sábado, 23 de maio de 2009

... o Cubu da Carmem atravessou Minas Gerais...

Saiu no caderno Paladar do jornal O Estado de S. Paulo, dessa quinta-feira, 21 de maio, uma matéria super bem feita da jovem e simpática repórter Giovanna Tucci.

Ela apareceu por Congonhas querendo saber tudo, conhecer todo mundo, falar com todo mundo e tomar aquele nosso cafezinho da hora em cada casa que chegava. E ai dela se recusasse, rs rs rsrs... De quebra, chupou mexerica apanhada no pé, viu tucano doméstico comer na mão da Florips, riu com o berreiro da siriema do Roberto, assistiu o nascimento de nove porquinhos na casa do Zezeca, se deliciou com uma galinha caipira preparada especialmente pros convidados.

Como ela foi duas vezes na casa da Carmem, acho que até aprendeu a fazer o cubu, que a Carmem faz como ninguém.

A receita está nas páginas do Paladar, mas também está no Quitandas de Minas e eu deixo aqui pra você, que gosta do blog:



Cubu - Maria do Carmo Santos Costa, São Brás do Suaçui – FOTO

D. Maria do Carmo, conhecida por Carmem, leva os cubus e outras quitandas, todo sábado, para a feira de Congonhas. Também é uma participante ativa dos Festivais de Quitanda da cidade. Essa receita, como está, foi ditada durante uma das feiras de sábado.

2 kg de fubá
1 kg de farinha de trigo
2 litros de coalhada
1 e ½ kg de açúcar
6 ovos
½ kg de margarina
250 g de gordura de coco
cravo
canela
erva doce
2 colheres (sopa) de bicarbonato
1 pitada de amor

Modo de fazer:

De véspera, cortar as folhas mais tenras da bananeira, lavar e cortar no tamanho para enrolar os cubus.

Numa bacia ou gamela, colocar o fubá, e a margarina. Numa vasilha à parte, colocar a gordura para esquentar ao fogo. Depois de quente, despejar sobre o fubá e a manteiga. Misturar bem. Antes que essa massa esfrie, juntar o açúcar, o sal e a farinha, misturando bem. Juntar a coalhada e reservar. Depois, juntar os ovos e bater, misturando tudo. Deixe descansar mais um pouco. Na hora de enrolar, juntar o cravo, a canela, a erva-doce e por último o bicarbonato. Para colocar para assar, tirar a massa com uma colher grande de arroz, e embrulhar nas folhas de bananeira. Levar para assar em forno quente.


E no Paladar, Giovanna fala da Carmem: "Ela estava exultante porque Rosaly Senra, autora de Quitandas de Minas, escolheu uma foto sua para ilustrar o livro, "entre tanta gente grã-fina...". E de novo sorri com o biquinho. Uma xícara de seu café coado e uma rosquinha de amendoim coberta de açúcar furtada do tabuleiro com outras dezenas de rosquinhas que secavam ao sol. Isso, Carmem, é luxo. " e eu concordo. Luxo é você Carmem!

E que essa hora (sábado, quase 12h30) já está recolhendo as suas latas e balaios, da feira de Congonhas, já vazias, para voltar para sua bela S. Brás do Suaçui.

9 comentários:

  1. que presente descobrir este blog no dia de hoje.
    foi um presente, um presente de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati,
    Seja bem-vinda. Apareça sempre.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosaly, adorei o seu blog ... é muito gostoso.
    Mas que coalhada (quantidade) é essa que tenho que colocar que consta no "Modo de fazer" ? Abraços, Suzi.

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzi... cê tem razão: para essa quantidade de ingredientes, a medida de coahada é mais ou menos 2 litros.

    ResponderExcluir
  5. Como posso entrar em contato com você? Estou fazendo um trabalho em Minas e gostaria de conversar contigo.
    Paulo
    passis47@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei a receita do Cubu, estava procurando a muito tempo.Quero deixar minha receita de um doce que aprendi com minha avó "Dona Doca". Mingau de Milho verde.Gostaria muito que fosse publicada.
    Receita
    8 espigas de milho
    2 litros de leite
    2 colheres(sopa) de margarina
    3 xícaras bem cheias de açúcar(ou mais de acordo com o gosto)
    1 pitada de sal
    canela para colocar por cima do doce.

    Modo de fazer
    Tirar das espigas as palhas. Debulhar os grãos de milho das espigas reservando-os.Bater no liquidificador os grãos com o leite,não deixando que o liquidificador fique muito pesado.O milho batido com leite deve passar numa peneira para separar o bagaço. Ir apertando com a mão para retirar o bagaço sem suco até terminar tudo. Passar tudo na peneira outra vez. Colocar o caldo apurado junto com o açucar, a margarina e o sal na panela levar ao fogo misturando sempre até que o mingau fique cozido.
    Tirar despejar em travessa e colocar canela por cima. Fica divino.

    ResponderExcluir
  7. Marta Rodrigues01 novembro, 2011

    Olá Rosaly tdo b em!gostaria de saber se as jabuticabas tem de estar amassadas ou inteiras,se posso colocar em vasilhas plástico ou vidro,se primeiro curto elas e dpois coloco o alcool,e a pinga,ou se curto elas já com alcool,e a pinga,outra coisa tbém,enquanto estão curtindo tenho que deixa-las descansando ou devo mistura-las?e se aparecer espumas?o que eu faço.Quanto de jabuticaba devo usar,quanto de açucar p/cada medida,quanto de pinga ou alcool.Gostaria que me mandasse a receita completa se possivél.Adorei encontrar seu site.
    Atenciosamente Marta.

    ResponderExcluir
  8. Olá Marta,

    aqui o assunto é cubu, não jabuticabas. Como não tenho seu e-mail... Siga a receita do blog e tudo dará certo.

    ResponderExcluir
  9. Oi..vi a Carmem no Trilhas do Sabor fazer o cubu com gordura de porco não de cco...Essa mudança deveu-se a sua preocupação com calorias (ou evitar uso de gordura animal pra ficar mais light)ou por que não faz diferença?

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: