quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Algumas curiosidades sobre o milho


A partir do levantamento da cientista de alimentos Maria Cristina Dias Paes, publicado em 2006 pela Embrapa Milho e Sorgo, tem-se notícia de que apenas 5% da produção do milho é destinada ao consumo humano.

Foram encontrados outros 74 produtos derivados do milho alguns inusitados ou inesperados. Repare só: filmes fotográficos, cerveja, giz para quadro negro, margarina, mostarda, maionese, ketchup, iogurtes, congelados, sorvetes, refrigerantes, tintas latex, tecidos, papel, substitutos da borracha, sabão, álcool, algumas guloseimas como barras de caramelo ou chocolate, pastilhas tipo chiclete, e um grande número de aperitivos são feitos à base de milho. Os detergentes da máquina de lavar têm na sua composição um ácido cítrico derivado do milho. Até a pólvora sem fumaça, cola para selos e envelopes e... pasme: anticorpos humanos são produzidos a partir do milho.

O Dr. Kevin Whaley e seus colegas da Universidade Johns Hopkins conseguiram modificar geneticamente o milho para funcionar como contraceptivo uma vez que a planta pode produzir uma proteína que mata o esperma. Essa é uma descoberta capaz de revolucionar o controle da natalidade. "Estamos prevendo que o produto será aplicado no local, em lubrificantes sexuais. Vai ser algo que as mulheres poderão aplicar muitas horas antes do coito e terá eficácia por um período de 12 a 24 horas”

Algumas dicas de uso do milho, esse multialimento:

- O chá da “barba do milho” é um poderoso diurético, ajuda a baixar a pressão e a desintoxicar o sangue, em afecções da bexiga e dos rins, em casos de cistite, areia e dores ao urinar, retenção de urina, inchaço nas pernas e nefrite.

- O suco do bagaço é aproveitado para a produção de um xarope rico em açúcares necessários ao desenvolvimento das crianças.

- O óleo de cozinha de milho em sua cozinha garante de 25% a 30% da gordura necessária em uma dieta diária.

- Para fazer pipoca, use o máximo de milho e o mínimo de óleo ou manteiga.

Quando comprar milho verde cuide de guardá-lo sem casca e sem cabelo, na gaveta de verduras da geladeira, ai ele se conserva por até 10 dias. Grãos soltos devem ser guardados em recipientes bem fechados, em salmouras e para maior tempo de conservação é recomendável guardar no congelador.

3 comentários:

  1. Legaal sabeer disso *--*

    ResponderExcluir
  2. muitoo boas essas curiosidades me ajudaram a fazer meu trabalho! thanks

    ResponderExcluir
  3. muito boa mesmos

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: