segunda-feira, 18 de abril de 2011

Livro comestível



Há 129 anos, no dia 18 de abril de 1882 nascia, em Taubaté -cidade do Vale do Paraíba- interior paulista, José Bento Monteiro Lobato, o maior escritor da literatura infantojuvenil brasileira, o criador do Sítio do Picapau Amarelo, que nos alimentou e alimenta com suas tantas histórias fantásticas e as recriadas da literatura universal. Monteiro Lobato foi defensor e valorizador da cultura nacional e ferrenho articular de campanhas nacionalistas.

Com temperamento contestador, Monteiro Lobato aproveitava tudo ao seu redor, para valorizar ou criticar. Como valorizador da cultura brasileira, Monteiro Lobato menosprezava os menus estrangeirados dos restaurantes urbanos e destacava a culinária caipira, do interior. Nas histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo, não faltam exemplos e receitas de Tia Nastácia que "manejava o violino do gostoso" ou servia "pratos-gostusuras" ao visitantes ilustres.

Em Reforma da Natureza, Monteiro Lobato, através da boneca Emília, sugere livros comestíveis, que alimentam o corpo e a alma:

" em vez de impressos em papel de madeira, que é só comestível para o caruncho, eu farei os livros impressos em um papel fabricado de trigo e muito bem temperado. A tinta será estudada pelos químicos - uma tinta que não faz mal para o estômago. O leitor vai lendo e comendo as folhas, lê uma rasga-a e come. Quando chega ao fim da leitura, está almoçado ou jantado."

(MONTEIRO LOBATO. Reforma da natureza. Ed. Brasiliense, 1964.p. 236)


Volto com receitas recolhidas por Monteiro Lobato dos cadernos de Purezinha, sua mulher!

7 comentários:

  1. Rosaly, fico imaginando sua cozinha... Deve ser um lugar mágico...

    Eu passei a admirar mais o Monteiro Lobato depois de minha aulas sobre o movimento sanitarista, no curso de história, numa releitura entendi que sua preocupação residia em valorizar as coisas nossas e não o contrário como foi tão criticado o seu Jeca Tatu. Dps, bem dps, lendo Moacyr Scliar, descobri que o Biotônico Fontoura foi uma parceria dele com o farmacêutico Cândido Fontoura. Lembra da propaganda: "Ferro para o sangue, fósforo para os músculos e nervos."

    ResponderExcluir
  2. Lobato foi e segue sendo genial e abrindo o "apetite" da gente, né?
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Lobato é genial e continua abrindo o "apetite" da gente, né?
    beijo

    ResponderExcluir
  4. É isso Flavia, você antecipou meus escritos... vou voltar falando mais dessa genialidade que é/foi Monteiro Lobato, conforme bem disse a Silvana: abridor de apetites! beijos às duas!

    ResponderExcluir
  5. falarei dele no Tropofonia "Programa Especial Cocina" Argentina. Proxima Terca Feria as 22hs www.radionacional.com.ar
    Obrigada! Darei o seu endereco deste blog se voce acha bom.
    Beijos Rosaly!!
    saudades

    ResponderExcluir
  6. Saludos Laia! Quitandas de Minas en el Tropofonia Rosario(AR)es algo muy bueno!!! Vamos a hablar en proximos posts de otras riesgos estranhos de Monteiro Lobato! besos!

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: