terça-feira, 12 de maio de 2009

ainda sobre o café.. do sul de Minas

... a Cíntia que estava meio sumida (me disse que andou gripada, mas aquela gripezinha comum, inda bem) resolveu escrever sobre suas memórias de menina, trabalhando com o melhor café do Brasil, pelas terras do seu avô, no sul de Minas... olha ai.

Mas antes que você leia as estrepulias da Cíntia nos montes de café, e tudo o quê ela aprendeu com essas brincadeiras, se quiser saber mais sobre o Festival da Quitanda de Congonhas, e lá, onde ficar e onde comer, ou qualquer outra informação, veja mais abaixo, ou me escreva... a festa é no proxímo final de semana e está prometendo, viu.. se eu fosse você não perdia, de jeito nenhum... eu estarei lá...


"Vi no blog sobre o café. Fui menina num terreiro de café, meu avó bravo quando pulávamos no monte já coberto, espalhávamos o café enleirado. Só entendi sua braveza quando plantei meu próprio café e vi a importância dos cuidados com o grão. Rodei muito café no terreiro, aprendi a tirar o ponto de secagem com um senhor que montou a máquina de beneficiar. Todo dia eu limpava um punhado na mão e levava pra ele ver se estava no ponto de guardar. Assim aprendi. Também me ensinou que não se varre o terreiro com qualquer vassoura de mato. Alguns passam o cheiro para o café. Eu ia longe na estrada para pegar cana da índia e fazer vassoura. Torrei café no torrador de bola, sufoquei muito com a fumaça branca. Mineiro do sul é assim mesmo.Tipo café com leite. Meu avô dizia que o leite fazia as despesas da fazenda e o café era o lucro. Mas hoje em dia não é bem assim. Quando começo a falar com você esqueço da vida. Haja paciência! E o Felipe... tinha me esquecido dele. Um grão colado no outro, gêmeo, que passávamos para outra pessoa e logo gritávamos:paga meu Felipe! E tinha que pagar!



Valeu Cíntia... nos vemos no Festival da Quitanda, né!!! Mas me conta mais sobre essa história do Felipe... -paga o Felipe!!!!



4 comentários:

  1. O Filipe é um grãozinho de café colado no outro.Nas lavouras de café ele vale uma prenda: um lenço, uma bala, um corte de vestido, um perfume e até um beijo.Mas tem que ser passado para outra pessoa sem que ela perceba, escondido num pedaço de pão, num prato de comida, em qualquer objeto. E quando o outro pega o Filipe o caboclo diz:paga o meu Filipe. Eu não sabia que era Filipe e não Felipe. Só hoje vi no pai dos burros de onde vem essa brincadeira. Está lá no dicionário:" Filipina é um jogo em que duas pessoas, depois de terem separado duas amêndoas gêmeas, convencionam que aquele que, por ocasião do reencontro, disser primeiro, bom dia Filipina, receberá um presente."Aqui no bairro dos Carneiros o jogo mudou um pouco,deu uma "demudada" como diz o caboclo, mas é o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. História muito comum em minas na época da colheita de café.... Nos divertiamos muito com essa brincadeira.

      Excluir
  2. D+ gente não sou mineira mas sou Mato-Grossense e tbm conheço esta brincadeira era mto legal, fala verdade como eramos criativos né mesmo? hoje ta tudo mto fácil!!!!

    ResponderExcluir
  3. a meninada antiga sempre foi mais criativa porque fabricava seus próprios brinquedos. Com o advento da industrialização.. tudo vem pronto, até o que se brinca, até a imaginação. É bem triste, dai também fica mais fácil manipular . ;-(

    ResponderExcluir

palpite, comente, deixe sua receita, conte sua história: