quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mexerica, tangerina, bergamota ...

A mexerica ou tangerina, pocan, bergamota, mandarina, mimosa, vergamota, tanja. São vários os nomes. Cientificamente é Citrus reticulata, que caiu no gosto dos brasileiros.

E... é tempo de mexerica! De maio a setembro a fruta é colhida com facilidade. E assim como a maioria dos cítricos, a mexerica surgiu na Ásia, chegou por aqui no século XIX e se adaptou muito bem à terra e ao clima brasileiro. O Brasil hoje é o quarto maior produtor mundial de mexerica, perdendo apenas para Espanha, China e Japão.

Nutritiva, são vários os benefícios para a saúde. As vitaminas A, C e do complexo B são responsáveis por estimulam o apetite, ajudar no crescimento e na fortificação dos nervos, reforçar o sistema imunológico, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.

Além desses a mexerica tem sódio,cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. Saborosa e suculenta, a mexerica é conhecida por seu efeito diurético, já que possui bastante água, e por seu efeito digestivo, por ser rica em fibras: regula o intestino. Também
previne cálculo renal, combate tumores e a arteriosclerose. Cada fruta tem cerca de 40 calorias e deve ser consumida com o bagaço. Pode-se aproveitar a casca para a produção de doces e geléias, que também é rica em vitaminas.


hum.. mexerica é bom demais... eu volto com receitas deliciosas e fáceis...



Um comentário:

  1. Receita de Chef – também serve ao amor a Rosaly Senra

    para prato salgado
    é só seguir a receita
    passo a passo

    as setas da incerteza

    para doce isso não basta
    é preciso saber o ponto



    carlos barroso

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: