcar e as gemas, uma a uma, misturando um pouco de leite. Depois de tudo batido, fritar as colheradas, em óleo bem quente, virando sempre até ficarem bem coradinhas. Passar em açúcar refinado com canela e servir ainda quente, de preferência acompanhado de um bom chá ou de um café passado na hora!


E se tiver chovendo, fica completo. É só prolongar a prosa enquanto a chuva não pára! Se a tarde estiver frita, serve pra acompanhar um café feito na hora.

5 comentários:

  1. São umas relíquias esses achados, não é mesmo?
    Hoje não está chovendo aqui, mas a vontade de comer um bolinho de chuva...huuuummm!

    Bjinhus..

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Sou apaixonada por esses bolinhos. Delícia que traz lembranças dos tempos de criança.

    ResponderExcluir
  3. Ai,ai...tanto tempo não como um sonho! Que delícia e ainda por cima nesse papel prova. deve ser a prova de qualquer paladar! Ros, Estou escrevendo direto da Fenadoce, uma feira famosa daqui de Pelotas, enorme e lotada de doces de todos os tipos. Lembrei de você. BJUS!

    ResponderExcluir
  4. Sempre fiz bolinhos... Desde de sempre... Até hoje. Antes eles ficavam um pouco encharcados, até que substitui o leite por água! Continuaram deliciosos. Mas agora bateu uma dúvida: estou cometendo algum sacrilégio? rsrs

    ResponderExcluir
  5. Esses bolinhos de chuva ou sonhos da vovó ficam ótimos também em dias nublados! Os sonhos pertencem àquela camada acima das núvens e os bolinhos desanuviam qualquer dia dando-lhes um doce sabor!!! Evito frituras, mas de vez em quando abro uma exceção! É a primeira vez que faço essa receita e deu certinho! Caprichei na canelinha!!!

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: