quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Bolo de Rosas

A bruxa Márcia Frazão, em seus livros, celebra a cozinha como um espaço sagrado, onde é possível dançar, criar e recriar receitas especiais, perfumes e óleos aromáticos, unguentos, filtros de amor a partir de vinhos, vinagres, flores e ervas. Processando alimentos, mulheres e também homens (porque não?) misturam desejos a sonhos, (re)descobrem mistérios e experimentam sensações mágicas.

Como lugar sagrado, alguns cuidados devem ser tomados antes dos rituais, ou da preparação de qualquer receita. São do livro Amor se faz na cozinha, publicado pela Editora Bertrand Brasil, esses conselhos de Márcia Frazão, são também contemplados no Quitandas de Minas, o livro que deu origem a esse blog.

* nunca prepare nenhum alimento quando estiver irada.
* tome um banho de ervas antes de ir para a cozinha
* vista-se com roupas leves e sensuais.
* dê sempre preferência a panelas de barro, cerâmica ou de pedra.
* misture alimentos com colher de pau.

* mantenha flores na cozinha.
*queime incensos de fragrância suave
* não fale palavras rudes quando estiver cozinhando.
* nãopense em nada desagradável quando preparar o alimento.
* tenha sempre o acompanhamento de uma boa música.
* certifique-se de que não falta nenhum ingrediente.

E porque a rosa é a flor mais carregada de simbolismos e encantamentos em várias crenças, uma planta feminina, regida pelo planeta Vênus, o planeta do amor e da beleza, deixo uma receita especial para se fazer quando se está apaixonada, ou apaixonado, claro! Garanto que essa receita é capaz de promover algum efeito amoroso, ou no mínimo muito bem estar.

Bolo de rosas


2 xícaras de açúcar
4 colheres (sopa) de manteiga
4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 lata de creme de leite
1 colher (sopa) de raspa de casca de limão
1 xícara de pétalas de rosas vermelhas
1 colher (sopa) de fermento em pó

Numa bacia, bater o açúcar, a manteiga e as gemas até obter um creme homogêneo. Acrescentar, aos poucos, a farinha de trigo, o creme de leite
e as raspas de limão. Bater as claras até ficarem em neve e misturar à massa. Juntar o fermento e as pétalas de rosas lavadas e secas. Assar em forma redonda em forno pré-aquecido.


E não sei se por coincidência ou não, acabei hoje transformando minha cozinha num verdadeiro altar. O bolo que fiz vai ser compartilhando com uma bruxa muito mais poderosa, já que ainda sou aprendiz!

4 comentários:

  1. Nossa que diferente!!!!
    Quem sabe um dia provo...

    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ei, adorei essa idéia de transformar a cozinha em um lugar sagrado. Nunca fui muito fã das panelas apesar de seguir alguns dos conselhos - sem saber - cozinho em panelas como as sugeridas, uso colheres de pau, adoro cozinhar ouvindo música. Mas as roupas leves e sensuais...tenho que experimentar. Será que combina? Muito legal mesmo. Abraços, marília

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa tarde!
    Passei por aqui procurando licor de jabuticaba e encontrei esta maravilha de bolo.
    Adorei......!
    Parabéns pelo blog.
    Beijos cor-de-rosa

    ResponderExcluir
  4. Olá! Rosaly,
    Tenho uma rosa vermelha aqui em casa que exala um perfume MARAVILHOSO!!! Então segue minha dúvida: como saber se ela é uma rosa comestível? Tenho também uma amarela que fica rosa sem espinhos..... HUUMMMM... me deu uma vontade de fazer a geleia, o licor....o bolo!!!
    Sou de BH e como faço para saber se são comestíveis?
    Obrigada. Gostei muito do seu blog. Fiz o licor de jabuticaba e da próxima vez vou deixar mais de 30 dias para ver se fica mais cremoso. Como já explicou nos comentários. Mas ficou delicioso!
    FELICIDADES!!!! Abraço,
    Erika

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: