quarta-feira, 20 de maio de 2009

Licor de jabuticaba

Outubro, novembro é tempo de jabuticabas.


Nesse ano de 2008, eu apanhei todas as pretinhas do único pé de jabuticabas que tem lá na casa da Tia Imene. Foram mais de 50 baldes, sem exagero.



Com elas, fizemos geleias e licores...




E levamos tudo para o Festival da Quitanda... Apareceu uma pessoa querendo um estoque maior, para oferecer os licores numa festa de casamento da filha, de tão bom e delicado que estava. Infelizmente não tínhamos quantidade, aliás, naquela hora, já não tínhamos mais nada .
A Tia Aurea ficou com todos os potes de geleia, ela que viu fazer e já não aguentava esperar pelo Festival.

Licor de jabuticaba

essa receita é a da Lalá do Ademar, Fazenda da Bonança, onde nasceu minha vovó Naná. No caderno que copiei ela estava datada : 1920 e tinha a notação: “muito bom”.

1 prato fundo de jabuticabas
1 copo de cachaça ou álcool de cereais
800 g de açúcar
1 litro de água fervendo

Modo de fazer:

Colocar os ingredientes numa vasilha de vidro ou louça na ordem citada. Tampar com um pano e deixar esfriar. Depois de frio, tampar com a tampa do pote, bem vedada e deixar descansar por uns 30 dias. Coar em papel filtro ou algodão. Engarrafar.


----------------
Fizemos com álcool de cereal e com cachaça, separadamente. A feita com cachaça ficou melhor!


A Dôte, que foi no Festival, comentou: "Eita, mas essa Lalá do Ademar deixou receitas... no caderno da minha mãe, tem um montão de receitas dela."
A mãe da Dôte, a Cidinha, é prima da minha avó, e como ela, já virou estrela. Devem estar comendo bolinhos de sonhos lá pelos céus, que elas acreditam que existe.

A Dôte apareceu em por lá para prestigiar o Festival com minha antiga colega Dênia, bibliotecária da UFMG. Se encontraram, as duas num boteco de BH e comentaram que iriam a Congonhas pro Festival, uma pela amizade, outra pelo parentesco... eu digo: eita mundinho pequeno e danado de bão !!!

129 comentários:

  1. Rosely,
    amei este texto, a receita e seu jeito de contar histórias!
    Sou muito ligada em tradições de família e mais ainda pois minha família é bem "chegada" numa boa mesa, além de possuir ótimas quituteiras!
    Vou virar freguesa e vir sempre tomar um café com bolo!
    Um beijo grande!
    Verena

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rosaly.
    Já leu o caderno Paladar (jornal Estado de S. Paulo) de hoje?
    Abraços,
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Eduardo! O Paladar dessa quinta feira trouxe todo o espírito do Festival. Valorizou cada quitandeira. E pensar que Giovanna, a repórter só apareceu na terrinha depois de um contato meu. Tô feliz por ter feito esse Festival da Quitanda sair dos limites de Minas Gerais!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosaly,
    Ganhei de presente de seu amigo Odair, seu livro, acabamos de fazer uma receita de pão de queijo caseiro de minas, ficou uma delícia.

    ResponderExcluir
  5. olá eu sou o WILSON de Piracicaba eu tenho 17 pés de jabuticaba e agora eu já sei oque fazer pra consumir com todas as frutinhas obrigada pela receitinha do licor abraços !!!!

    ResponderExcluir
  6. São Nunca, avisa pra gente quando as suas árvores estiverem carregados das pretinhas... vira um bom motivo pr'eu conhecer sua terra.
    E com esse tanto de jabu, dá pra fazer licor pra festa de algum casamento, heheheheehee...

    ResponderExcluir
  7. ilma... vou fazer agora esse danado de licor

    ResponderExcluir
  8. OLA, EU FIZ O LICOR MAS FICOU RALO, QUERIA MAIS GROSSO, COMO FAÇO PRA ENGROSSAR? OBRIGADA!BJOS!

    ResponderExcluir
  9. Olá anônimo,
    você já deve ter percebido que a cozinha é um tanto mágica, um tanto química. Engrossar o licor já coado, não tem jeito. Para ficar mais grossinho, algumas opções para os próximos: escolha as pretinhas mais maduras e/ou deixe em fusão por mais tempo, num lugar escuro e sem movimentar. Pode ficar um mês ou mais. E sempre use as medidas corretamente, senão tudo pode acontecer! Da próxima vez, identifique-se, podemos ir trocando outras figurinhas. Abraços,
    Rosaly

    ResponderExcluir
  10. Olá Rô. Nossos pés de jabuticabas estão carregados com pretinhas graúdas. Licor já tenho. Como fazer geléia? Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. fiz hoje o licor daqui a30 dias te conto como saiu ok

    ResponderExcluir
  12. Estava só procurando uma boa receita de licor de jabuticaba e encontrei mais que isso.
    Encontrei histórias e isso é fantástico
    Meu nome é Magda Campos,sou de Conselheiro Lafaiete-MG e na minha chácara(aqui perto)tenho apenas um pé de jabuticaba e deu muita fruta.Não poderia ficar sem fazer um delicioso licor com sabor de amizade.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Licor é dez...
    fiz e aprovei...
    fiz com Cachaça...
    e ficou ótimo...
    Táde parabéns a receita...

    ResponderExcluir
  14. RO, PERDI A SAFRA DE JABUTICABA ESSE ANO, ACHEI SUA RECEITA SO AGORA, MAS NA PRÓXIMA VOU FAZER,A HISTORIA E BOA UAI.PARABÉNS.
    SANDRA - GOIANIA-GO

    ResponderExcluir
  15. Por favor, alguém sabe de fornecedores de jabuticaba no estado de SP e MG, preciso fazer um trabalho da faculdade e preciso de forncedores.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. entre em contato com a Prefeitura da cidade de Sabará. Lá com certeza você obtem essa informação.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  17. Oi Rosaly!
    Uaw!! Estou super anciosa pra faser esse licor!!
    Minha avó é uma Italianinha de Garça/SP, com e nenhuma de minhas tias ou primas quiseram aprenderam a fazer o licor ou a geleia que ela fazia!!! Hoje ela está velhinha e não cozinha mais, e depois de tanto papear e insistir, eu consegui a receita! Mas faltava alguma coisa, alguma orientação, e visitando seu blog, achei o link... hehe. Estou Feliz!!! Vou tentar minha primeira garrafa e te aviso como fico!!! só que vai demorar um bocado, né!!! Vamos aguardar setembro! Um bjo. Melissa Pires

    ResponderExcluir
  18. Hum... eu adoro jabuticaba.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
    Saudações Educacionais !

    ResponderExcluir
  19. Oi Rosely, sou mineira de Monte Carmelo a terra da telha, mas só nasci lá, cresci em Araguari.
    Atualmente moro na Suécia e para minha infelicidade aqui não tem jabuticaba. Este final de semana visitamos a irmã do meu companheiro e trouxemos uma frutinha vermelha chamada "lingon" aqui é costume fazer géleia. Mas eu só pensava no licor de jabuticaba da minha mãe. Liguei para ela e esqueci de pedir a receita e acabei escolhendo a sua receita na net. Fiz hoje e quando ficar pronto eu te conto o que virou a minha pocão mágica. Adoro cozinha e me sinto uma maga com meus utensílios e colheres de pau mexendo as minhas misturas. Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  20. Gio.. Suécia! Hoje estava pensando nos vidros de licor de jabuticaba como um vidro de poção mágica mesmo.. Com certeza vai ficar bom seu licor. Deixe mais de 30 dias.. e volte sempreaqui no blog, tem coisas do arco da véia! Abraços,

    ResponderExcluir
  21. Oi Rosaly. Gostaria de saber se as pretinhas podem ficar em fusão no vasilhame de plástico para fazer o licor.
    Um abração.
    Guedão de Miradouro-MG.

    ResponderExcluir
  22. Poder pode, mas é preferível uma vasilha de vidro ou cerâmic que se fecha hermeticamente e que fique ao abrigo da luz e do calor.

    ResponderExcluir
  23. Oi Rosaly,
    Acabei de fazer o licor, mas fiquei na dúvida se é pra deixar as frutas inteiras ou se elas devem ser cortadas ou maceradas. Poderia me ajudar?
    Obrigado,
    Fernando

    ResponderExcluir
  24. Oi Fernando. Onde você já está colhendo as pretinhas? Pode deixar inteiras, é só lavar bem e colocar num vidro, sem furar ou cortar. Espere mais de um mês, depois coe. Volte pra me contar como ficou, viu?
    E por favor, vote no Blogbook também, abraços,

    ResponderExcluir
  25. Estou colhendo aqui em Piracicaba-SP. Obrigado pelo esclarecimento. E pode deixar que eu volto pra contar, e vou votar no Blogcook também, adorei o jeito que você escreve. Um abraço.

    ResponderExcluir
  26. Luciano / Stella Maris03 setembro, 2010

    Olá Rosaly,parabéns pelo seu blog.
    Somos da Cidade de Artur Nogueira-SP,onde temos uma única más generosa jabuticabeira,na qual nos deliciamos em sua sombra e dividimos seus frutos com a Hanna,nossa Golden Retriever ( com moderação claro ),onde surgiu a idéia de fazermos o licor.Lá vamos nós para a internet, onde entre muitos sites e links,escolhemos seguir a sua receita devido a simplicidade e de sua espontaneidade em tirar as dúvidas,nas quais tambem temos,que são elas:tampamos com um pano ou fechamos hermeticamente usando a tampa do vidro?uma outra dúvida:algumas das frutas ficaram no meio do açucar e não subiram,podem ficar assim ou podemos mexer com uma colher de pau?
    Agradecemos a Atenção

    Luciano,Stella Maris

    ResponderExcluir
  27. Olá Luciano, seja bem-vindo!
    Feche o vidro com a tampa de plástico e "esqueça" dele num lugar escuro e frio. Você deve dar uma mexida (uma volta só) depois que colocar o álcool, para que as jabus se misturarem. Ai, tampa, esconde e tchau.
    Ah, peço seu voto para o Blogbooks, ok.
    Qualquer outra dúvida, volte a me perguntar. Abraços,

    ResponderExcluir
  28. Puxa, minha dúvida era a igual a do Luciano...
    Obrigada Rosaly pela receita e pela atenção.

    todos aqui em casa estamos ansiosos para saber como vai ficar... daqui um mês eu volto e conto

    ResponderExcluir
  29. Olá Rosaly...
    gostei muito da receita... sou um pouco novo na arte de preparar licor... meu negócio é beber msm... rsrsrsr...
    bom... eu tenho algumas dúvidas... eu gostaria de saber se eu posso amassar as jabuticabas... e se eu poderia usar vodka...

    desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
  30. Olá Ueslei,
    Com essas modificações você estará fazendo outra receita, não o licor. Faça, se der certo, conta pra gente!

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    fiquei com uma dúvida:
    Esse um mês que ele deve descansar, ele fica bem tapado ou só com um pano em cima?

    ResponderExcluir
  32. deve ficar tampado, lacrado, num lugar escuro e frio. Depois você coa e coloca em vidros com o licor já pronto. Melhor que continue em lugar escuro e bem fechado! bjs,

    ResponderExcluir
  33. Fatima- Sp
    oi Rosaly fiz ontem o licor espero q de certo pq meu esposo nao parou de falar enquanto nao fiz, e q tinha umas jabu q comprei, daqui um mes lhe conto se deu certo, nunca fiz licor primeira vez

    ResponderExcluir
  34. Joca-Tietê/SP
    Oi boa tarde, estive procurando uma receita de licor de jabuticaba após várias optei em fazer a sua receita devido o capricho e atenção que vc dá aos seus leitores e pela confiança devido os muitos elogios. Já fiz a muito tempo uma receita deste licor, na época minha avó que me disse como ir fazendo, porém não anotei a receita e ela já é falecida. Outro dia fiz um licor de figo que ficou muito bom, agora vou fazer o seu de jabuticaba. tinha uma receita que minha avó fazia e era divina onde ia, rum, conhaque, leite moça, guaraná...iam muitos ingredientes mas ninguem da família sabe onde foi para a receita, o mais interessante é que após alguns dias pronto e em repouso formava um creme sobre o drink que nossa....divino. Pena não saber o nome e nemm ter a receita.

    ResponderExcluir
  35. Oi Rosa, sou de Santo André de área urbana, jabuticaba infelizmente só apanho em banca de feira ou em supermercado, mas há tempos tenho muita vontade de tomar um licor delas feito por mim mesma, e a receita sendo de Fazenda Bonança então deve ficar para lá de bom!!!
    Com certeza após escolher sua receita vou logo faze-la, apreciar com os meus mais queridos e depois eu te conto. OBRIGADA E BJS

    ResponderExcluir
  36. Olá Fátima, me conta tá.

    Joca, me conta como é o licor de figo. Esse não sei fazer. E depois me conta como ficou seu livcro de jabú.

    Nanci, tenho um sobrinho ai em Santo André e vez em quando apareço pra visitá-lo. Quando fizer o licor conta também. beijos a todos. Voltem sempre!

    ResponderExcluir
  37. Bhela Aquino21 setembro, 2010

    Olá Rosaly...Parabéns pelo blog...eu keria tirar uma duvida...tem q ir ao fogo todos os ingredientes e depois deixar repousar...

    Bjus
    Bhela Aquino

    ResponderExcluir
  38. Bhela Aquino21 setembro, 2010

    Olá Rosaly...desconsidere a minha pergunta é q eu estava tão empolgada em fazer o licor q li, reli a receita, o modo de fazer e naum tinha entendido...agora copiando a receita e prestando atenção eu entendi plenamente rsrs me desculpe pelo mal entendido...adorei seu blog...parabéns mesmo...Obrigada!

    Bjus
    Bhela Aquino

    ResponderExcluir
  39. Oi Rosaly, fui pesquisar uma receita de licor de Jabu, e encontrei a sua, decidi por ela porque adorei os comentários sobre o licor.
    Sempre tive muito contato com a fruta desde minha infancia, saudades da Vovó, que fazia licor todos os anos.
    Hoje liz o meu, depois te conto como vai ficar delicioso
    Um abraço
    Regina

    ResponderExcluir
  40. Olá Bhela!
    Só a água vai pro fogo. Ela é colocada fervendo sobre o açúcar e as jabus que já estão no pote de vidro. Cuidado pra não deixar dar choque térmico com o vidro também. E volte sempre!

    ResponderExcluir
  41. Ola Rosaly! Ganhei umas jabuticabas, mas elas foram colocadas na geladeira desde hoje cedo. Será que posso fazer o licor assim mesmo? Ah! gostei muito de sua maneira de escrever e contar histórias. bjs

    ResponderExcluir
  42. Uai.. pode fazer sim. Tá esperando o quê? Lave as pretinhas e faça! O licor fica uma delícia!
    Volte sempre por aqui. há sempre novidades!

    ResponderExcluir
  43. Oi Rosaly! Fiz o licor de jabuticaba ta com dez dias, mas tá embolorando por cima, é normal ou estragou? Também não entendi outra coisa, coloquei numa tijela de louça e cobri com um pano de algodão tá certo? Ou tenho que botar uma tampa bem vedada? Abraço Carlos

    ResponderExcluir
  44. hum... alguma coisa aconteceu. Talvez vc tenha colocado pouco álcool. Vamos lá: retire o bolor e prove. Se não estiver azedo não está estragado. Coloque um pouquinho mais de álcool. Tampe e deixe num lugar escuro pelos 30 dias, no mínimo.

    ResponderExcluir
  45. Oi estou com uma duvida o copo é de que tamanho,minha mãe fez o liacor mas nao colocou as quantidades exatas, faz muita diferença.Obrigada pela atenção .Meu nome é Kátia.

    ResponderExcluir
  46. o copo é de 200ml, Kátia. Claro que faz diferença se não respeita as medidas. o açúcar também dá o teor alcólico e o licor fica mais ou menos espesso, quer dizer, com mais ou menos teor alcólico, mais ou menos doce! Mas não estraga!

    ResponderExcluir
  47. Rosaly,
    Na receita do licor as jabuticabas devem ser usadas inteiras ou cortadas.
    A quantidade um prato fundo dejabuticaba significa quantos gramos.
    Grato,
    Magno

    ResponderExcluir
  48. Conforme eu já disse acima, para o Fernando, deixe as jabus inteiras. Não sei quantos gramos num prato fundo, porque sinceramente não as pesei. Se o prato é fundo (que é a medida) você deve enchê-lo e colocar no pote de vidro. É isso! Sem mistérios!

    ResponderExcluir
  49. Olá Magno,
    Tô fazendo licor de jabuticabas, mais uma vez.
    são 900 gramas de jabuticabas para 800 gramas de açúcar.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  50. Olá Rosaly!eu estava procurando receita de licor de jabuticaba,e achei a sua...achei muito facil e resolvi fazer...menina ficou uma delicia..esta aprovadissima..hj estou fazendo mais..pro natal..super bjs e muito obrigada por dividir essas delicias com a gente.

    ResponderExcluir
  51. você que acertou assim a receita e tá fazendo mais... manda um poquinho pra mim... rsrsr

    ResponderExcluir
  52. Oi Rosaly, fiz o licor e ficou muito bom, mas tem um problema, já coei mas ainda continua a fermentar e de tanta pressão quebrou o vidro onde havia colocado, perdi 1 litro dele. o que posso fazer? frte abraço

    ResponderExcluir
  53. Uai Flavio, que coisa estranha.Se você fez como está na receita, não sei o que pode ter acontecido. Coando, o processo de fermentação pára. Outras variáveis devem estar na jogada.

    ResponderExcluir
  54. Oi Rosaly,
    Obrigada por dividir receita tão preciosa. Fiz com cachaça e jabuticabas aqui de casa. Ficou MARAVILHOSO!!! Todos que provaram adoraram. Uma amiga falou que não tem o amargo de outros que já provou. Adorei!!!
    Ouvi os comentários sobre a fermentação. Pois é, meu vidro estava com tampa de plástico com rosca. Então, substituí por uma rolha. Porque quando abria a garrafa fazia barulho de liberação de gás. Vamos ver se vai resolver.
    Mas que está gostoso está!
    Obrigada!!!
    Erika - Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  55. Oi Erika, acho que é isso, a rolha deixa "respirar" né.. ninguém gosta de viver abafado, rsrsrs... inda mais com álcool na cabeça, rsrsr.
    Que bom que deu certo! Volte sempre por aqui e compartilhe com a gente!

    ResponderExcluir
  56. oi Ro ak e o Ro de Esmeraldas
    fiz hoje o seu licor dak a um mes te conto como ficou.
    essa receita e divina muito obrigado.
    Rodrigo lins

    ResponderExcluir
  57. Rosaly, que ótimo seu blog e suas histórias...
    Estou fazendo a receita de licor para o natal. Todo mundo está ansioso para provar. Tenho 27 anos, Sou de Mariana MG e maior parte da minha infância foi em um sítio em Antônio Pereira, distrito de Ouro preto, em árvores, hora para comer a fruta, hora para brincar mesmo. Ainda estão lá, as árvores por onde passei...
    O caso é que pretendo me casar em outubro de 2012, e gostaria muito de servir essa especiaria. Mas como outubro é o mês das pretinhas, acho que terei de preparar o licor um ano antes do casório (ano que vem 2011). Será que ele fica bom de um ano para outro? Tem perigo de estragar?
    Um grande abraço. Admiro mulheres como você, modernas, multifacetas, com um pé no presente, um no futuro, sem perder o saudosismo do passado.Parabéns!!!!
    Juliana Magna _ Mariana MG

    ResponderExcluir
  58. Oi Juliana, não tem problema nenhum. Você pode fazendo o licor e estocando. Com o tempo ele vai ficando até melhor, é como o vinho.... só não pode passar muiiiiiiito tempo. Gracias pelo elogio. ;-) Bjs. Sucessos!

    ResponderExcluir
  59. Cara Rosaly, acreditei firmemente na tua receita, tanto é que estou fazendo à medida que o pé frutifica. Observei que depois de quatro dias as jabuticabas sentem a alquimia e começam a murchar. Estou intrigado pelo fato do açucar se manter no fundo (colocando pela ordem). Vc. acredita que o acréscimo de alguns cravos e canela em pau podem afetar a receita?!?! Posso colocar o açucar dentro da água fervendo?!?!
    Cordiais saudações
    Luciano.
    Luciano.

    ResponderExcluir
  60. Luciano, cozinha é alquimia, portanto cada vez que se faz, pode haver modificações. Acrescentar cravos e canela pode sim afetar. Você vai sentir no paladar, se gosta ou não. E o lance do açúcar é esse mesmo. Dê uma mexida e deixe, se quando vc for coar ainda tiver açúcar no fundo, mexa outra vez. Abraços,

    ResponderExcluir
  61. Rosaly, bom dia.
    Hoje faz um mês que meu licor está no vidro e prexiso coá-lo.
    as jabuticabas estão murchas, mas estão inteiras.
    O que faço? As retiro assim ou é preciso espremê-las ou algo parecido?
    desde já agradeço, abraços

    ResponderExcluir
  62. Oi Débora, não precisa coar correndo hoje, imediatamente com um mês. Mas tudo bem! Coe sem furar as pretinhas. Coe simplesmente. Antes, veja se o açúcar dereteu todo. Se não, mexa até dissolvê-lo todo e coe. Me conta depois, se ficou bom! Eu também coei ontem em papel toalha e funil.

    ResponderExcluir
  63. Rosaly, bom dia, coei meu licor hoje.
    Simplismente é uma delícia.
    Obrigada por dividir sua receita.

    ResponderExcluir
  64. só p/ variar um pouco, o meu virou vinagre. Bom, pelo menos meus familiares estão comendo mais verduras e saladas e, ninguem entende o porke!!!rsrsrsrs. Já virou parte fundamental para temperarmos nossa salada. Abç,
    MAX.

    ResponderExcluir
  65. uai Max, virou vinagre??? Olha, são coisas que acontecem na alquimia da cozinha, e mais, acontece nas melhores famílias. Passa a receita do vinagre. Onde será que aconteceu diferente? Você saberia identificar?

    ResponderExcluir
  66. Olá, tenho um pé de jabuticaba e não sabia como fazer licor ou géleia, fiz esta receita agora vou aguardar.Depois conto. Também queria uma receita de suco de jabuticaba.

    ResponderExcluir
  67. Olá, boa noite!
    Será que você poderia me ajudar? Fiz outra receita de licor e este ficou amargo. Você sabe alguma mágica pra tirar esse amargor? Fiz mais de 80 litros de licor e estou com pena de jogar fora....
    Muito obrigada pela atenção.
    Abraço,
    Patrícia

    ResponderExcluir
  68. Também gostaria de saber onde você comprou essas garrafas de vidro... obrigada!

    ResponderExcluir
  69. Olá Clara,
    me passa seu e-mail, para eu poder te responder..

    ResponderExcluir
  70. "Olá, fiz o licor. Coloquei em um pote de vidro com um copo americano de cachaça; os 800g de açúcar, s jabuticabas, tudo na devida ordem e conforme a receita. O açúcar está embaixo e as jabuticabas em cima e no meio está a água. Alguma coisa está errada? ou é normal? se permanecer desta forma foi alterar o resultado final?" ( Rafael Lima - Goiânia - GO).

    ResponderExcluir
  71. a ordem certa é: jabuticaba, cachaça, açúcar e água fervente por cima. Deixe num lugar quieto e escuro espera os 30 dias e coa.. Tá tudo certo. Como vc viu que a cachaça está separada da água?? ai vc me conta se está tudo certo. Já tem jabuticabas por ai??? nooooosa!

    ResponderExcluir
  72. Mais uma vez olá. Acho que não entendeu minhas dúvidas. Fiz o licor da forma que indicou, mas as jabuticabas boiaram e pude constatar que estão murchando e afundando aos poucos, e olhei hoje e vi uns mofos brancos. Fiz o licor no dia vinte e três. É normal isso acontecer?

    ResponderExcluir
  73. é normal, dependendo das variáveis da situação, que desconheço. Não há problema de as jabus murcharem nem boiarem.

    ResponderExcluir
  74. Sandra Regina13 agosto, 2011

    Oi, estou colhendo hoje minhas jabuticabas e gostaria de saber se a quantidade de jabuticabas no prato é cheio (tipo uma pequena montanha???). um abraço.

    ResponderExcluir
  75. Oi Sandra. É exatamente isso, uma pequena montanha num prato.É bom que as jabus estejam bem doces. Depois vc conta como ficou. Abraços,

    ResponderExcluir
  76. " Olá, falta poucos dias para completar os trinta dias de experimentar o licor. Tem mais receitas de licor? As jabuticabas murcharam e afundaram, o que me intriga é o mofo que apareceu; fiz tudo como a receita e tampei com um pano de algodão. Será que vai causar alguma reação o tal mofo? ou é normal aparecer?". Rafael Lima ( Goiânia- GO).

    ResponderExcluir
  77. A receita é essa, é a melhor que conheço! O mofo está na superfície? Tire-o e jogue fora. Depois coe o licor e engarrafe normalmente. Não há nada de mal nisso. O licor estará perfeito. Abraços,
    (Dê notícia)

    ResponderExcluir
  78. ola Rosaly vou experimentar fazer essa rceita hj...mas as jabuticabas que tenho são aquelas graudas...a medida é a mesma??um prato fundo??obrigada

    ResponderExcluir
  79. é isso mesmo, mais ou menos 800g! me conte depois como ficou! Abraços,

    ResponderExcluir
  80. Olá! Coei e engarrafei o licor; ficou parecido com mel de abelha; ficou bom, mas o álcool ficou longe. Da próxima será melhor. Acho que meu Pai vai gostar, porque ele é fã de mel.

    ResponderExcluir
  81. Oi Rafael, você pode colocar, misturar mesmo, mais um copo de boa cachaça ou o álcool de cereal, para ficar com mais cara de licor e menos de mel, rsrs vai ficar melhor!

    ResponderExcluir
  82. meu pé de jabuticaba esta carregado ,hoje achei teu site vou fazer, qdo estiver pronto digo se gostei estou doida para saber o gosto pois nunca bebi. Beijos

    ResponderExcluir
  83. Dani e Edu29 agosto, 2011

    Olá Rosa,ficamos muito felizes de encontrar o seu blog,principalmente pelo Edu,mineiro de São Pedro dos Ferros,você o fez voltar a infância,qnd sua mãe Maria,preparava quitutes e fazia o seu famoso licor de jabuticaba...Pena que a receita se perdeu no tempo...Mas ontem fomos à fazenda de uns amigos e nos deparamos com a bela árvore repleta de bolotas pretas e grandes!Não podemos resistir,já fizemos geléia e agora este néctar,seu licor.Assim que ficar pronto te contamos o resultado.Bjks Dani e Edu

    ResponderExcluir
  84. Olá pessoal!!!
    LEMBREM - SE que as jabuticabas têm que estar maduras para se fazer o licor! Maduras=bem doces!!! Abraços,

    ResponderExcluir
  85. Marta/Tietê-SP
    Puxa! De todas as receitas pesquisadas por mim essa foi a que mais me agradou. Obrigada por seu jeito todo pessoal de passar a receita. Tudo que vem das avós são bom demais. Vou fazer.

    ResponderExcluir
  86. Malu/SP...
    Estava procurando uma receita de licor de jabuticaba, achei, fiz, mas não sei se ficara boa, pois é triturado, e acho que vai ficar amargo, sem problemas, vou deixar assim, mas depois achei a sua, de manhã vou ao sacolão comprar as pretinhas pra fazer sua receita, já estou com água na boca, depois de tantos elogios. Obrigada pela divisão de receitas.
    20 setembro,2011

    ResponderExcluir
  87. Olá Rosaly, sou de São Bernardo do Campo, vou fazer sua receita hoje... não vejo a hora que fique pronto!!!! Sucesso, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  88. Rosaly, boa tarde. Tenho um único pé, carregadíssimo. Pela manhã comprei um vidro, daqueles de bar e cachaça de engenho. Dia 20 de novembro estarei levando pra minha filha ai em Lafaiete.

    ResponderExcluir
  89. Osni, veja se as jabus estão bem doces, bem maduras, senão o licor não fica bom... eçes têm que estar bem doces.

    ResponderExcluir
  90. Oi amiga
    Vou fazer esse licor de jabuticaba. Tomara que dê certo. Na semana que passou coloquei para descansar uma receita de vinho de jabuticaba. espero que dê certo. É só jabuticaba bem sequnha sem água num vidro bem seco com açucar por cima , levente maceradas, deixar no escuro por 20 dias. se necessário colocar mais açucar e mais dias no escuro. Será QUE VAI DAR CERTO? TOMARA QUE SIM DEPOIS TE CONTO bJS NANCI nnlopes@ig.com.br

    ResponderExcluir
  91. Olá, me diz uma coisa, as jabuticabas tem que ser inteiras? obrigada

    ResponderExcluir
  92. Olá, sou do interior do Rio Grande do Sul e minha sogra me trouxe nesse fim de semana um saco de jabuticabas. Hoje entrei para saber o que fazer com elas, já que comer, eu e meu marido não daremos vencimento! Farei o licor! Obrigada!

    ResponderExcluir
  93. Bom dia Rosaly, sou de ipatinga minas gerais, coloquei para descansar os 30 dias o licor de jabuticaba, só que está dando uns bichinhos branquinhos, gostaria de saber se é normal? Grato. José Dias

    ResponderExcluir
  94. Rosaly, bom dia! Meu nome é Rubia, sou uma paulistana que ama cozinhar. Ganhei um pacote de jabuticabas e gostaria de fazer o licor, pois minha mãe fazia mas hj infelizmente não se lembra mais como faz. Vi sua receita e acho que era igual a da minha mãe, mas tenho uma dúvida. Vc diz para deixar em local escuro e frio. Antes, quando morava em SP não tinha essa dúvida, mas agora moro em Recife, nessa época muito quente e como faço para deixar em local frio. Posso colocar na geladeira???? Bjos e parabéns pelo seu blog. Ele é delicioso.

    ResponderExcluir
  95. Tira os bichinhos brancos e coa normalmente. O sabor tem que ser adocicado. Acho que não tem problema.

    ResponderExcluir
  96. Olá Rubia, deixa no lugar mais fresco da casa. Na geladeira é frio demais, proteja da luz. E espere pra ver se fica bom.O clima de Recife realmente é bem mais quente que de Minas... Cozinha é também experimento. Me conta se deu certo

    ResponderExcluir
  97. olá rosaly meu nome é daniela sou de são paulo mas meu marido nasceu em congonhas e estamos querendo voltar a morar em congonhas... minha familia é de pernanbuco e fazemos muitas comidas típicas por exemplo tapioca. você sabe me dizer se pra participar do festival de quitanda tem que ser comida típica mineira????

    ResponderExcluir
  98. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  99. Daniela. Procure se informar quando chegar lá. Não participo desse festival.

    ResponderExcluir
  100. oi rosaly, caramba hein,esse licor deve estar fazendo o maior sucesso, vou fazer também, depois te conto, espero que não apareça bichinhos logo no meu,éca,rsrsr

    ResponderExcluir
  101. Fiz o licor com vodka, pois não tinha pinga, coloquei num recipiente de plástico, não vedei bem, mas deixei os 30 dias

    Fiz quase tudo errado, mas o resultado foi excepcional
    ficou muito bom.

    Dá proxima eu faço tudo certo dai ficará 10x melhor
    Leo

    ResponderExcluir
  102. São as magias da cozinha... Parabéns Leo!

    ResponderExcluir
  103. Ola Rosaly, fiz a receita toda direitinho, porém ao completar trinta dias as jabuti ainda estão boiando, o que faço aguardo um pouco mais de tempo pra ver se elas descem ou coou logo?
    Obrigada. Feliz Ano Novo.
    Sueli

    ResponderExcluir
  104. Ola, esqueci de dizer também que o açúcar esta todo no fundo do pote sem se dissolver.
    Outra coisa apareço como anônimo porque ñ sei como usar esses outros perfil.
    Sueli

    ResponderExcluir
  105. Oi Sueli, pode coá-lo agora ou aguardar um pouco mais, não faz diferença. O fato de ainda boiarem, não tem problema. Você deve mexer, com uma colher grande (que vá até o fundo) para misturar o açúcar e depois coar. Se o licor ficar muito fraquinho, pode acrescentar um pouco mais do álcool de cereal ou cachaça que usou. E só, engarragar e apreciar. Que 2012 seja muito bom pra você!

    ResponderExcluir
  106. Olá.
    Vou fazer o licor amanhã. Li todos os comentários e achei fantástico e tenho algums dúvidas.
    1. Quanto rende essa receita, 1,5 litros mais ou menos?
    2. Posso colocar um copo de 300ml de cachaça?
    3. Posso deixar 60 dias curtindo para o sabor ficar mais intenso?

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  107. Vou começar a responder perguntando: Você tem jabuticabas maduras por agora??? É que por aqui já acabou faz tempo! Vamos lá nas respostas: 1) some: 1 litro de água + 300ml de cachaça + 800g de açúcar.. deve dar uns 2 litros, um pouco menos. 2) colocando mais cachaça ela vai ficar mais forte e perder um pouco "o encanto" do licor, mas não fica ruim não. Pode deixar sim 60 dias curtindo, mas não deixe passar muito disso não, o licor acaba ficando muito ácido, se deixar passar muito. Dê notícias de como ficou! Um abraço

    ResponderExcluir
  108. Angela Araujo10 abril, 2012

    Oi,Rosaly,tenho um pé de jabus no meu quintal e está carregadíssimo neste momento. Já faz mais de uma semana que colho as pretinhas e cada dia parece que aumenta! Já fiz geleia, compota das cascas, vinho,bolo,e tava procurando uma receita de licor pro meu marido quando dei de cara com sua receita. Li todos os cometários e decidi experimentar também.Moro na Bahia,em Santa Cruz Cabralia e acho que as minhas nasceram fora do tempo,né,afinal, estamos em abril ainda! Tomara que dê de novo na época certa... Vou fazer agora depois conto como ficou o meu. Um abraço

    ResponderExcluir
  109. Oi Angela.

    Menina, que notícia boa essa a sua! Guarda umas mudas dessa sua jabuticabeira ai pra mim.A jabuticabeira é fruta brasileiríssima, originária da mata atlântica mas nunca tinha visto por ai, pelo litoral baiano. e eu tava querendo plantar no Arraial d'Ajuda, ai, bem vizinho! Você vai adorar o licor, tenho certeza! Parece que estão fora de época, mas a natureza é sábia. Deve estar chovendo por ai, não?, ou então elas estão à beira de um "corguinho" (que delícia) me conta como ficou seu licor - Separe as mais maduras, de casca mais finas! Abração!

    ResponderExcluir
  110. Nossa! Adorei esta receita. Ontem ganhei um bocado destas frutinhas e não sabia o que fazer!
    Grande beijo.
    Simone

    ResponderExcluir
  111. Rosaly, até me espantei lendo esta página agora.Comprei uma casa com um pé de jabu, agora em junho tiramos vários baldinhos delas,no entanto descobri que não é época, bem que tinham dito isso ao meu pai.Comemos um monte delas, demos a várias pessoas aí resolvemos fazer o licor e a geléia( ficou muito consistente, depois de fria ficou parecendo um pasta, mas como ficou saborosa comemos assim mesmo) de tantas frutas que tinham no pé, fora as que os passarinhos e os morcegos comeram...É muito legal pegar a fruta do eu quintal.
    Visitei sua página há 1 mês p/ achar uma receita de licor.Fizemos 3 receitas de licor.As 2 primeiros coamos hoje e o outro será no dia 11.Ficou bem gostoso de cor rosada, mais ou menos como a cor do refresco de groselha. Tinha tomado um uma vez que era bem escuro, da cor da casca da jabu.Será que deu alguma coisa errada?
    O brigada por dividir seus ensinamentos conosco.Beijos, Lia.

    ResponderExcluir
  112. Ah Lia, quero comprar uma casa com um quintal com pé de jabuticaba! Essas suas estão fora de época mesmo, mas depende de onde você está - você não disse- depende das chuvas e/ou se o pé de jabu é sempre regado. São muito especiais as jabuticabas, uma fruta riquíssima nutricionalmente. Aproveite bem esse seu pé de jabuticabas. Acho que não tem nada errado na sua geleia (na próxima fire do fogo um pouco antes) e nem no licor. É assim mesmo.Delícia, né/

    ResponderExcluir
  113. Na festa de aniversário do meu filho servimos com todo o orgulho o licor, foi o maior sucesso!!!!!
    Pois é,alguém falou p/ o meu pai que não era época e que o solo pode ter muita umidade ou ser de um tipo de jabu chamada temporã...Mas eu as rego carinhosamente todos os dias e há mais ou menos uma semana começaram a dar algumas, bem de leve que nem deu tempo de colher, deixei para os passarinhos que me visitam.Estamos amando esta coisa fabulosa de colher fruta do pé.
    Também temos lá um pé de acerola só que é tão alto que não dá p/ colher. você tem sugetões p/ fazer com acerola além de suco? ela é tão azedinha que acho que não dá p/ fazer mais nada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  114. Lindo o que vc escreveu, Lia. Deixe as primeiras para os passarinhos. Molhando todo dia vc pode ter jabuticabas durante todo o ano, dizem. Sobre as acerolas, só as conheci adulta e nem tenho. Mas acho que dá pra fazer de tudo. Experimente licor e geleia, depois me conta. Vou gostar de saber. bjs.

    ResponderExcluir
  115. Oi sou de Fortaleza e estou morando em Minas e adorei a jabuticaba estou com vontade de fazer o licor para levar para os amigos da minha cidade.fiquei com uma duvida de armazenar o licor se tenho que colocar na geladeira para não estragar.obrigada

    ResponderExcluir
  116. Olá anônimo,
    Não precisa e nem deve colocar na geladeira. O licor fica como a cachaça, não precisa refrigeração.

    ResponderExcluir
  117. Oi, Rosaly.
    Fiz o licor e ficou uma delícia. Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  118. A receita foi publicada para dar prazer e delícias generalizadas, anônimo. Saber que você fez e ficou boa, que te deu prazer me deixa feliz! Boas festas!

    ResponderExcluir
  119. Olá Rosaly, como ficaria essa receita para quantidades maiores? Seria a mesma proporção? Abraços

    ResponderExcluir
  120. Olá Junior,
    sim, mas é melhor você fazer em pequenas porções, uma vez que é difícil arranjar vidros de tamanhos maiores também.

    ResponderExcluir
  121. jose 25 março,2013 OLá Rosaly,como fazer este licor,sem a utilizaçao de cachaça? um abraço.

    ResponderExcluir
  122. Cachaça OU álcool de cereais. Use álcool de cereais, José, assim você não está usando cachaça. ;-)

    ResponderExcluir
  123. ola vc teem o licor de jabuticaba para vender

    ResponderExcluir
  124. Olá Marino, infelizmente não tenho pra vender...

    ResponderExcluir
  125. Rosaly, muito bom dia!
    Gostei do teu blog,mas menina eu estou precisando é de Vinho de jabuticaba sem açucar,pois, sou diabetico Tipo 2. Por favor me dê uma dica de de quem produz e pode enviar para o Rio de Janeiro?
    Vou deixar o meu Email:pinheirocombr90@gmail.com
    Desde já os meus sinceros agradecimentos.
    Fernando Pinheiro Santos.

    ResponderExcluir
  126. Oi Fernando, infelizmente não posso te ajudar. Procure nos sites específico para diabéticos. Lá deve ter dicas para substituir o açúcar sem te causar danos. Sucessos.

    ResponderExcluir
  127. Olá Rosaly, vou fazer mais uma vez o licor e geléia. Ontem meu pai colheu um balde de jabuticabas...A árvore está cheia delas. No fim do ano tivemos algumas que não foram suficientes para fazer licor e geléia. Estou em Mesquita/ RJ. Beijos.

    ResponderExcluir
  128. fiz o licor mas após cuado continua fermentando tem algum problema?

    ResponderExcluir
  129. Fiz o licor. Deixei 60 dias em fusão, num lugar escuro, sem mexer. Olha que as jabuticabas que usei, nem estavam tão maduras. Ficou maravilhoso!! Na próxima safra, vou fazer novamente.
    Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: